Poesia de Sigmund Freud

Cerca de 111 poesia de Sigmund Freud

Suas doutrinas carregam as marcas do tempo em que foram originadas, tempos de ignorância da infância humana.

Setenta anos ensinaram-me a aceitar a vida com serena humildade (...). Não, eu não sou pessimista, não enquanto tiver meus filhos, minha mulher e minhas flores! Não sou infeliz – ao menos não mais infeliz que os outros.

Sigmund Freud
A última longa entrevista de Sigmund Freud. Revista Bula, 23 set. 2015.

Nota: Trecho de entrevista feita por George Sylvester Vierek, em 1930.

...Mais

Existem certos homens que não contam com a admiração de seus contemporâneos, embora a grandeza deles repouse em atributos e realizações completamente estranhos aos objetivos e aos ideais da multidão.

⁠Não desejo suscitar convicções, o que desejo é estimular o pensamento e derrubar preconceitos.

Sigmund Freud

Nota: Trecho de palestra dada em 1917.

A vida, tal como nos coube, é muito difícil para nós, traz demasiadas dores, decepções, tarefas insolúveis. Para suportá-la, não podemos dispensar paliativos.

⁠⁠A única pessoa com quem você tem que se comparar, é com você no passado. E o único filho por melhor que deveria ser, é quem você é agora.

⁠Um neurótico é incapaz de aproveitar a vida e de ser eficiente – incapaz de aproveitar a vida porque sua libido não é dirigida a nenhum objeto real, e incapaz de ser eficiente porque é obrigado a dispensar uma grande quantidade de sua valiosa energia para manter sua libido reprimida e para repelir seus sobressaltos.

Sigmund Freud
Terapia analítica. In: Edição Standard das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol. XVI. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
...Mais

"Não se deve ser mesquinho com o afeto; o que se gasta das reservas é renovado pelo próprio ato de gastar".

Certa vez Sigmund Freud disse: “Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons.” Encontrei um antigo amigo meu, dos tempos de meninos na rua, e começamos a falar sobre o passado. Dio, lembra que Jogávamos bola no asfalto, bola queimada, pique esconde, porta bandeira, caçávamos passarinho com estilingue, nadávamos nos córregos, bolinha de gude! Não tínhamos pressa, nem cobranças, nem compromissos. Ninguém queria ser melhor do que ninguém. Queríamos ser apenas nós mesmos, tolas e inocentes crianças. Isto me fez pensar sobre o que me tornei. Tantas contas, cobranças, peso, lutas, ansiedades, frustrações, uma luta à procura da perfeição e em ser o melhor; onde vou chegar desta maneira? Quando meu amigo foi embora me disse: Dio, a vida pode ser menos pesada, menos ofegante, menos dramática. Tudo dependerá de como e do que estamos correndo atrás e de qual o valor que damos a estas coisas! Pense nisto! Abraço!

Deixa de lado todos os seus afetos e também sua compaixão humana e concentra as suas forças espirituais numa única meta: realizar a cirurgia o mais de acordo possível com as regras da arte.

Um sonho de uma criança é uma reação a uma experiência do dia precedente, a qual deixou atrás de si uma mágoa, um anelo, um desejo que não foi satisfeito. O sonho proporciona uma satisfação direta, indisfarçada, desse desejo.

O homem enérgico e vencedor é aquele que pelo próprio esforço consegue transformar em realidade seus castelos no ar. Quando este resultado não é atingido, seja por oposição do mundo exterior, seja por fraqueza do indivíduo, este se desprende da realidade, recolhendo-se onde pode gozar, isto é, ao seu mundo de fantasia, cujo conteúdo, no caso de moléstia, se transforma em sintoma.

Sigmund Freud
Cinco lições de psicanálise, vol XI

Contra todas as provas de seus sentidos, um homem que se ache enamorado declara que ‘eu’ e ‘tu’ são um só, e está preparado para se conduzir como se isso constituísse um fato.

Sigmund Freud afirmou categoricamente que:

“Todos os sonhos têm o sonhador como centro. Os sonhos são absolutamente egoístas.”

E, ele tem razão. – por mais que se queira evitar o sentimento de sonho na vida, mais esse sentimento avança em nós. – não há como evitar.

Inserida por GilNunes

⁠Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro.(Sigmund Freud )
Embora sejamos seres vulneráveis, imprevisíveis, instáveis... Precisamos viver como se não fôssemos o que somos, precisamos estar sempre vestidos do que precisamos ser, ignorando nossa existência para conseguir existir!

Inserida por araujokailan

⁠Respondam-me

Possível ou apenas imaginário, o que diria Sigmund Freud?
Consigo ver o seu rosto ele parece estar tão próximo, tão meu,
Engolido pela escassez daquele tal sentimento bom, as ilusões tem sido implacáveis com a minha dor, por vezes o meu melhor alimento,

Atravessando mundos sem tempo para lamentos, cheguei em meio a belos campos de girassóis, o vento está a sacudir o teu vestido a altura dos joelhos, o Sol é nosso grande amigo neste momento, pois através dele consigo enxergar a pureza no teu olhar,

Tocar tuas mãos me aliviam a alma, o teu cheiro me atrai como o cheiro do girassol atrai as abelhas, te ver caminhar é um show particular,
A cortina de girassóis esta se fechando, nuvens estão escondendo o graduado holofote, o teu belo rosto esta sumindo lentamente deixando o pingo do medo e do silêncio ganharem força.

Sem plateia, sem audiência, e sem bloqueios, ecoa o possível, o imaginário, ou os dois concomitantemente?

Inserida por Ricardossouza

⁠SAÚDE MENTAL

Na perspectiva psicanalítica, Sigmund Freud assegurou que uma pessoa saudável mentalmente é aquela que é capaz de amar e trabalhar. O amor é um produto final de um longo processo de desenvolvimento.

A psicoterapia pode te ajudar a reconhecer melhor seus limites e possibilidades, com o objetivo de ter uma vida melhor e com mais significado.

Inserida por adrianamatos_psi

⁠“Somos feitos de carne, mas temos que viver como se fôssemos de ferro"
Sigmund Freud
Sem dúvida, somos testados diariamente e não podemos desistir para cumprir a missão que nos cabe.

Inserida por Ademarborba46

⁠"Resumidamente, enquanto a psicanálise , desenvolvida por Sigmund Freud, foca no indivíduo e seus conflitos internos, a terapia familiar sistêmica , desenvolvida por Bert Hellinger olha para o sistema familiar como um todo, buscando promover mudanças positivas - nas relações entre os entes- na saúde emocional de todos os envolvidos

Pontos de Conexão:

Ambas as abordagens reconhecem a importância do contexto social e das relações interpessoais.

A terapia familiar sistêmica pode incorporar insights da psicanálise, especialmente ao explorar padrões familiares e dinâmicas inconscientes.

A psicanálise pode beneficiar-se da compreensão sistêmica, considerando como as relações familiares afetam o indivíduo"

Inserida por carloshenriqueH-CH2

⁠Título: A Confusão e o Abuso Revelam Verdades Ocultas

Sigmund Freud, ao afirmar "Antes de diagnosticar-se com depressão ou baixa autoestima, certifique-se de que você não está, de fato, cercado por idiotas," estava enfatizando como o ambiente social influencia nossa saúde mental.
Ele nos alerta a considerar se as pessoas ao nosso redor estão contribuindo negativamente para o nosso estado emocional antes de concluir que nossos problemas são puramente internos.
Quando Freud menciona "idiotas," ele se refere àquelas pessoas que geram confusão, desrespeitam nossos limites, criam ambientes tóxicos ou abusivos, e não oferecem apoio emocional genuíno.
A frase nos lembra que estar cercado por pessoas assim pode impactar profundamente nossa autoestima e bem-estar. Muitas vezes, a origem dos nossos problemas pode estar no ambiente ao nosso redor e não apenas dentro de nós mesmos.

Inserida por michelestringhini