Poesia sobre a Importância da Leitura
Menos Bíblia e mais Biblioteca, se verdadeiramente ,almejar a libertação que o conhecimento favorece...
Quanto mais eu lia, com mais fome ficava. Cada livro parecia promissor, cada página virada oferecia uma escapada, o fascínio de outro mundo, outros destinos, outros sonhos.
Você já desejou ter um livro que explicasse todo o significado dos acontecimentos aleatórios da vida?
Quero trabalhar em uma biblioteca, um dia... Quero passar todos os dias da minha vida adulta rodeada de livros.
Sou uma pessoa abnegada dos sentidos, por isso, tendo ao máximo ser desnexo a uma realidade redutivelmente material. Algo que invariavelmente torna mais trabalhoso para mim se contentar apenas com que está à minha vista. Preciso, quase na maioria das vezes, encontrar um sentido além-do-visto para ter um maravilhamento com que vejo ou sinto. Por isso, a leitura é única coisa que pode me dá o luxo desse estado de contemplação e prazer pela vida. Além da graça de estar vivo, claro.
Um bom livro é uma porta de entrada para o incrível mundo da imaginação, quebrando todas as barreiras da realidade e destravando todos os limites da nossa mente. Uma ilusão tão real que dá vontade de nunca mais sair de lá.
"Muitos acham que não conseguem pensar em nada, deixar algo de bom para outras pessoas lerem, porém isto aconte apenas por falta de prática de leitura e escrita. Não é difícil escrever o que pensamos, nós vivenciamos!"
Até hoje guardo na mente as palavras da minha mãe, que dizia que, entre comprar uma roupa nova e um livro, eu deveria usar a roupa velha por mais tempo e investir na leitura, no aprendizado.
Uma obra ainda não lida na minha biblioteca é como um quadro em preto e branco. Apenas depois da leitura, ao devolver o exemplar à estante, é que aquele quadro ganha cores e contornos definidos pra mim.
O conhecimento liberta, engrandece e nos faz superar obstáculos no nosso caminho, além de capacitar o ser humano na construção de um mundo melhor.
O processo de alfabetização válido entre nós é aquele, que (...) não se satisfaz apenas (...) com a leitura da palavra, mas que se dedica também a estabelecer uma relação dialética entre a leitura da palavra e a leitura do mundo, a leitura da realidade.
Ele poderia desaparecer dentro daquele mundo sempre que precisasse - sempre que sentisse que o mundo exterior e as outras pessoas o pressionavam - a pressão do contato social e as expectativas que certamente eram rotineiras para todos os outros, mas que o afetavam muito mais intensa e inexplicavelmente.
Uma história nada mais é que uma mentira. Uma ilusão. E essa ilusão só funciona se confiarmos nela.
Todas as histórias são mentiras. Mas as boas histórias são mentiras feitas de luz e fogo. E elas erguem nossos corações do pó e da sepultura.
Definição de clássico: um livro que supõe-se que todos tenham lido e, muitas vezes, as pessoas pensam que o leram.
Não basta pedirmos para que o mundo leia mais, ele precisa nos ver lendo também, pois o exemplo é mais eficiente que o mais elaborado dos discursos.
A escrita não existe a menos que haja alguém para lê-la, e cada leitor vai levar algo diferente de um livro, de um capítulo, de uma linha.
Quando você assiste a um filme, é uma espécie de estranho olhando de fora. Com um livro... Você está lá. Você está dentro. Você é o personagem principal.
Sou só um sertanejo, nessas altas ideias navego mal. Sou muito pobre coitado. Inveja minha pura é de uns conforme o senhor, com toda leitura e suma doutoração.
"Quando somos cativados queremos que isto dure toda a vida,para sempre,pois o amor, a amizade nos eterniza também para quem nos cativou."