Poesia sobre Desigualdade Social
A justiça é como um farol que ilumina o caminho da igualdade, mas a desigualdade social e econômica é um obstáculo constante que desafia nossa busca pela justiça. A justiça não é apenas uma questão de distribuição equitativa de recursos, mas também de respeito aos direitos e dignidade humana. Lidar com a desigualdade requer ação consciente e corajosa para desafiar as estruturas de poder que perpetuam a injustiça, e a busca incansável pela justiça é uma obrigação moral que devemos assumir como indivíduos e como sociedade.
A desigualdade social vem de muitos lugares, inclusive do nascituro, mas digo-lhes moral, ética e mérito são para poucos esclarecidos.
Se a desigualdade social fosse um sonho, seria aquele pesadelo que não conseguimos acordar. Antes fosse.
Em meio ao caos político, desigualdade social, casos de corrupção, desvalorização do trabalhador, supervalorização totalmente irregular de poderes políticos, fraudes, ganância, vaidade, luxúria, abstinência, a máscara do tal pensamento do desinteressante domina parte da sociedade; e pelo menos ainda somos livres para pensar. Só no dia de São Nunca será possível unir todas as pessoas dessa nação.
A violência seja de qualquer forma desde a infância também gera violência,veja a desigualdade social e a violência urbana também e fruto da precariedade e da ignorância.
Prefiro a desigualdade social do capitalismo, do que uma igualdade social certa da pobreza, no socialismo.
"A política é a melhor ferramenta para tentar minimizar a desigualdade social. Contudo, não se consegue fazer o que se quer, se faz o que é necessário, quiçá, o que for possível. Mas somente conseguem executar essas ações, os bem-intencionados".
A desigualdade social é muito grande no nosso país, e é improvável que pessoas com realidades tão diferentes tenham a mesma mentalidade quando o assunto é dinheiro.
A desigualdade social diminui a capacidade de liberdade de cada um de nós. Nenhum ser humano é completo sem a liberdade de ser igual ao outro.
A desigualdade social pode estar em frente de você, dependendo do lugar onde se está, olhando pela janela de sua casa.
Se existe pobreza, existe desigualdade social e se perpetua é o sinal claro de quem está no poder é pobre de espírito.
"Há desigualdade social --- porquê você não se esforça para diminuir esta desigualdade, através de estudos e trabalho. Melhor é agir do que reclamar"
O pior efeito da desigualdade social é a naturalização ética da mesma, permitindo sua normatização!
Democracia não existe. Democracia sugere igualdade. O que existe é desigualdade social, além do fanatismo, violência, pobreza, miséria, abortos, drogas ilícitas e licitas, gerando absurdas mortes.
O quanto é suficiente na distribuição de riqueza para acabar com a desigualdade social no Brasil e do mundo.
Diante de uma realidade social marcada pelas desigualdades e discriminação, o seu silêncio é a aceitação consciente do estado serviçal ao seu algoz, fruto de uma alienação construída paulatinamente, a qual você foi incorporando inconscientemente.
O capitalismo não prega a igualdade social, ele fomenta as assimetrias e sobrevive da guerra entre os dois.
A desigualdade tem o efeito natural e necessário, nas atuais circunstâncias, de materializar nossa classe alta, vulgarizar nossa classe média e brutalizar nossa classe baixa.
Num estado democrático de direito, a constatação de um canalha sendo apoiado para ascender ao poder pelos mais ricos é a única situação na qual somos beneficiados pelo fato da fatia mais rica da população ser constituída por uma ínfima minoria.
Antes de tudo, não podemos esquecer o processo histórico brasileiro, assentado na escravidão da população negra durante séculos, contribuíram substancialmente para as enormes desigualdades sociais presentes em nosso país.