Poesia sobre Envelhecimento Saudavel
Se sou feliz?
Sou saudável, isso já é um bom sinal.
Tenho uma família bonita, de boas pessoas, que lutam pela vida, isso também é positivo.
Faço o que gosto?
Sim, amo fazer poemas e levo a poesia para todos os cantos, isso é sensacional.
Amo?
Sim, muito, sem amor não teria como respirar. Incluo aqui meus amigos.
Sou amada?
Sim, sinto o amor da família, dos amigos e das pessoas deste mundo virtual, que é nossa rotina e da qual não podemos abrir mão.
Posso dizer que sou feliz.
Só falta você...
Para manter minha mente sempre saudável e progressiva
Eu mantenho a confiança,disciplina,vontade e diferença para poder viver da melhor maneira possível.
"A relação saudável e estruturada é como dois conjuntos de união, que, exige um canal de intersecção, o Espírito Santo é uma matemática perfeita e exata para vida."
Giovane Silva Santos
08/10/2022 22:35hs.
É tão saudável e produtivo iniciarmos todos os dias evitando a intromissão, a ingratidão, a arrogância, a soberba e nos resguardarmos das decepções que podemos causar. Estas condutas ocorrem, em geral, porque, às vezes, somos desatentos demais para discernir o que é bom e o que não é, a partir da leitura que fazemos das realidades e das pessoas que nelas vivem, e quase sempre o fazemos por ignorância. Compreensão e solidariedade devem direcionar ao que é bom, para proporcionar paz e bem estar para o que é desejável. Se não temos nada a acrescentar, se não podemos ou não queremos ajudar então é prudente nos afastarmos para não criar conflitos, não gerar discussões, não causar rupturas, pois muitas vezes o silêncio constrói muito mais do que uma infeliz iniciativa. Provocar contendas é odioso sob todos os pontos, além de ser bastante vergonhoso e, talvez com sérias consequências irreparáveis. Quem perde tempo cometendo este desatino mostra, para os demais, que sua vida pode ter vazios, incompletudes, amarguras, frustrações, tristezas, angústias e tantas outras negatividade, pois procura se envolver em assuntos que não entende e não lhe dize respeito, ou simplesmente não tem o que fazer além de plantar a semente do mal prejudicando outras pessoas, o que aos olhos do céu e da terra, é reprovável. Devemos sempre perder tempo cultivando bondades e cooperações, pois assim ganhamos vida, e quando agimos contra o outro agimos contra muitos princípios, e isso abre caminhos para muitos julgamentos, inclusive que não gostamos do próximo. A maldade pode até não ser intencional, mas a atitude sempre é.
John Pablo de La Mancha
Sim é bem melhor e saudável estar "só", do que vivendo um inferno diariamente. Só, você já está, agora podia muito bem-estar só, curtindo a vida e sendo feliz.
Relacionamento é partilha e realização conjunta.
Parem de naturalizar relacionamento abusivo.
Para uma vida feliz, alegre e saudavel, ao amanhecer contemple o verde das plantas, o azul do céu, o cintilar das aves, a manifestação da vida e agradeça o criador. Alimente-se bem, movimente-se, preencha seu dia com atividades criativas e produtivas e ao anoitecer, contemple o firmamento, um céu estrelado, o manifestar da vida e agradeça o criador pela lei eterna e universal que mantém todo esse equilíbrio em perfeita harmonia e extraordinário.
(José Nilton de Faria)
“Cultivar frutas e vegetais no quintal da casa é saudável em todos os sentidos, inclusive como terapia, pois “quem planta seus males espanta”
Ney Batista
Jun/19/2021 (edição)
O difícil não é ser amigo do sóbrio, do saudável, do independente.
O fundamental é saber ser amigo do louco, do necessitado, do perdido nos seus pensamentos.
Difícil é se manter ao lado de quem socialmente caiu mesmo a tua frente!
A luta por um cargo não deveria ser imoral. Como é possível uma sociedade saudável se deparar com a necessidade de escolher entre uma mulher de reputação ilibada e um candidato criminoso, já condenado pela Justiça e com inúmeros processos em andamento? Grande parte do eleitorado de alguns países, assim como seus políticos, deveria demonstrar mais discernimento e menos hipocrisia.
Fica evidente que para muitas pessoas, o valor material sobrepõe-se aos princípios morais. É como se a reputação e o bom nome nada valessem, sendo o dinheiro o único fator relevante. Essa realidade nada mais revela do que a decadência dos valores morais em nossas sociedades.
“” Delara é uma simpática senhora de 80 e poucos anos, viúva, saudável,
Lúcida e aparentemente capaz, apesar das idas e vindas da vida
Certa vez Dona Delara como era conhecida, recebeu a visita de Amanda, sua 5ª neta, fruto do casamento de André com Matilde. Amanda, trinta e poucos anos, solteira por convicção, bonita e arteira, perguntou a avó:
Vovó me fala com sinceridade. A senhora foi feliz no casamento de quase 50 anos com o vovô ?
Fez-se silêncio e um olhar perdido fora a resposta que apenas o balançar da cabeça testemunhou...
... A neta não sabia nem saberá do amor que dona Delara... guardou no coração.
"" Surge entre os montes um sorriso seu
aurora que incendeia o viso
arrepio saudável de prazer
posso ver seu brilho
mesmo sem querer
é que ouso tornar-me seu
e movo de novo até a exaustão
de querer ficar para sempre
até a luz da manhã nos acordar....""
Triste mas verdadeiro: ninguém se torna honesto só por ficar doente, nem respeitável porque passou dos 70. Não há como esquecer que carvalhos podres também morrem, e os canalhas também envelhecem.
A pergunta não é mais, o que você vai ser quando crescer, mas sim, como você vai crescer quando você for.
Creio que o que faz envelhecer não é a passagem dos anos. É a rigidez do coração, a frieza das emoções, a indelicada dos gestos e inflexibilidade da alma.
A todos que compartilham a busca pelo desvelar da maturidade em um mundo mais ciente de seus deveres frente aos cuidados paliativos aos idosos. _ Boechat, P.J.(2017).
Envelhecer leva tempo! Uma perca ou um ganho? Século passado dificilmente encontraríamos um idoso, eram ceifados com doenças crônicas muito cedo. É um ganho ter idosos hoje. É um ganho podermos nos tornar velhos! Teremos muitas memórias... fomos muito mais ativos... Somos cuidadosos pra viver bem o pesar dos anos sobre a carne... Dizia Abraham Lincoln... "Envelhecemos cedo demais, nos tornamos sábios, tarde demais..."
O corpo muda e a gente envelhece, mas alma se transforma, e o espírito está sempre se renovando no seio da eternidade.
Envelhecer não é morrer, e nem deixar de viver: é ter a oportunidade de aprender a viver melhor, e de novo.
Envelhecer é reexperimentar, é descobrir novas formas de ver e ouvir, de criar e ser, de se divertir e sentir – envelhecer é viver, enfim.