Poesia Pobreza
Na minha vida já encontrei demasiada pobreza nos intitulados nobres, ignorância nos intelectuais, falso moralismo nos moralistas, feiura nos belos, pequenez nos superiores, perversidade nos puros, mudez nos falantes, cegueira nos que enxergam, surdes nos ouvintes, arrogância nos humildes, infidelidade nos fiéis, egocentrismo nos altruístas, heresia nos religiosos, desequilíbrio nos equilibrados, doença nos saudáveis, tristeza nos felizes, loucura nos lúcidos e desumanidade nos seres humanos.
Pobreza e opressão roubam anos de vida e saúde, encurtam os horizontes e podam talentos potenciais antes que eles possam florescer.
O ruim de um socialista é que ele quer que todos vivam na mesma pobreza que ele, por simples falta de vontade de trabalhar e obter seus bens.
"A pobreza de pensar sobre os planos de Deus, e querer definir o que Ele quer ou não, esta na dificuldade de refletir que: – O sol esta sob a mão de dEle, e isso não evita a seca do sertão e muito menos as mortes. Meus amigos, não é o querer de Deus mas nossa ineficiência na solidariedade que da medo".
A pobreza é a falta de conhecimento, enquanto que a miséria é quando se tem o conhecimento disponível e negligencia-o. Pode-se encarar tal pensamento de duas formas; sendo um miserável ou tentando não ser uma pessoa pobre.
Parem de romantizar a pobreza, ou você acha que Deus tem prazer na fome e necessidade do mais fraco!?
O silêncio conivente diante da pobreza extrema, visível à vista desarmada, é desumano, imoral, irracional, insensível e pérfido.
Se existe pobreza, existe desigualdade social e se perpetua é o sinal claro de quem está no poder é pobre de espírito.
Hipocrisia não sacia a fome. A pobreza serve de moeda de troca aos poderes. O Homem sem trabalho é um ponto perdido na história.
"nossa fraqueza transforma-se em fortaleza, nossa humilhação em exaltação, nossa pobreza em riqueza; quando a poderosa mão do nosso Deus é sobre nós"
O pobre não percebe que precisa da política para sair da pobreza. Já o rico percebe que a política pode fazê-lo cada vez mais rico. Essa é a diferença.
As causas da pobreza são essencialmente culturais, não econômicas. Porque os seus membros não sabem sedimentar, pragmaticamente priorizar, conservar e desperdiçam.
Pobreza é uma condição de sobrevivência, não questão de qualidade, dignidade e humildade e sim classificação na classe social econômica.
Viver em estado de pobreza é diferente de viver com simplicidade. Pobreza não é uma escolha e degrada a condição humana em si, tornando a vida um fardo, enquanto a simplicidade é uma escolha, e torna a vida mais leve.
Seja na abundância devido a riqueza ou na falta pela existência da pobreza, nada terá um sentido na vida valorosa seja na existência do valor no sofrimento se não existir um propósito.
-Se o homem soubesse a força que existe dentro de si jamais conheceria a pobreza, preguiça, vício e objetivos impossíveis, você pode fazer tudo aquilo que imagina.
"Combater a pobreza é um dever de todos, para que o Brasil seja mais próspero e siga no caminho pleno do desenvolvimento com aspectos de saúde, educação e dignidade humana".
A extrema-direita se apropriou da religião, para convencer os mais pobres a continuarem na pobreza e não se revoltarem contra aqueles que os exploram de verdade.
"A verdadeira pobreza não se encontra na falta de riqueza material, mas na esterilidade da imaginação, na monotonia dos horizontes vazios. São os sonhos que nos guiam, nos impulsionam para além do que parece impossível, que nos fazem sentir vivos. Assim, o homem mais desfavorecido não é aquele sem moedas no bolso, mas o que vive sem sonhos, vagueando num deserto de promessas vazias."