Poesia de Sören Aabye Kierkegaard
É um golpe de sorte encontrar alguém que mereça ser seduzido. (...) A maioria das pessoas sai correndo na frente…
Como cheguei ao mundo? Por que não fui consultado a respeito e por que não fui informado das regras e regulamentos, mas simplesmente lançado nas fileiras como se tivesse sido comprado por um traficante de seres humanos? Como me envolvi nesse grande empreendimento chamado realidade? Por que devo estar envolvido? Não é uma questão de escolha? E se sou compelido a estar envolvido, onde está o gerente - tenho algo a dizer sobre isso. Não há gerente? A quem devo fazer minha reclamação?
Enganar-se a respeito do amor é a perda mais terrível; é um dano eterno, para o qual não há compensação nem no tempo nem na eternidade!
Fé significa precisamente a inquietude profunda, forte, bem-aventurada, que impulsiona o crente, para que ele não possa aquietar-se neste mundo, de modo que se ele se aquietou completamente também cessou de ser um crente; pois um crente não pode assentar-se calmamente, tal como a gente se assenta com o cajado na mão, um crente caminha adiante.
Se houver coragem de ir mais além, se constatará que a então realidade será muito mais leve do que era a possibilidade.
Para ajudar efetivamente o outro, devo entender o que ele entende. Se eu não souber disso, meu maior entendimento não será de ajuda para ele... a instrução começa quando você se coloca no lugar dele para entender o que ele entende e da maneira como ele entende.
Quanto mais pessoas acreditam em algo, mais propenso é a estar errado. A pessoa que está certa muitas vezes tem que ficar sozinha.
E esta é a simples verdade - que viver é sentir-se perdido. Aquele que aceita isso já começou a se encontrar, a estar em terreno firme. Instintivamente, como fazem os náufragos, ele olhará em volta procurando algo a que se agarrar, e aquele olhar trágico, implacável, absolutamente sincero, porque se trata de sua salvação, fará com que ele traga ordem ao caos de sua vida. Estas são as únicas ideias genuínas; as ideias dos náufragos. Todo o resto é retórica, cena, farsa.
Não interrompa o voo de sua alma; não perturbe o que há de melhor em você; não enfraqueça seu espírito com meias vontades e meios pensamentos. Pergunte a si mesmo e continue perguntando até encontrar a resposta, pois pode-se ter conhecido algo muitas vezes, reconhecido; pode-se ter desejado algo muitas vezes, tentado - e ainda assim, apenas o movimento interior profundo, apenas a emoção indescritível do coração, apenas isso irá convencê-lo de que o que você reconheceu pertence a você, que nenhum poder pode tirá-lo de você - pois somente a verdade que constrói é verdade para você.
A pessoa pode realizar feitos surpreendentes e compreender uma quantidade enorme de conhecimento, e ainda assim não ter entendimento de si mesma. Mas o sofrimento direciona o homem a olhar para dentro. Se tiver sucesso, então, dentro dele está o começo do seu aprendizado.
A diferença entre um admirador e um seguidor ainda persiste, não importa onde você esteja. O admirador nunca faz verdadeiros sacrifícios. Ele sempre joga pelo seguro. Embora em palavras, frases, canções, ele seja inesgotável sobre o quanto valoriza a Cristo, ele não renuncia a nada, não desiste de nada, não reconstrói sua vida, não será o que admira e não deixará que sua vida expresse o que é que ele supostamente admira.
Enganar a si mesmo fora do amor é a mais terrível decepção; é uma perda eterna para a qual não há reparação, seja no tempo ou na eternidade.
Os homens pensam que é impossível para um ser humano amar seus inimigos, pois os inimigos mal conseguem suportar a visão um do outro. Bem, então, feche os olhos - e seu inimigo parece exatamente como seu vizinho.
Como alguém poderia pensar em demonstrar que Deus existe a menos que já tenha permitido a si mesmo ignorá-lo? A existência de um rei é demonstrada por meio de submissão e submissividade. Você quer tentar demonstrar que o rei existe? Você fará isso oferecendo uma série de provas, uma série de argumentos? Não. Se você é sério, demonstrará a existência do rei através da sua submissão, pela maneira como você vive. E assim é com a demonstração da existência de Deus. Isso não é alcançado por meio de provas, mas sim de adoração. Qualquer outra maneira é apenas uma tentativa desajeitada de um pensador.
A espiritualidade da mulher tem um caráter vegetativo. Encontra-se sob determinação da natureza e consequentemente só esteticamente livre, num sentido mais profundo, apenas se torna livre através do homem.