Poesia sobre Homem

Cerca de 20810 poesia sobre Homem

O homem verdadeiramente sábio é aquele que não sabe e não sabe que não sabe e acha-se mais esperto do que qualquer outro.

A inteligência só conduz à inação. É a fé que dá ao homem o ímpeto indispensável para agir e o entendimento para perseverar.

O homem não é o triunfo da mecânica; é o advento da liberdade. Saber parecer-se com Deus: é a liberdade.

Deus criou o homem à sua imagem. Isso provavelmente significa: o homem criou Deus à sua própria imagem.

Aníbal predisse-o, acreditemos nesse grande homem: Nunca se vencerão os Romanos senão dentro de Roma.

Aprisionado dentro de todo o homem obeso existe um homem magro que apela desesperadamente para ser libertado.

Entre a avareza e a prodigalidade encontra-se a economia, e esta é a virtude que o homem honesto deve praticar.

A saciedade gera insolência, quando a prosperidade toma por companhia / um homem malvado e que não tenha a mente sã.

Porque quando alguém, meu caro, vangloria-se / de ser um homem honrado, depois de dar / a sua palavra, esta deve ser sagrada. // E mesmo que a estrada seja longa, feia ou bela, / custe o que custar, nem que ele tenha de ser morto, / mas a sua palavra deve ser mantida.

Um escritor é essencialmente um homem que não se resigna à solidão. Cada um de nós é um deserto.

Nada é vergonhoso para o homem de espírito, nem é capaz de fazê-lo sentir vergonha e provar o desagradável sentimento dessa paixão, a não ser apenas o ato de envergonhar-se e de enrubescer.

De todos os ressentimentos, creio que o maior seja aquele de um homem que saiba fazer a sua arte com perfeição e seja censurado e avaliado por quem não sabe absolutamente nada.

A maioria dos crimes podem ser cometidos muito polidamente: um homem pode seduzir a mulher do seu amigo polidamente; ele pode fazer batota num jogo de cartas polidamente.

Não sei o que é a vida de um patife, não o tenho sido nunca; mas a de um homem honesto é abominável.

Se um homem não trava novos conhecimentos ao longo da vida, vai em breve sentir-se abandonado. Um homem, senhor, deve manter as suas amizades sob constantes cuidados.

O homem que tem alma formosa tem sempre algo para dizer; o homem que diz coisas formosas não tem necessariamente uma alma formosa.

O mecenas não será aquele que olha com indiferença um homem a debater-se na água, e depois lhe prodigaliza uma ajuda embaraçosa mal ele chega à margem?

É necessário que o desejo seja irritado por obstáculos [...]. O homem que nada deseja é, certamente, mais infeliz do que o que sofre.

É agradável quando seres iguais se unem, mas é divino quando um grande homem eleva para si quem é inferior a ele.

A nossa razão torna-nos por vezes tão infelizes como as nossas paixões; e pode dizer-se do homem, quando isso acontece com ele, que é um doente envenenado pelo próprio médico.