Poesia sobre Corrupção
A corrupção, espraiada por todos os domínios, revela-se como um ato vergonhoso, um veneno nefasto para toda a nação. Contudo, quando infiltrada na esfera da educação, assume a faceta de um verdadeiro câncer, um roubo insidioso que dilacera não apenas a vida, mas também a essência e a dignidade alheia. Nesse contexto sombrio, não há perdão que possa mitigar a extensão desse mal.
A corrupção, que nada mais é do que fazer algo por medo da ameaça de punição e por esperança da promessa de recompensa, é justamente o fundamento de todas as sociedades de classes em todos os tempos e espaços, mas especialmente da capitalista, que se estrutura por inteiro no toma-lá-dá-cá sem maquiagens - a empresa, a mercadoria, o capital.
O Brasil é uma Nação mergulhada na corrupção de valores; a única possibilidade de resgate desses valores perdidos é a deflagração de uma guerra de consciência.
O Brasil é um país do eterno carnaval; vive mergulhado em fantasias cujos enredos são a corrupção e o mau-caratismo.
"Na sombra da corrupção, a confiança desvanece, corroída pela ganância, enquanto a sociedade paga o preço da traição dos princípios éticos."
A triste realidade da corrupção se revela cruelmente quando uma minoria detém vastas fortunas enquanto milhões sobrevivem com migalhas, lutando diariamente contra a fome, a falta de educação e a ausência de cuidados de saúde. É um mundo onde o poder está concentrado nas mãos de poucos, deixando a grande massa à mercê da miséria e da desesperança.
A corrupção generalizada tem exigido constantes pronunciamentos dos Congressistas de bem, num esforço gigantesco por combatê-la, sugando suas energias e seu precioso tempo para tratar dos reais problemas que afligem a nossa nação.
O fascista fala o tempo todo em corrupção. Fez isso na Itália em 1922, na Alemanha em 1933, no Brasil em 1964. Ele acusa, insulta, agride, como se fosse puro e honesto. Mas o fascista é apenas um criminoso comum, um sociopata que faz carreira na política.
A corrupção é uma mancha nojenta que existe em todo o sistema do poder público; nenhuma instituição está livre desse mal que assola a sociedade brasileira.
A mais perfeita conexão com a realidade é a inter-relação entre política e corrupção; impunidade e sistema de justiça, ódio e extremismo; perdão e mágoa; miséria e ostentação.
A origem de toda a corrupção e hediondez humana, na sociedade fake, está no apego doentio às coisas materiais. E é esse apego doentio que levará a humanidade ao suicídio global, à extinção ou, na hipótese mais otimista possível, de volta à Idade da Pedra.
Que pena que instintivamente buscamos a vida em sociedade. A sociedade é insaciável pela corrupção das mentes.
A ambição, interesses pessoais e corrupção empresarial, vão acabar com a magia do futebol brasileiro.
Na sociedade contemporânea é normal aceitar a corrupção como algo natural. Na verdade, vivemos uma inversão de valores. Diga não ao errado, resgate seus valores morais.
Esperar que o Congresso elabore e aprove Leis mais rigorosas para combater e punir corrupção - é o mesmo que esperar dos ratos 🐁uma manifestação pública em favor da ratoeira e do chumbinho.
O ser humano nasce bom, é corrompido pela sociedade. A corrupção traz a desigualdade, e esse ser humano só se manterá no caminho correto se não houver contaminação com tolices e mantiver a sua razão com pensamentos voltados para o seu crescimento profissional e intelectual.
Se você for retirando toda a graxa que lubrifica uma engrenagem robusta de corrupção, esse mecanismo vai se desgastar, ameaçando travar, ruir e seus donos, obviamente, vão querer a sua morte.
A corrupção, a falta de independência política e a presença de figuras corruptas minam a administração pública e afastam cidadãos competentes da política.
O que tem de corrupto fingindo lutar contra a corrupção no Brasil, é a coisa mais medonha do planeta.