Poesia de Sigmund Freud

Cerca de 111 poesia de Sigmund Freud

⁠O amar em si, na medida em que envolva anelo e privação, reduz a autoestima, ao passo que ser amado, ser correspondido no amor, e possuir o objeto amado, eleva-a mais uma vez.

Sigmund Freud
Sobre o narcisismo: uma introdução. In: A história do movimento psicanalítico, Artigos sobre a metapsicologia e outros trabalhos (1914-1916). Rio de Janeiro: Imago, 1996.
...Mais
Inserida por pensador

⁠A intolerância dos grupos é quase sempre, de modo bastante estranho, exibida mais intensamente contra pequenas diferenças do que contra diferenças fundamentais.

Sigmund Freud
Moisés e o monoteísmo. In: Moisés e o monoteísmo, Esboço de psicanálise e outros trabalhos (1937-1939). Rio de Janeiro: Imago, 1996.
...Mais
Inserida por pensador

⁠O superego surge, como sabemos, a partir da identificação com o pai, considerado como um modelo. Todos os aspectos de tal identificação compõem a natureza da dessexualização ou mesmo da sublimação. Parece então que, quando uma transformação deste tipo acontece, ocorre ao mesmo tempo uma difusão instintual.

Sigmund Freud
LOWEN, Alexander. O corpo em terapia (1977).
Inserida por MarcioAAC

Sigmund Freud disse uma vez, "todo ser humano ateu, não é um ateu é um atoa". Anos mais tarde, Freud tornou-se um atoa também... Mas eu o entendo. Tem de ser forte para acreditar no inverossímil, ser atoa é a forma mais fácil, pacata e baixa de ver a vida sem imaginação. Sem imaginação não há criatividade, e sem criatividade não há progresso ou evolução.

Inserida por Fabi16

“Se um dia me perguntarem o que eu penso sobre Sigmund Freud, responderei que os seus trabalhos não estão totalmente certos, mas não estão também totalmente errados, pois sua psicanálise é como a Geometria não Euclidiana, o que compromete sua aplicação para o entendimento de fenômenos e tratamentos de pacientes. Se a sua psicanálise fosse como a Geometria Euclidiana, poderia não comprometer tanto os entendimentos de fenômenos e de tratamentos de pacientes, pois passaria a incorporar os fatores externos.”

Inserida por hagp

O ego é fundamentado na teoria clássica de Sigmund Freud, que é um conjunto de hipóteses sobre o funcionamento do cérebro das pessoas. Fico imaginando que pessoas ao não saber o que significa ego, qualifica meu pensamento como se tivesse algum conhecimento sobre ele. Isso se reserva apenas aos que não tem argumento para ofender e aí, entra o velho ego tão incompreendido. Com certas proxilidades abusivas sobre ego, Freud se revira na tumba.

Inserida por swamipaatrashankara

⁠"Sigmund Freud comparava o inconsciente como uma grande escavação da arqueologia e a partir desse pensamento metafórico, compreendo o inconsciente como algo infinitamente complexo e instigante, em que cada descoberta, um novo enigma a desvendar."

Inserida por RenataGodoyMdeMelo

⁠Christian Sigmund Freud: a sublimação da mente humana Uma visão psicanalítica da noção de impotência humana de Freud explora e descobre que a religião, a ciência e a arte são as respostas para os problemas humanos.

Inserida por cesarpinheiro

Sintomas revelam-se como representações convertidas de fantasias que têm por conteúdo uma situação sexual.

O valor da transitoriedade é o valor da escassez no tempo. A limitação da possibilidade de uma fruição eleva o valor dessa fruição.

Inserida por psicanalise

⁠O psicanalista se autoriza a clinicar quando se coloca na posição de sujeito, que além de fazer análise, caminha para além das descobertas freudianas e de seus dissidentes.

Inserida por aeuzebiopsi