Poesia Renúncia
"Não há escolha sem renúncia; por isso eu renuncio o medo do que é novo,renuncio a opinião de quem não acrescenta, renuncio as dúvidas que me cercam e as angústias que me inquietam e escolho ser feliz!"
Eu, João Hus, temendo pecar contra Deus, e temendo a cometer perjúrio, não estou disposto a renunciar ... qualquer um deles.
A fé verdadeira é uma dedicação total e vitalícia a Deus. É a renúncia de interesses impróprios e egoístas. Agradar a Deus significa evoluir , fazer mudanças de comportamento e personalidade .Para isso é necessário entender que nessa fé nada é imposto ou forçado porque é só através do amor verdadeiro a ele ,que achamos o caminho.Podemos viver uma vida na igreja e mesmo assim avançarmos muito pouco na escala desse objetivo para com Deus. A sua sinceridade ainda é mais importante.Molde-se as normas justas de Deus e não espere o contrário . Lembre-se a fé e uma dedicação total e vitalícia com o objetivo de ser Feliz em agrada-lo !!!!.
Quando se renuncia um amor, deixamos um pedaço da nossa alma sem luz. É como estar numa sala escura e desejar ler um livro…
Agora tenho medo das escolhas, creio que é pela falta de liberdade que sinto a cada renúncia, ou pela liberdade mal administrada.
O amor é a melhor coisa que existe no universo, mas exige renúncia, compromisso, e infelizmente poucas pessoas dispostas a sacrifícios.
Renúncia é escolha, é um tiro no escuro, é arriscar-se e não lamentar o resultado, é um ato de coragem, um momento de desapego, a hora de esvaziar as malas, ela não existe quando não há opções, é ausente quando há certezas. Só há renúncia se houver conflito interno, ela acontece no instante em que em meio a dúvida toma-se A decisão. A renúncia não é martírio, é uma forma de transcender-se, elevar-se, só alcança pessoas com grande espírito, quantiza a nobreza, é uma dádiva e como toda dádiva atinge raros galardoados.
Renuncia ao desordenado desejo de saber, porque nele há muita distração e ilusão. Os letrados gostam de ser vistos e tidos por sábios. Muitas coisas há cujo conhecimento pouco ou nada aproveita à alma. E mui insensato é quem de outras coisas se ocupa e não das que tocam à sua salvação. As muitas palavras não satisfazem à alma, mas uma palavra boa refrigera o espírito e uma consciência pura inspira grande confiança em Deus.
“O caminho que leva o homem a Deus é o trabalho com desprendimento, abnegação, renúncia e disciplina; a caridade livre de preconceitos e interesses; e os bons livros de saber e vida.”
Deus conduz o homem ao caminho da renúncia.Este pede ao homem o que ele tem de melhor para renunciar e como recompensa se da a ele.
Se nossa escolhas exige de nós uma renúncia, o melhor é escolher pelo que não nos fará falta, pelo que nos faz perder menos, pelo que é correto, justo e puro.
Só é livre quem é disponível : A liberdade é sempre um belo ato de renúncia. Você não consegue ser livre enquanto se sentir amarrada (o) a alguma coisa. Não se pode ser livre quando se está presa a um sentimento de paixão, qualquer que seja. Não é livre quem se apega demasiado a bens materiais. Não é livre quem se julga dono da verdade e não aceita os conselhos, nem a opinião dos outros. Só é livre quem vive em permanente disponibilidade, para a verdade, para o amor, para a justiça e para o bem. Lembro-me de que no menor esforço de renúncia reside uma imensa força de libertação.
O estado de renuncia contra o ser, talvez nunca se faça reverter, desde que a cópia não seja coerente com o certo.
A exercício de uma devoção não trás conexão com o Eterno, mas a renuncia de si, ti conecta ao Ser que deixa-se ser um com todos.
O mesmo amor que pode ser provado com a renúncia de algum hábito também pode ser provado com a aceitação do mesmo.
Vocês já devem ter ouvido a frase: “Cada escolha, uma renúncia”. Eu penso comigo: “Se cada escolha é uma renúncia, automaticamente cada renúncia torna-se uma escolha, uma vez que a ordem dos fatores não alteram o produto. Então se a gente parar pra pensar não existe renúncia e sim, dois tipos de escolhas: As premeditadas e as automáticas”.
Quando consideramos o outro superior a nós mesmos estamos exercendo o verdadeiro sentido de renunciar-se a si mesmo. A humildade é a mais gloriosa e bondosa virtude em um ser humano. Com ela alcançamos o mais alto escalão. Sem ela seremos um fracassado de espírito e um verdadeiro retardatário no coração de Deus, pois Ele exalta os humildes de coração.
Ele (Jesus) deve ser buscado numa relação pessoal de ARREPENDIMENTO, RENUNCIA e LÁGRIMAS. Tudo que lhe faça expressar a sua ESSÊNCIA e desnude sua aparência é válido!
Quem renuncia à própria vida se faz de surdo com as palavras do Criador, que sempre diz: “- Não pare, não desista e vá em frente!”
Antes A renúncia ao sofrido ressentimento, a vivermos atados ao tempo, que isso representaria. (taw ranon)