Poesia que Fala sobre a Preguiça

Cerca de 1086 poesia que Fala sobre a Preguiça

⁠Provérbios 6.6-11: Aprenda com a formiga, preguiçoso! Observe como ela age e seja sábio. Embora não tenha príncipe, nem autoridade, nem governante, ela trabalha duro durante todo o verão, juntando comida para o inverno. Mas você, preguiçoso, até quando dormirá? Quando sairá da cama? Um pouco mais de sono, mais um cochilo, mais um descanso com os braços cruzados, e a pobreza o assaltará como um bandido; a escassez o atacará como um ladrão armado. (NVT)

⁠Provérbios 10.4-5: O preguiçoso logo empobrece, mas os que trabalham com dedicação enriquecem. O jovem sábio faz a colheita no verão, mas o que dorme durante a colheita é uma vergonha. (NVT)

Se você tem MESMO preguiça de desenvolver sua consciência, tem a OBRIGAÇÃO ESTRITA de contentar-se com um posto baixo e humilde na sociedade. Muitos deputados, senadores, ministros e professores universitários poderiam ganhar a vida honestamente como ascensoristas e engraxates.

Existem companhias que é semelhante a uma rede preguiçosa, te balança pro lado e pro outro, mas não te leva há lugar algum.

Ter disciplina é conseguir obedecer a si mesmo, controlar seus impulsos, superar a preguiça e entender verdadeiramente a importância do que você deve fazer. É, mesmo com tantas opções mais legais do que se fazer, executar aquilo que precisa ser executado e ignorar todo o resto. É saber respeitar o seu próprio crescimento, seu propósito, e agir alinhado com seus objetivos, deixando de lado tudo que é secundário e menos relevante. É executar as tarefas que você se propôs a executar sem se utilizar de desculpas, mesmo que elas sejam verdadeiras.

Procrastinar é manter o "status quo" por dúvida, preguiça, medo ou pelo desejo frustrado de compensação imediata.

"Preguiçoso, observa bem as formigas e aprenda uma profunda lição com elas. Elas não têm reis ou governadores para dar ordens e, no entanto, trabalham durante o verão, ajuntando comida para o inverno" (Provérbios 6.6-8).

"Alguns dizem que sou preguiçoso, e outros dizem que sou apenas eu,alguns dizem que sou louco eu acho que vou sempre ser. Mas tem sido um longo tempo desde que sei distinguir o certo do errado,são tudo meios de chegar a um fim."

Estudar, ler um livro nem sempre é fácil, bate o cansaço, a preguiça, mas seus frutos são surreais!

Eu queria tanto, mas tanto não ser desse jeito. Esse poço de inseguranças constantes, de preguiça com o mundo social e de emocional instável. Sabe, apesar dos pesares, fui uma criança tão feliz, nada disso me incomodava, quando tudo mudou? Por favor me diga, não consigo lembrar de tal momento e, ainda sim, aqui estou: tendo outro colapso nervoso. Esses momentos passam e sempre acho que sou uma pessoa melhor e que tudo vai melhorar, mas aí vem outro. E outro; e outro; e mais um ainda. É como um pires lascado, não está quebrado e não é impossivel de ser utilizado, mas o lascado ainda está ali e a tendência é só piorar.

Nós nos acostumamos com facilidade à preguiça da mente, sobretudo porque muitas vezes essa preguiça se esconde sob a aparência de atividade: corremos de um lado para outro, fazemos cálculos e damos telefonemas. No entanto, tudo isso ocupa apenas os níveis mais toscos e elementares da mente. E oculta o que existe de essencial em nós.

“Não te disse que seria tudo igual e simples. Até o sol tem preguiça de vestir a mesma lua todo dia.

Quem nunca tentou apagar a luz jogando o chinelo no interruptor, não sabe o que é preguiça de se levantar!

Quando bate aquela desanimação, eu passo o dia inteiro na cama. Às vezes dá uma preguiça danada de levantar da cama e encarar o mundo, sabe?

E aí tenho preguiça do que não mexe com todas as células do meu corpo, de quem não brinca com a adrenalina, porque quando não é assim, pra que sair do comodismo? Eu tenho repulsa por tudo que pareça mecânico e tenha cheiro de passageiro.

Desejar ver a todo tempo provas incontestáveis de Deus é sinal de fé preguiçosa; sem o âmago de sentir ao invés de tocar desfigura-se a fé.

Têm algo que me irrita muito,sua passividade,preguiça,sua aceitação das coisas como são imposta e colocadas a você

⁠A preguiça de inúmeras pessoas faz com que elas prefiram seguir as pegadas dos outros a mobilizar as forças de seu próprio entendimento, semelhantes pessoas só se podem tornar cópias de outras e se todos fossem dessa espécie o mundo permaneceria sempre em um único e mesmo lugar.

Immanuel Kant
Lógica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011.

⁠Uma das características do preguiçoso que salta aos olhos, é o seu hábito de transferir responsabilidades aos outros!

Ei, psiu! Você mesmo que me manda indireta… Quer saber um segredo? Eu vejo tudo o que posta pra mim, eu só não curto por preguiça mesmo. Mas continue assim, mandando milhares de indiretas, porque eu gosto. É sinal de que eu ainda continuo rondando em seus pensamentos.