Poemas sobre desigualdade social para inspirar mudanças
Dia de supermercado
Todo mundo quer comprar
O filé, o camarão
E também o caviar
Mas com preço nas alturas
É somente a rapadura
O que vai dar pra comprar
Nos campos vastos, onde o sol se debruça,
A fome espreita, cruel e implacável,
Desafia a terra, a ciência e a esperança,
Numa dança onde a vida se debate.
É tão sem sentido.
Ver os ditados de quem sabe o que é sofrimento.
Questionando os que vivem no relento.
É certo que o livro alimenta a alma.
Mas não se consegue ler com fome.
Enquanto o governo saqueia a merenda.
Tudo que se investe é em seus próprios.
Pés de meia.
A população menos favorecida.
Vivem nas ruas esquecidas.
Sem títulos, sem igualdade.
Sem teto e escolaridade.
Se aprofunde seus segredos.
Cada um com sua história.
Brancos, pardos ou negros.
E uma única bandeira os descobre.
A que deveria protegê-lo.
Dando dignidade.
E uma cesta de verdades....🇧🇷
Você pode até não concordar com os ideais de igualdade, mas em algum momento, os efeitos da desigualdade afetarão a sua vida.
Revoltado? Sim, mas contra desigualdades e preconceitos sociais excessivos, gestos desumanos, intolerâncias, indiferenças, imparcialidades... Ainda tenho fé no povo angolano. Vocês têm a legitimidade, não esqueçam nunca disso!
Os contrastes sociais são responsáveis por tantas desigualdades raciais, étnicas e interculturais. Mesmo em tempos pós-emancipação quem tem muita melanina, na maioria das vezes, é olhado de canto, é temido. Julgado e culpado. Prostrado à marginalização e banalidade. Jogado à sorte do destino. É triste ver que muitos são obrigados a sobreviver com pouca coisa, enquanto poucos riem e fazem de tudo um circo, vivendo bem e muito bem, "com muitas coisas".
Nossos conflitos éticos e morais, eventos políticos, fragilidade econômica, desigualdades sociais, subserviência institucional e crise de identidade cívica são filhos bastardos de nossa inépcia em reconhecer a relevância da Educação na construção de um projeto de nação.
É preciso unir forças para vencer as desigualdades sociais e juntar todas as pessoas na mesma luta, reivindicando os direitos.
Enquanto o mundo do exibicionismo é alimentado nas redes sociais, dando um alento às desigualdades, a sociedade do espetáculo vai se fortalecendo pelos apuros políticos, pelo colapso das instituições e pela epidemia do medo.
Todas as barreiras raciais, sociais e de desigualdades; em Cristo, são vencidas. Nessa nova comunidade o que nos torna indivisível é a circuncisão operada no coração. (Romanos 2.28-29)
A luta contra a desigualdade social e econômica é a principal luta política. Nossas sociedades capitalistas de mercado são ‘paradoxais’ por produzirem, ao mesmo tempo, aumento exponencial da riqueza e pauperização de largas camadas da população. Quebrar esse paradoxo é tarefa da política.
Não há sociedade capitalista sem exploração, sem desigualdade social, portanto, não tem como pensar em mudanças sem a luta de classes.
A política é o instrumento que promove a desigualdade e a injustiça social. Por meio dela, existe maior concentração de rendas nas mãos de uma menor parcela da sociedade, enquanto a maior parte social sofre com as mazelas impostas por aqueles que exercem seus podres poderes.
Quando eu falo sobre a desigualdade social e os excluídos deste país, vem os mesmos pobres despolitizados defender a elite que os rouba.
A desigualdade social vem de muitos lugares, inclusive do nascituro, mas digo-lhes moral, ética e mérito são para poucos esclarecidos.
Se a desigualdade social fosse um sonho, seria aquele pesadelo que não conseguimos acordar. Antes fosse.
Em meio ao caos político, desigualdade social, casos de corrupção, desvalorização do trabalhador, supervalorização totalmente irregular de poderes políticos, fraudes, ganância, vaidade, luxúria, abstinência, a máscara do tal pensamento do desinteressante domina parte da sociedade; e pelo menos ainda somos livres para pensar. Só no dia de São Nunca será possível unir todas as pessoas dessa nação.
Não consigo acreditar na existência de um paraíso, se cada vez mais a desigualdade social impera entre nós.
Enquanto existir desigualdade social, por menor que seja, nenhum governo pode se orgulhar de feito algum.
Eles sabiam que a desigualdade social ia trazer guerra, sabiam que os desprovidos de conhecimento iam ter medo de se opor, um povo unido e educado nunca esteve nos planos deles, cada elo que aqui se une e cada conhecimento que é obtido, é uma ameaça a eles.
- Relacionados
- Frases sobre desigualdade social que inspiram reflexões profundas
- Poemas sobre crítica social (a poesia como espelho da sociedade)
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Desigualdade Social
- Frases sobre preconceito social para quem deseja um mundo mais justo
- Frases sobre Desigualdades Sociais
- Frases sobre Desigualdade