Poesia dos 40 anos
Começa assim...
Uma ameba há dois bilhões de anos. Espere, voltemos um pouco. Pulei muitas conexões.
Do nada, num instante... tudo. Uma orgia cósmica infinita de matéria e energia, batendo, se esfregando e se misturando. Não haveria galáxias, nem sóis, nem planetas, nem vida sem colisões de corpos celestes.
Voltando à ameba. Ela engolfa uma bactéria com poderes únicos e voilà. O primeiro organismo criado pela fotossíntese da Terra. Talvez tenha sido acaso. Talvez fosse inevitável. A ameba modificada se transformou no antepassado de todas as plantas da Terra, e inundou o planeta com oxigênio. Abrindo caminho às formas de vida que conhecemos, gerando mais almas, mais conexões, e, portanto, novos mundos crescendo a partir do primeiro.
Quando convergem, essas forças da natureza, sejam colisões astronômicas, uniões biológicas, demonstram o potencial infinito de nossas conexões. Essa verdade também se estende ao coração humano.
Felicidade
A jovem de 15 anos que se suicidou não resistiu à própria pressão psicológica depois de inúmeras tempestades mentais na qual se sentia diferente e não conseguia satisfazer aos sonhos de seu pai, mães e exigências sociais.
O viciado em drogas de 26 anos foi preso por assassinar três pessoas que presenciaram o roubo de suas casas, surpreendidas enquanto assistiam a um filme, à medida que ele necessitava do valor financeiro das mercadorias para obter satisfação ao vício.
O homossexual de 35 anos hoje vive afastado de sua família, que se deu devido ao fim do seu primeiro casamento, financiado por seus pais cristãos conservadores e com o aval de seu filho em nome da felicidade da família. Hoje não há mais família, a não ser a sua formada depois do novo casório com um homem.
O padre de 57 anos foi levado ao seminário para cumprir a promessa de seus pais cristãos e também para vê-los felizes, tudo em contraste às dezenas de pais tristes das crianças de 5 à 12 anos por ele abusadas.
Um homem de 37 anos hoje é executivo de uma grande empresa de tecnologia após sabotar, roubar, aliciar, criminalizar e contraverter ex-colegas de trabalho que hoje ganham um salário mínimo, estimulado pelo orgulho de seu pai morto que foi trabalhava em condições precárias naquela empresa e também pelos desafios sociais sofridos por ele, que o levaram a querer provar a própria capacidade.
O comum garoto de 5 anos chamado William não tem discernimento suficiente para sentir-se pressionado a satisfazer qualquer vício, gosto excessivo, sentimento de culpa, orgulho ou vingança, ou ainda para fazer alguém que não seja ele feliz.
William não se importa com nada além de sua própria felicidade. William é feliz.
-Apenas 7 Anos
Eu tinha 7 anos, e ainda me lembro, aquilo foi desesperador, me lembro perfeitamente, aquela cena não saia mais da minha mente.
Foi o dia em que minha inocência foi embora, desperdiçada mundo a fora.
O dia em que os homens deixaram de ser bons, e eu me contorcia com todos aqueles sons.
Eu não queria ter passado por aquilo, não foi vacilo, não meu. E sim dele.
Eu estava apenas com meu pijaminha de criança, e ele me abusando e acabando com toda minha esperança.
De um dia ser feliz, aquilo não era oque eu sempre quis.
Acredite, eu não pedi por aquilo, eu não tive culpa disso.
Eu era apenas uma criança, com minhas crenças.
E ele levou embora toda minha juventude, e minha vontade de viver, eu não poderia tomar aquela atitude.
Ele foi sem escrúpulos, quando acabou com minha inocência, e toda a minha coerência.
Fui vítima aos 7 anos,e nunca esquecerei, mesmo já se passando tantos anos.
Foi surpreendente te reencontrar naquele dia frio e perceber que mesmo após tantos anos ainda usa o mesmo perfume, mas o seu sorriso, esse mudou, está ainda mais envolvente e tão belo quanto no dia em que nos conhecemos, foi esse o dia em que vi crescer um amor que me era desconhecido e nunca imaginara sentir.
Você chegou como uma tempestade devastadora fazendo uma enorme bagunça em minha vida e da mesma forma sem avisar você se foi, mas o destino mais uma vez me coloca em sua frente onde me encontro com esse sorriso bobo que só você sabe como tirar de mim e você me encarando como um predador que observa sua presa na ânsia de saciar sua vontade.
E não levando em consideração todos os motivos racionais para não fazer, novamente me entrego por inteiro para você, mais intensamente que em todas as outras vezes em que não fui capaz de resistir aos seus encantos, e contigo fiz amor, com todo meu amor, embora soubesse que estava ali só para me usar e de uma maneira fútil satisfazer o seu ego.
Acordo no dia seguinte e me encontro sozinho em uma cama de motel que por mais uma vez foi cenário de uma utopia, restando-me apenas o seu doce cheiro impregnado em meu corpo ainda marcado pela intensidade de seu prazer.
''Criar filhos é simples, é só dar amor, todo o amor possível até os quinze anos e depois soltá-los no mundo. Bonita definição. Eu também tenho algumas definições. Por exemplo, para mim, pai é apoio. Mais do que limites e educação, pai é apoio. Limites e educação também, é óbvio. Mas apoio vem em primeiro lugar, sempre. E de vocês eu nunca tive isso.''
Amizade verdadeira é assim mesmo: podemos passar anos sem nos ver, mas quando nos reencontramos sentimos que nada mudou.
Eu vivi intensamente todos os prazeres do amor, ao longo destes anos, amores que me consumiram, desgastaram-me e reduziram-me, esqueci que lá na frente iria precisar de um amor. Um amor que eu nunca fiz por onde prende-lo e sim por escapa-lo, aquele amor que preocupa-se quando se está doente, que cuida no hospital, que preocupa-se com o horário dos remédios, que providencia uma alimentação adequada, que vigia o sono pra ver se estamos bem. Por fim só se valoriza quando se perde ou quando se está precisando desse amor...
Cristão não é aquele que vai na igreja a anos; também não é aquele que ouve música 'gospel'. Cristão é aquele que se assemelha a Cristo, e mesmo imperfeito, busca a santidade.
Eu era aquela adolescente que ansiava ter logo dezoito anos pra assistir o filme ''Romeu e Julieta'', e poder constatar mais de perto o amor que eu só lia nos livros que tanto apreciava; o romantismo dentro de mim brotava como um rama de girassóis sempre irradiando para o alto, querendo alcançar o céu e ser aquecida pelo sol; aquela adolescente risonha, alegre e faceira que saía de mãos dadas com o meu pai, com o maior orgulho, como se ninguém, na face da terra, tivesse um pai mais maravilhoso do que o meu, nunca me sentir tão amada como naqueles momentos, que íamos passear, assistir os filmes que ele nem me dizia os títulos deles, só pra me ocasionar expectativas, surpresas e alegrias, como por exemplo ''E o Vento Levou'' ...Ou então ir com ele pra aprender a jogar Boliche, mas as bolas eram tão pesadas e eu conseguia só derrubar um obstáculo; mesmo assim meu pai batia palmas e me incentivava a tentar mais uma vez; ou quando ele me levava ao Iate Clube, desde a tenra idade, pra me ensinar a nadar, a cada dia perder o medo e a pular num trampolim mais alto, e ele sempre estava de braços abertos me esperando lá embaixo na piscina; e ele também me ensinava e me deixava pescar e mesmo quando eu só pescava um peixinho e me sentia toda orgulhosa por tal façanha e realização, ele me aplaudia e ainda ganhava de prêmio o seu sorriso tão maravilhoso!
Descobri que as estrelas não perdem o brilho, mas ficam à anos-luz de distância, e mesmo assim as vemos e sabemos que lá estão, enquanto pessoas estão à metros de você, com atitudes inúteis facilmente perdem seu brilho.
“Algumas coisas que, com o passar dos anos, vão nos cansando: ser forte e tolerante, sofrer calado, sustentar a altivez, manter a esperança e ser racional.”
Quantos anos eu tenho? O suficiente para lembrar como se faz balão de chiclete, dar muitas risadas e descobrir que viver é mais simples do que tentaram me ensinar.
Acabei de quebrar uma, das duas taças de cristal que eu tinha há quarenta anos. Não preciso mais dela.
Mesmo que se passem 10, 20, 50 anos, eu não me esquecerei de você. Mesmo que eu me case com outra pessoa, e viva a vida inteira ao lado dela, eu ainda lembrarei de você com saudades escrita nos olhos e mesmo que eu esteja velha, sozinha e triste, eu ainda lembrarei dos nossos momentos e darei risada sozinha. Porque meu coração sempre se lembrará de você, e se o coração lembra, a mente não tem como esquecer, é fato que eu passei noites em claro chorando a sua ausência e sentindo a sua falta, mas eu não poderia esquecer da pessoa que mais fez meu coração feliz, você alegrou minha existência, mas você me matou quando foi embora.
Vivi por treze anos sem saber que cê existia, mais depois de perder você é dificil viver por treze dias!
Outro dia conversando inbox com um amigo, que não o vejo há anos, ele me disse: "nossa, cara! você ainda tem fotos nossas guardadas desde aquele tempo". Dai eu respondi." sim, porque no dia que Deus me levar, quero que todos os meus amigos lembre-se que fizeram parte de algum momento feliz da minha vida".
“Daqui a 50 anos ainda vou ter o mesmo sorriso bobo ao ouvir a sua voz. Sua voz tão doce e única ainda vai ter o mesmo poder sobre mim, ainda vou sentir aquela vontade incontrolável de ouvi-lá. Daqui a 50 anos sua voz ainda sera a minha favorita… Aquela capaz de me acalmar e de me alegrar. Daqui a 50 anos ainda serei completamente apaixonada pela sua voz e por você.”
Melhores amigos não precisam estar sempre juntos pra se amarem, podem demorar cinco ou dez anos para se verem, mas quando se encontrarem será como sempre foi, parecerá que nunca houveram se separado. Melhores amigos são aqueles que você é você mesmo quando está com eles. São as risadas escandalosas, as lembranças da adolescência, as piadas sem graça, a naturalidade no olhar, os tapas nas costas ou nos ombros e tudo mais. Eles sabem quem realmente você é. Você nunca precisa explicar nada. Eles só dizem: Eu confio em você! Eles nos batem, nos xingam, falam a verdade na nossa cara mesmo que doa e ainda riem dos nossos defeitos, mas são o melhor abraço quando é preciso. É bom mantê-los por perto.
Eu aprendi há trinta anos que é uma loucura a critica. Já não são pequenos os meus esforços para vencer minhas próprias limitações sem me irritar com o fato de que Deus não realizou igualmente a distribuição dos dons de inteligência
Não importa quantos anos se passem, você sempre terá amor pelo seu ex, pai, mãe, ou qualquer pessoa que um dia adquiriu o seu afeto. Os sentimentos não morrem, eles apenas adormecem.
- Relacionados
- 15 mensagens de aniversário de 40 anos emocionantes (de repente quarenta)
- Mensagens de aniversário de 40 anos para celebrar a nova idade
- Depois dos 40 anos: textos e frases
- Mensagens de aniversário de 40 anos para mim (quarentei!)
- Aniversário de 18 anos
- 20 anos de casados: mensagens que celebram duas décadas de união
- 43 mensagens de aniversário de 50 anos emocionantes