Poesia sobre Homem
+Q Artesão
Fosse tudo o que pode ser visto, tocado ou sentido feito de uma única partícula, alimentada por uma única energia, dependendo essa energia da existência da partícula e a partícula da existência dessa energia, a separação das essências inutilizaria a existência de tudo. O homem sem arte não é nada.
...
Se você tivesse a honra de interpretar Michelangelo, como faria na obra: "A Criação de Adão"?
Em uma das telas mais famosas do planeta, Michelangelo retrata Deus e Adão: no primeiro ele traduz o divino, no segundo ele constitui os homens.
Na obra percebemos Deus esforçado, com o dedo indicador completamente esticado. Ao passo que Adão está relaxado, falanges contraídas e um dedo indicador quase que desistindo do contato.
O livre arbítrio de Adão - concedido por Deus - nesta imagem, tem a conotação de pensamento excluso, como se o homem pudesse caminhar independente do seu Criador - e na verdade, pode. O crescimento do ateísmo no mundo mostra isso. Os cientistas adeptos da visão monista (corpo e mente indissociáveis) também.
No entanto, todos temos a prerrogativa da escolha, e acho pouco provável que Adão e seus adeptos estejam certos. Tenho o direito de discordar, e apresento aqui a minha versão.
A psicanálise, chamada de pseudo ciência pelos anti-reencarnacionistas, já provou (cientificamente) que nossa consciência se expande quando a matéria (corpo e mente) morrem - mesmo que por um lapso de tempo.
A psicologia, também rechaçada, já provou (através das regressões) a existência de memórias passadas e histórias reais de bebês recém encarnados.
A própria ciência já está dividida, e grandes neurocientistas já optaram pela visão dualista. Sim, corpo e mente são indissociáveis, porém, existe uma alma com consciência e identidade espiritual que está aqui para evoluir aos olhos de Deus. Jesus Cristo, maior exemplo de evolução não há.
Diante de tantas provações, com a certeza absoluta que nosso propósito é a evolução espiritual e que a morte é um tabu alimentado pela cultura do medo e da falta de fé, estico bem o meu dedo pois sei que estou fazendo a minha parte.
A vida é curta, então, sabiamente curtida deve ser, não apenas com rotinas e lutas,
mas também com algumas doses saudáveis de loucura, quiçá, eu e você, homem e mulher numa inesquecível aventura
de um insaciável e genuíno viver,
uma benção divina, uma sábia conduta,
a qual não devemos esquecer.
" O homem e o leme"
Um bom timoneiro continua a navegar mesmo com todas as adversidades e tribulações.
"O segredo é se colocar no lugar do outro.
Neste lugar, todas as perguntas tem resposta.
Não há outro caminho.
Deus ensina o homem pelo homem."
(Instituto André Luiz IAL)
SOBRE A GÊNESE HUMANA
Acredito que nós os humanos aqui na terra somos frutos de uma civilização interplanetária.
Civilização esta que alcançou um nível evolutivo muito avançado e conseguiu gerar clones de sua espécie neste planeta e talvez em outros locais do universo.
Usando a já estabelecida adaptibilidade terrena dos macacos para implantar a sua árvore genética.
De modo que macacos fêmeas geravam humanos em seu útero.
Este foi o princípio de uma civilização de animais racionais
( O Homem)
Veja o que diz a bíblia:
"Façamos o homem a nossa imagem e semelhança" Gênesis 1:26
EMPODERAMENTO
Falam em empoderar a mulher;
Mas a mulher já é e sempre foi,
a grande rainha empoderada,
com os poderes;
da vida e da morte;
do sim e do não;
da flor e do amor;
da dor e da cura;
beleza e conforto...
E o imenso poder
de construir ou destruir uma nação.
Excesso de poder corrompe;
Mais poder do que isso,
irá torna-la tirana
e inimiga do homem.
“O homem e seu dilema emocional”
Diante de uma situação casual e difícil, posso constatar que:
Quando penso, eu paro e respiro
Encho o peito e sopro devagar
Não deixo meu coração se irar
Assim sou um homem espiritual…
Quando não penso, não paro
Só me arrependo depois, burrice!
Como pude cometer tamanha estultice?
Assim sou um homem natural…
E assim vive o homem esse dilema emocional,
Faz o que não quer fazer
E o que quer fazer, não faz ou faz mal.
Espiritual ou natural, o que é fundamental?
Ney P. Batista
Oct/27/2021
“O homem não é uma ilha cercada por todos os lados de medos, desconfianças e armas de defesa. Ele foi criado para ser continente, vasto… e aberto…”
Ney P. Batista
Mar/18/2021
Os 6 elementos femininos em um homem são:
Sua mãe humana. Esta é a mulher real que era sua mãe, ela com todas as suas idiossincrasias, características individuais e singularidade.
Seu complexo materno. Isso reside inteiramente dentro do próprio homem. Esta é a sua capacidade regressiva que gostaria de voltar a depender da mãe e voltar a ser criança. Este é o desejo de um homem de fracassar, sua capacidade derrotista, seu fascínio subterrâneo pela morte ou acidente, sua exigência de ser atendido. Isso é puro veneno na psicologia de um homem.
Seu arquétipo de mãe. Se o complexo materno é puro veneno, o arquétipo materno é ouro puro. É a metade feminina de Deus, a cornucópia do universo, a mãe natureza, a generosidade que é derramada livremente sobre nós sem falha. Não poderíamos viver um minuto sem a generosidade do arquétipo da mãe. É sempre confiável, nutritivo, sustentador.
Sua bela donzela. Este é o componente feminino na estrutura psíquica de todo homem e é a bela donzela. É Blanche Fleur, sua bela dama, Dulcinea em Dom Quixote, Beatriz a Dante na Comedia Divina. É ela que dá sentido e cor à vida de cada um. Dr. Jung chamou essa qualidade de anima, ela que anima e traz vida.
Sua esposa ou parceira. Este é o companheiro de carne e osso que compartilha sua jornada de vida e é um companheiro humano.
Sofia. Esta é a Deusa da Sabedoria, a metade feminina de Deus, a Shekinah no misticismo judaico. É um choque para um homem descobrir que a Sabedoria é feminina, mas todas as mitologias a retrataram assim.
O Homem e o Vinho
O vinho bom quando envelhece fica melhor;
O homem bom ao envelhecer também fica melhor;
O vinho de má qualidade ao envelhecer azeda;
O homem de mau caráter quando envelhece também "azeda", fica chato, ranzinza...
O QUE DISTINGUE O HOMEM DOS OUTROS ANIMAIS?
O que distingue o Homem dos outros Animais é fundamentalmente o seu livre-arbítrio ou o seu poder de construir nova consciência e viver nova realidade responsabilizando-se pelas consequências!
No horizonte distante, meu
pensamento voa,
Em cada palavra tua, a esperança acende.
Sou um homem rendido aos teus encantos.
Eu sempre achei que você fosse chegar e salvar o dia. Mas sei que não vai fazer isso.
O mundo não é meu herói, você que é. E esse negócio de tá escondendo a sua identidade abrindo mão da pessoa que você ama verdadeiramente. Que por causa disso eu vou lidar com monstros e viver uma vida sem amor.
Isso não é fácil para mim, eu sei que é tão fácil se machucar. Mas sendo eu um homem de aço. Eu não excito entrar em um prédio em chamas e nem pular em frente uma bala. Porque esse meu corpo de aço é impenetrável.
Mas salvar a vida de quem amo significa que o meu coração se torna vulnerável.
O homem de aço não se manifesta.
Eu sou solidão em busca de companhia.
Carinho em busca de afeto.
Um homem em busca de uma mulher, uma mãe para meus filhos.
Alguém que queira amar, construir, trabalhar, viver em paz longe das loucuras desse mundo. Quero alguém pra dividir a aventura que é viver.
Eu sou a felicidade em busca de um sorriso, o teu.
Sou a escuridão em busca de uma luz, sou o amor em busca da perfeição.
Perfeição que apenas achei em você, que me encantou e me apaixonou.
A perfeição que só você tem em meio há esse expandido mundo.
Um homem apaixonado.
Haredita Angel
24.05.2012-Facebook
"O poder indica os meios pelos quais o homem governa o homem. Nesse sentido, podemos compreender que estar no poder significa que você foi colocado nessa posição por algum grupo humano, sendo assim, o poder não é uma propriedade de um indivíduo, ele pertence a um grupo, ao qual existe enquanto esse grupo estiver unido, caso esse grupo desapareça, o poder também irá desaparecer." (Fonseca et al. [2020])
FONSECA, Witer Naves. BARREIRA, Celene Cunha, OLIVEIRA, Adão Francisco. As categorias poder e território na geografia. Revista Sapiência: Sociedade, Saberes e Práticas Educacionais. v.9, n.2, p.128-148. 2020.
A Virtude não é uma característica.
Virtude é o que determina a essência da moral, é algo próprio e peculiar que mostra a intenção irredutível e permanente do homem a se dispor a praticar o bem.
RELAÇÃO ENTRE CONSCIÊNCIA E DEPRESSÃO NO HOMEM
A Consciência, como informações impregnadas no próprio Homem e que determinam a sua personalidade, vai acusar quando o Homem realizar uma ação que não esteja em harmonia com a sua Consciência e o Homem vai sentir o peso dessa acusação.
O peso dessa acusação chama-se Depressão ou pressão da Consciência sobre o Homem para que o Homem desperte e passe a realizar ações que estejam em harmonia com a sua Consciência.
A Depressão é um mal predominante nos Homens do Planeta Terra, mas é importante como mecanismo natural de denúncia interna no Organismo Humano contra ações desarmónicas do próprio Homem para o Homem perceber a desarmonia e passar a harmonizar-se.
O grau de Depressão vai aumentando à medida que aumentam as ações desarmónicas do Homem até que se torne uma aflição insuportável que vai impelir o Homem a buscar a harmonização.
A Depressão vai cessar quando o Homem passar a realizar ações que estejam em harmonia com a sua Consciência, assim, é imperioso que o Homem aprenda a escutar e a obedecer a voz da sua Consciência para sentir-se aliviado ou tranquilo.
A Depressão resulta da negligência do Homem à voz da sua Consciência.
No Organismo Humano o Homem é Alma Humana!
No Planeta Terra o Organismo Humano é Aéreo!
Portanto:
O Homem é Alma Humana e é Aéreo!
O Homem não é Ser Humano nem é Terrestre!
DISTINÇÃO ENTRE AUTOCONSCIÊNCIA E AUTOCONHECIMENTO
1. AUTOCONSCIÊNCIA:
1.1. É da dimensão afetiva do Homem.
1.2. Tem como palavra-chave: Perceber.
1.3. Implica o Sentir.
1.4. Está relacionada com o Sistema Límbico.
1.5. É assunto da Psicologia Filosófica, baseada na inscrição do pórtico de Delfos, que visa libertar o Homem de todos os condicionamentos.
2. AUTOCONHECIMENTO
2.1. É da dimensão cognitiva do Homem.
2.2. Tem como palavra-chave: Conhecer.
2.3. Implica o Refletir ou Pensar.
2.4. Está relacionado com o Cérebro.
2.5. É assunto da Psicologia Científica, nascida no século XIX através de experimentos psicológicos, que visa proporcionar condicionamentos socialmente úteis no Homem.