Poesia sobre Homem
No calar da noite, ao som dos tiros dos fuzis, escutando a morte, é aí que nós ficamos mais fortes.
O homem pode ter caráter, inteligência, coragem e honestidade. Mas se ele não possuir dinheiro e bens, a sociedade vai despreza-lo.
O amor de uma mulher é um espelho no qual alguns homens veem refletido com extrema nitidez quem eles gostariam de ser e não quem, de fato, são.
A caridade do homem difere da caridade de Deus, pois em Deus se encontra a mais pura e brilhante virtude verdadeira, já nos homens que do pó veio e ao pó voltará, é apenas tentativa de se igualar ao Criador que lhe deu a vida.
O homem volúvel está sempre mudando de sonhos, de metas e de desafios, porque suas decisões são mais instáveis que as nuvens do céu.
A sabedoria é mais proveitosa a aquele que usa do que aos outros, porém muitos se beneficiam com o sábio.
O homem covarde não tem conhecimento do Santo, o Deus de Israel e nem chegará a conhecê-lo se permanecer nesta atitude.
Quisera que os homens pensassem nesses três aspectos dentro de si mesmos. Os três são muito distintos daquela Trindade; mas digo para que aí se exerçam e provem e sintam quão longe estão. Ora, destes três aspectos falo: ser, conhecer e querer. Com efeito, sou, conheço e quero. Sou cognoscente e querente, conheço que sou e que quero e quero ser e conhecer. Logo, veja quem pode até que ponto há nesses três aspectos uma única vida inseparável e também uma única vida, uma única mente e uma única essência; até que ponto, enfim, há uma distinção inseparável e, no entanto, há uma distinção. Certamente está diante de si; atente dentro de si, veja e diga-me. Mas quando tiver encontrado algo neles e disser, não pense já ter encontrado aquilo que é imutável e que está acima deles, pois isto imutavelmente é, imutavelmente conhece e imutavelmente quer.
Concentrar o poder nas mãos de apenas uma pessoa, é criar a figura do super-homem; é desvirtuar o moderno princípio da separação de funções das modernas democracias
Se na claridade do dia o homem se desvia, então não se podem esperar coisas virtuosas na escuridão do tempo.
O homem altamente qualificado, se não for humilde, tolerante e submisso as autoridades que lhe são superiores, difícilmente fica firmado em algum lugar, pois o mesmo não aceita desaforo ou contrariedades.
A sabedoria é difícil, fácil é a estultícia que o homem aprende sem saber e sem esforço, porém há aqueles a quem Deus, concede a maravilhosa graça de fazê-lo sábio naturalmente.
A confiança de algumas pessoas pode ser abalada em um minuto, porém há aqueles que tem uma espécie de reserva de prudência neste caso, pois a confiança deve ser colocada em Deus e não no homem, falho e pecador.
A pedra lapidada é bela; o diamante reluz; mas pouca gente conhece o processo de incandescência. Pouca gente conhece a pedra bruta antes dela se transformar em diamante. Existe uma história atrás de todo homem vencedor.
O homem sábio consegue se controlar em situações públicas, pois já tem experiências passadas, ou compreendeu através de ensinos.
Um homem de bem, quando não pode mais honrar os compromissos que assumiu, manda em seu lugar o atestado de óbito.
Metade do homem é sua essência, e a outra metade quem ele diz ser. Quanto mais ele se apega a ideias, maior parte dele se torna quem ele diz ser. O homem vai se tornando suas ideias.
A verdadeira grandeza de um homem está em como ele eleva, em vez de rebaixar, a mulher ao seu lado.
Quando um homem enxerga o potencial ilimitado de sua mulher, ele está investindo no futuro de ambos.