Poesia dos 40 anos

Cerca de 7517 poesia dos 40 anos

Salmão ou Cor da pele?
Minha filha mais nova, Pietra, 03 anos, sempre que chega da escola, pega os lápis de cor e começa a perguntar, replicando a rotina da escola, que cor é essa?, que cor é essa? Certa vez, respondi: cor da pele, pegando ela um lápis salmão (gama de cores pálidas entre laranja-rosado e laranja claro, proveniente da cor da carne do salmão. A cor real do salmão varia de quase branca a vermelha profunda), depois me veio a mente um pensamento... “se o lápis de cor salmão pode ser cor da pele, o porquê marrom, preto, amarelo, também não”. Entendamos que desde cedo, já influenciamos nossos pequenos ao estereótipo* , o qual o ser humano tem que ser branco. Vem a tarefinha e não os orientamos a colorirem os personagens com cores de peles diferentes , sempre a mesma cor: salmão!. Mas, que necessidade fútil é essa de sermos iguais? Se a história, os registros, mostra-nos relatos da nossa verdadeira origem: negros, índios e brancos, somos mestiços , pois! Campanhas , leis , manifestações, Ongs tudo isso para combater ações desumanas contra negros, entretanto em casa agimos como se todos fossem iguais. Deixemos o passado no passado, não se pensa mais como no século IX em que ser negro era uma MANCHA, mesmo assim temos provas de negros que COLORIRAM nossa história, por exemplo: Machado de Assis,cronista, teatrólogo, contista, grande romancista brasileiro , cuja dificuldade da cor da pele não o impediu de chegar onde chegou: O MAIOR NOME DA LITERATURA NACIONAL.

Estereótipo- imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação, grande motivador de preconceito e discriminação.

Inserida por FlaviaMariaRamalho

(...) "Durante muitos anos
eu economizei dinheiro;
Economizei sentimentos;
Palavras...
Economizei a vida pra amanhã!
Um dia percebi
que não tinha nada guardado.
E então, hoje eu sei
que o agora já é o amanhã de ontem..."

Inserida por angellaventura

Doze De Abril – Meus Sessenta Anos!

Parece-me
que foi ontem…
Tenho a nítida impressão,
que ainda escuto
o meu primeiro chorinho
quando vim ao mundo!
Uma menina gordinha.
De alma doce.
Escolhida para nascer de pais tão brilhantes
e dedicados quantos os meus.
Já nasci feliz!
O que mais desejaria eu,
de felicidade nesse mundo?
E fui crescendo…
Orgulhosa de ser uma
menina de coração grande.
Fui me lapidando.
Aprendendo.
Reconhecendo cada dia a
minha função nesse chão.
Amadureci.
Me fiz mulher.
Me casei.
Tive filhos.
Me aposentei.
Me formei.
Retomei meu gosto pela escrita.
Fiz-me então poetisa…
Mas já nasci poeta.
Até minhas lágrimas
de choro eram poesias.
Até o meu silêncio era poesia.
Fui filha poeta.
Fui esposa poeta.
Fui mãe poeta.
Fui irmã, tia, prima…
tudo em fim…
Com alma de poesia.
Hoje, aqui estou orgulhosa
por escrever mais um dia na minha vida.
Mas hoje,
um momento mais que especial.
Completo meus sessenta anos.
Que grandeza meu Deus!
Sessenta emoções de vida.
E quero durar quem sabe ainda o dobro…
Ou …quem sabe!
Eternamente em minhas poesias!
Hoje quero agradecer
especialmente a Deus,
pela vida.
Uma vida tão linda…
De sonhos e asas.
De liberdade.
Quero agradecer a minha família,
por ter-me valorizado e me
reconhecido em todos esses anos,
como uma pessoa especial.
E hoje…Mais do que nunca.
Quando olho as minhas fotos…
Tão humildes…carregadas de energia…toda completa.
Com flacidez…estrias, celulites…
E que nada disso tira a minha beleza…
Porque a minha beleza, não é essa de fora…Nunca foi!
Quem me conhece sabe…
A minha beleza vem da alma…
E essa está intacta…
Em todos os bons sentimentos que eu me visto!
“Parabéns Maria Dayse Gonçalves Oliveira…Dayse Sene.
Que Deus te conceda muitas virtudes ainda nesse chão…”
É minha alma me parabenizando!
E de mãos dadas…Vamos vivendo…
Vivendo…Vivendo!

Inserida por daysesene

Não existe nada mais insano que o ato de amar.
- Hoje encontrei uma jovem que não via a dez anos, hoje psicóloga com grande representatividade na sociedade carioca. Ao me vê abraçou e falou: professor lembra-se de (%$¨¨&¨&¨) que namorei no ensino médio? Falei sim claro, o que tem? Ele vai casar essa semana. Falei e isso te deixa mal? Ela falou: sim, só hoje me dei conta que o perdi para sempre.
A semiótica explica, mas “nunca” saberemos que história será melhor para nossas vidas

Inserida por ProfGlaucoMarques

Estou sangrando e queria dormir por alguns anos,
Acordar sem a lembrança do seu rosto na memória,
Está doendo tanto saber que eu não posso te amar,
Queria apenas dormir pra acordar sem sentir amor.

Inserida por DaianaCalixto

Anos longe de casa, lutando na guerra no deserto seco, um camelo como companheiro, esquecido do mundo, apenas sobre o olhar de Deus, sem forças, sem água, sem vida.
Sob territórios das terras do Egito nasci,em meio as terras do deserto egípcio morrerei.

Cartas para Horus.

Inserida por kaaykefox

A maioridade de um homem não se dá aos 18 ou 21 anos!
Um homem atinge a maioridade quando descobre que é de aço!
Quando percebe que o "medo" nunca existiu!
Quando seus conceitos implantados culturalmente encontram a total falência!
Quando olha e não enxerga máscaras!
Quando não dá mais importância para o óbvio!
Quando descobre que ser tolo é chique!
Quando se realiza com pequenas coisas!
Quando não para de "tentar" ser feliz!
Quando simplesmente, VIVE!

Inserida por ulyssescampos

O meu dia deveria ter 48 horas, nem que pra isso vivesse metade dos anos que viverei. Assim, eu teria tempo para ler mais, escrever mais, viver mais. Sairia mais.Quem sabe até faria aquela faculdade de Filosofia ou aquele curso de inglês, e teria horas e horas para poder pensar sobre a vida e o tempo, e também sobre o nada. Aos finais de semana, os familiares me veriam fora do quarto, distante dos papéis, canetas, computador e livros. Achariam estranho e mediriam a minha temperatura, mas ficariam felizes com a minha efetiva presença na casa. Me sobraria tempo para ficar cuidando da churrasqueira no almoço de domingo, enquanto absolutamente nada passasse em minha cabeça.
E quando o relógio marcasse as 48 horas, meu espírito se renovaria e o meu sono seria convertido em força para iniciar a primeira hora do dia. O infinito e o além estariam muito mais próximos...

Inserida por Hugopires

A vida passa num estalar de dedos, em um piscar de olhos.
Dez anos em dez dias, dez dias em dez minutos e dez minutos em dez segundos.

Inserida por janainaaraujoo

TE AMANDO

Hoje eu te amo#11;Sem fazer os meus planos#11;Quero passa mais de mil anos #11;Te amando te amando.

Quando te vi #11;Naquela praça#11;Algo diferente se estalou em mim#11;Muitas flores no jardim#11;Tu ES a mais bela#11;Afugentei o medo#11;E te disse oi#11;Fiquei ali parado #11;Sem ter o que dizer#11;Meu coração acelerado#11;Pulsa mento apresado #11;Então você percebeu#11;Que meus carinhos serão seus,

Hoje eu te amo#11;Sem fazer os meus planos#11;Quero passa mais de mil anos #11;Te amando te amando.#11;O meu maior medo#11;E te perder #11;Vou te revelar um segredo#11;Eu amo você.

Hoje eu te amo#11;Sem fazer os meus planos#11;Quero passa mais de mil anos #11;Te amando te amando.

Compositor Antonio Luis

Inserida por PoetaAntonioLuis

Você foi em anos a melhor coisa que me aconteceu e eu me recuso a esquecer.
Foram anos de amor, de beijos verdadeiros desses que em uma noite não se apagam.
Não adianta, não dá...
É você quem me completa. E eu tenho orgulho de ter te conhecido, agora me diz que vai partir, que vai embora e tudo oque me destes?
Oque devo fazer?
Será que pra você é tão simples assim?
São tantas perguntas e provavelmente nunca terei as respostas, mais o silêncio e o tempo resolvem muitas questões. E é bem melhor assim porque o silêncio nunca comete erros e talvez um dos meus maiores erros foi procurar respostas pra tudo até mesmo para o óbvio.

Inserida por jhanaina

Basta um segundo para a ferida ser aberta e anos inteiros para ela ser curada...
No final das contas , a ferida torna-se uma companhia ,ás vezes acorda ,ora anestesia... ela não vai embora
fica no amadurecimento , na dor de quem vive e supera o sofrimento a cada dia.

Inserida por ElzaOliveira

Rainha da beleza de apenas 18 anos
Não se aceitava muito bem
Ele sempre estava perto para ajudá-la
Ela sempre pertenceu a outro
Eu viajei muitos quilômetros
E vim parar na sua porta
Eu tive você tantas vezes
Mas, por algum motivo, eu quero mais
Não me importo de ficar todo o dia
Na sua esquina debaixo de chuva
Procure a garota do sorriso partido
E pergunte se ela quer ficar um pouco
E ela será amada
Ela será amada

Inserida por Girl190Ilussion

É Lucas Serafim,tudo oque eu precisava estava em ti...
Com apenas 23 anos conseguiu ser o homem mais maravilhoso que eu conheci em 31 anos..Te amo com todas as minhas forças,sei que nunca mais viveremos como antes e sei que nossas vidas tomaram rumos diferentes....Mas esse amor permanecerá intacto dentro de mim,até um dia você nem que seja velhinho voltar pra mim... ninguém jamais ocupará o seu lugar dentro do meu coração...ninguém..pois vc foi, é e sempre será meu único e verdadeiro amor..Eu te amo branquelo pra sempre!!!

Inserida por JulianaPaula

Ha aproximadamente 15 anos atrás quando eu era apenas uma criança, um anjo procurou-me e confiou a mim uma missão muito importante, ele me disse que o anjo mais lindo e mais especial do senhor havia sido enviado a terra, para levar alegria aos corações das pessoas que tenham o prazer de conhecê-lo.

E que o meu dever é proteger, amar, dar alegrias e muito carinho a este anjo, aquela situação me deixou espantado e sem entender muito do que estava acontecendo, eu perguntei a ele, como iria fazer isso sendo tão pequeno e fraco, ele me respondeu, que ia fazer com que eu crescesse e me tornasse uma pessoa com potencial para realizar tal tarefa.

Ele também me disse que eu iria ter que procurar por este anjo e que durante esta procura, eu iria encontrar varias dificuldade, entre as quais fogo e água, sol e chuva, calor e frio, tristezas e alegrias, e que algumas vezes eu iria ate me enganar achando que avia encontrado o meu anjo, e que por estes erros eu “iria pagar caro”, pagar com solidão e sofrimento, mas que as duas maiores dificuldades mesmo iam ser conquistar o meu anjo e o tempo.

O tempo por que ele ia fazer com que eu ficasse ansioso e em alguns momentos ate pensasse em desistir, mas ele também disse que conquistar meu anjo não iria ser nada fácil, mas eu deveria persisti, persisti ate conseguir. E antes que ele encerra-se a conversa eu perguntei como ia saber quem é o meu anjo e ele me respondeu que eu iria saber quando o encontra-se, e que ia ser recompensado por todos os sacrifícios pelos quais passei e que o meu anjo ai ter o que lê foi prometido quando foi enviada a terra.

E agora tendo superado todas as dificuldades anteriores tenho certeza de que finalmente encontrei o meu anjo.
Gosto muito de você Lindinha

Voce è especial pra mim
Te AMO

Inserida por Montecino

Mutação

Passei tantos anos sob o olhar infecundo da luz
Que comecei a acreditar não haver forma, distinção e equilíbrio na escuridão
Porém, em poucos e insensatos minutos, as aparências fáceis se transformam
Em delineamentos perfeitamente disformes, depurados e apurados

À mostra está unicamente a máscara da perfeição
Estúpida, monstruosa, egocêntrica e ilusoriamente independente
Não consegue sequer transpor a barreira das aparências
E desenvolver uma percepção transmutada, aguçada e expandida

Focalizo o espaço em que me encontro, extraído de mim mesmo
Cem vezes mais vasto, absurdamente amplo e copioso
Redimensiono as minhas perspectivas para chegar perto daquilo que busco
E ganho nova alma para compreender o que está sempre além

Inusitadamente a obviedade torna-se um insulto insuportável
Fugindo das similitudes, não sinto-me atraído por qualquer oposto
Agora nada pode guiar-me senão a voz da intuição
Desvendado pela lupa do auto-conhecimento, tornei-me eu mesmo
Indefinível, inimitável, irreproduzível, insondável e ambíguo
Um vulto cintilante na claridade sombria

Bernardo Almeida (Livro Crimes Noturnos)

Inserida por robertleroy

A MINHA INSPIRAÇÃO,CADÊ?

Eu não nasci à dez mil anos atrás,
eu não precisei me perder para me achar.
Eu não achei que os problemas não teriam saídas.
Eu nunca tive tudo,nem de tudo
um pouco,mas sim,simplismente o bastante
para ser digna de minhas raízes.
Eu nunca dei um sorriso falso,prefiro a
frieza de meus olhos. Se quer ouvir a
sinceridade,melhor nem perguntar a mim.
Eu não sou a solução de seus problemas,
sou a solução dos meus. Ao nascer,mudei de posição,
não quis vir para esse mundo!
Sou um pecado,talvez, mas isso cabe a Deus julgar.
Não sou razão,sou emoção.
Eu não sou poesia,sou canção.
Eu vejo amor,eu faço amor,eu vivo o amor.
Minha alma não escorrega,não se entrega,ela me ilumina.
Mas ainda não sei onde
está minha inspiração foi parar,
peço perdão a quem costuma ler esse meu "mundo".

Inserida por yasminecamargo

...eu estava passando por uma comercial quando vi uma mulher linda. Uns 30 anos, cabelos claros (não loiros), bem séria, de óculos escuros. Ela esperava no meio da pista para atravessar... bem em cima da faixa amarela.
Não pensei duas vezes. Abaixei o vidro, parei bem ao lado dela, atrapalhando todo o trânsito, e disse:
- Você já encontrou o amor da sua vida???
Ela desmontou... e abriu um lindo sorriso para mim...
Neste momento... exatamente neste momento... eu acordei.

Inserida por MindEvade

O chocolate aos três anos não tem o mesmo sabor do que aos trinta anos...
É modificado em diferentes períodos de nossas vidas...
Viva!!! Tudo em seu tempo.

Inserida por Luznamente

Chegou ao fim

Será mesmo que te amo?
Depois de tantos anos, você só tem me feito chorar.
Parece até que te faz bem me magoar.
Sendo assim não quero mais, ou você se toca ou até nunca mais.
Não percebe o que faz?
Não consigo suportar isso.
Se você me ama de verdade, pense nisso!
Eu sacrifiquei minha vida por você.
Deixei tudo pra trás e você não fez por merecer.
Cansei de brincar, te amo e é sério.
Faça sua escolha, deixe esse jogo patético.
Está na hora de você crescer e aprender.
O amor não é um jogo de ganhar ou perder.
Vou te dar uma chance de recuperar o amor.
Esquece o que eu disse! Quero coisa impossível...
Como recuperar algo que já acabou?
Ou melhor, que nunca existiu!

Inserida por carolbarbosa