Poesia sobre a Importância da Leitura
"Toda vez que leio um livro, vejo um novo mundo se formando nos meus pensamentos e não me acomodo com essa realidade que vivo. Por isso tudo se torna muito frustrante!"
Ao lermos o mundo, ampliamos a nossa condição humana: alcançamos esferas e percebemos dinâmicas antes invisíveis. Essa habilidade nos faz sujeitos ativos, com capacidade de criar e recriar a nossa vida: política, social e individual.
Leio para procurar, nas palavras alheias, as ideias que perdi quando estas, em vez de saírem por minha caneta, transbordaram por meus olhos
Todos nós lemos a nós mesmos e ao mundo a nossa volta para vislumbrarmos o que somos e onde estamos. Lemos para compreender ou para começar a compreender. Não podemos deixar de ler. Ler, quase tanto como respirar, é uma de nossas funções vitais.
Um livro pode conter um universo, um novo lar, uma nova aventura, mas ele só será, aquilo que seu coração permitir
Embora crianças-prodígio com aptidão para a música sejam sempre festejadas, isso não acontece com as que aprendem a ler cedo, porque as que aprendem a ler cedo são boas em uma coisa que, depois de um tempo, as outras crianças também vão dominar. Ou seja, nesse caso, ser a primeira não é especial – é irritante.
Isso que você está lendo não é uma coisa. É apenas uma convenção simbólica das nossas projeções coletivas.
Tudo pode ser lido, assim como tudo pode ser visto além daquilo que nos mostra a visão, e isto deve ser a essência da nossa leitura.
Esse é o texto mais profundo que eu já escrevi, Jolie. E olha que engraçado, o texto é pra você, que nem sabe ler.
Tanto o escritor quanto o leitor são transportados para um novo mundo — a diferença é que o escritor tem o poder de moldá-lo.
O sábio lê a vida, porém é difícil hoje em dia ter um sábio que não lê, difícil, mais não impossível.
Você realmente é importante para alguém quando essa pessoa enfrentar um dia amargo e ainda assim ser doce com você!
Saber ouvir é tão raro que estamos nos adaptando a frases sem contexto e a pessoas sem sentido. Em um mundo onde falar é mais importante do que a responsabilidade do que se diz ao outro.
Costumava ser o tipo de garota que sabia se divertir, mesmo quando o mundo parecia um caos. Ela dançava no meio do furacão e carregava uma tempestade em seu peito
As pessoas acham que os escritores escrevem para os leitores. Elas não se dão conta de como é terapêutico vomitar as memórias, sonhos e ideias fixadas em nossos subconscientes.
«O homem de espírito, aquele que nunca se porá de acordo com ninguém, deve aplicar-se a amar a conversa dos imbecis e a leitura dos maus livros»
Não havia nada melhor do que o delicioso aroma de um livro novo, tocar as capas e folhear um livro cujas páginas nunca tinham, possivelmente, sido tocadas antes. E, se era estranho sentir-se daquela maneira, bem, ela não se importava. Algumas pessoas eram obcecadas por sapatos e os amavam com paixão. Sapatos eram legais, mas você não pode ficar acordado a noite toda lendo um, pode?
[...] não me recordo de nenhum livro que tenha lido, a tal ponto eram minhas leituras estados de minha própria mente [...].
Quem se encanta mais em um encontro? O leitor com o autor ou o autor com o leitor? Um só existe pelo outro.
Parecia que qualquer jovem com problemas para encontrar seu lugar na vida (…) podia encontrar um lar mais feliz nas páginas de um livro.