Poesia Pobreza
Posso afirmar, com toda certeza, que muito do que sou hoje é resultado de ter vivido na pobreza. A vontade obstinada de sair daquela condição me deu foco e disciplina.
"A mesma pobreza que acolheu o Menino na manjedoura, o atraiu à minha alma. E quando olho para o precário conforto do meu coração, sinto esperança: a salvação dos homens começou numa noite fria, no apaixonar-se de um Rei pela miséria"
A nossa felicidade não está baseada em riqueza ou pobreza, mas sim na vida que temos diante de Deus.
A miséria de muitos, miséria no sentido pobreza extrema, sofrimento por falta do básico para sobrevivência, é resultado da miséria, miséria essa no sentido sovino, avarento, mesquinho e sórdido de poucos.
"É necessário se combater os idiotas primeiro para só depois, se combater a pobreza." ... Ricardo Fischer.
Os ricos lembram sempre que a pobreza é a soma de horas mal utilizadas; portanto, maximizam seu tempo, conseguindo chegar mais longe em menos tempo.
Ter dinheiro é resultado; riqueza é resultado; pobreza é resultado; saúde é resultado; doença é resultado; seu peso é resultado. Vivemos em um mundo de causa e efeito, portanto, qualquer que sejam os seus resultados, abundantes ou escassos, bons ou maus, positivos ou negativos, tratam-se apenas de resultados. Lembre-se sempre de que o seu mundo exterior é somente um reflexo do seu mundo interior, e que os seus pensamentos e as suas escolhas, geram os seus resultados.
Se existe uma pobreza irreversível essa é a de espírito, não existe nada nesse mundo e no outro que possa enriquecê-la.
Nossos governantes conseguem dinheiro para a guerra, mas não conseguem acabar com a pobreza e a fome.
Ao invés de celebrar-se o dia do pobre, dever-se-ia instituir o dia do combate à pobreza, como forma de sensibilizar as pessoas a adquirirem a pretensão de tudo fazer de forma honesta e diligênte para atingir a autossuficiência financeira.
O subproduto do desenvolvimento econômico e tecnológico é a miséria, a fome, a violência e pobreza desenfreada.
"É na humildade de uma pessoa que se enxerga a riqueza da sua alma assim como a sua pobreza no seu orgulho."
A pobreza de um povo, não pode ser tida como fundamento para que os seus governantes não tenham políticas concretas que visem erradicar a miséria que aflige as famílias.
A pobreza e a marginalização não são só questões econômicas, políticas ou sociais, mas são questões humanas.
Quando se remete a humildade, alguns a enfeita com sinônimo de pobreza. Humildade é, saber abraçar o outro sem fazê-lo enxergar quem você é, o que você possui, ou em que grau na sociedade você esteja.
Injustiça, a pobreza, a escravidão, a ignorância - estes podem ser curados por reforma ou revolução. Mas os homens não vivem só pelo combate dos males. Eles vivem por objetivos positivos, individuais e coletivos, uma grande variedade deles, raramente previsíveis, às vezes incompatíveis.
O povo que atravessa o deserto do desespero causado pela fome e pela incerteza da pobreza que se aproxima dia após dia, encontra nos seus governantes a esperança de que tudo irá voltar ao normal em breve.
Enquanto houver desigualdade, o programa de pobreza criado pelo sistema de escravização e condicionamento continuará a condenar aqueles que nem mesmo sabem o motivo dessa penitência.