Poesias para o Dia do Estudante: versos que inspiram
O educador é a mola mestra dentro na difusão de inúmeros ensinamentos importantes, como elemento agregador, capaz de promover a cidadania.
A escola não precisa abandonar totalmente as práticas mecanicistas do processo de ensino e aprendizagem em que opera, mas precisa adaptá-lo de maneira que este tenha sentido de ser não somente para o estudante, como para a educação enquanto ferramenta de progresso de uma nação.
Ter educação e não ter capacidade de criar coisas novas é a mesma coisa que ter pernas mas não usá-las para se locomover. É preciso dar sentido real à educação escolar enquanto prática na vida.
Reconhece-se um professor de respeito quando ele repassa informações ao seu aluno, mas já um incrível professor somente quando suas ações em sala de aula instiga o estudante a questionar e ser crítico do mundo e de si mesmo.
Eis uma coisa generalizável sem pecado algum, todos os alunos da escola pública são iguais, não estudantes. Os piores maltratam os professores
O pior de todos os animais terrestres, uma espécie que destrói um ecossistema, desgraça um planeta, extingue dezenas de milhares de outras espécies. Mata, arruína ou deseja o mal para os seus próprios semelhantes. Ser humano, a espécie que se engrandece por se declarar um ser pensante e racional, pobre ser humano, se exalta tanto e nem percebe que é o pior de todos os animais.
Em vez de aprender, o aluno na verdade DECORA o conteúdo. O processo de "aprendizagem" torna-se mecânico e improdutivo. O resultado? Professores que fingem que ensinam e alunos que fingem que aprendem.
O cerne da educação brasileira (...) é fruto de uma imaturidade pedagógica sem tamanho. Tratam o aluno como criança e esperam que ele aja como adulto.
Um livro não é apenas, um simples presente que alguém pode dar. Ele é um presente que faz o nosso presente ficar presentemente melhor.
Deveríamos então comemorar, porque gradativamente chegamos aos 40 mil alunos, ou lamentar por não ter dado um salto de mais de 80 mil estudantes, seguindo o ritmo de crescimento da concorrência? Quando a base alunada baixa é que se percebe quão desnuda está a gestão institucional.
Se enquanto educador promovo uma ação pedagógica sem que haja reflexão acerca do que foi desenvolvido junto aos meus estudantes, terei uma aprendizagem míope ou inexistente.
A escola transfere conhecimentos, educação é conquista - é deixar de ser aluno e se transformar em estudante.
“A resiliência de determinados alunos é fulcral para que haja evolução em seu desenvolvimento; o interesse deste, tudo o mais constante, está diretamente adstrito ao seu sucesso ou insucesso”.
“Pois muito bem… Quando alguém lhe disser que quem faz ou forma o aluno é a escola… Acredite: isso não é outra senão um embuste retórico. Em verdade, o aluno é quem forma e faz a escola; Ou por outra: o aluno é o maior responsável pela aquisição ou não de seu próprio conhecimento.”
“A escassez de comprometimento, a ausência de engajamento e a inapetência de pertencimento, por parte dos alunos, em relação à escola; simplesmente, solapou toda e qualquer possibilidade de transformação, ainda que meramente superficial e momentânea”.
Aquele que se julga sábio segundo o seu próprio raciocínio, se prende de expandir em conhecimento, pois sabedoria é admitir sempre que é um estudante, pois a cada dia uma nova aula.
Muitas vezes esquecemos que disciplina realmente significa ensinar, não punir. Um discípulo é um estudante, não um destinatário de consequências comportamentais.
A melhor forma de conquistar um sonho é acreditando em sí próprio e no que se deseja conquistar. É sendo consciente de que há algo em seu interior que é mais grande que qualquer obstáculo que possa aparecer.
A sapiência é o aprimoramento do indivíduo, consequentemente o aperfeiçoamento espiritual, por isso a necessidade da leitura e detenção de informação sincera e sem viés ideológico. O crescimento intelectual aumenta também o espírito.
O professor é, naturalmente, um artista, mas ser um artista não significa que ele ou ela consiga formar o perfil, possa moldar os alunos. O que um educador faz no ensino é tornar possível que os estudantes se tornem eles mesmos.