Poesia de Reflexão
TEMPO DE REFLEXÃO
TODOS OS TEMPOS
Cada ser traz em seu DNA divino a propensão impulsionadora à felicidade.Ninguém, por mais absurda pareçam suas escolhas, busca a sua própria infelicidade, contudo, não há como negar que parte expressiva dos seres tem vivido tormentos perturbadores que nos parecem longe de se expressar em felicidade.
Alguns parecem encaixar-se às suas escolhas, outros arrastam pesados fardos descontinuando raros lampejos de alegrias.
Por fim, parece incompreensível as realidades existentes entre uns e outros, desta forma criando a ilusão de um caos geral.
Porém, sem entendermos a ação do tempo aparente que nos divide a realidade, fracassamos na compreensão das diferentes posturas.
Portanto, quanto a maturação das ideias, fruto da vivência integral do ser que sente, teremos na eternidade, o teu tempo, o tempo do outro e tempo de Deus.
A felicidade só é suficientemente compreendida e vivida quando nos capacitamos a respeitar e viver estes três tempos.
TEMPO DE REFLEXÃO
NORMAL , NATURAL E ESSENCIAL.
NORMAL:
adjetivo de dois gêneros
1.conforme a norma, a regra; regular.
2.que é usual, comum; natural.
NATURAL:
adjetivo de dois gêneros
1.que pertence ou se refere à natureza.
"riquezas n."
2.regido pelas leis da natureza; provocado pela natureza.
"fenômenos n."
ESSENCIAL
adjetivo de dois gêneros
1.que é inerente a algo ou alguém.
"a magnanimidade é sua qualidade e."
2.que constitui o mais básico ou o mais importante em algo; fundamental.
"as questões e. de uma situação"
Na proposta de entendimento que trazemos ao leitor, aluno da escola do ser, vemos estas três exteriorizações da realidade de cada ser.
O que é normal, o que é natural e o que é essencial.
Tomadas as definições básicas de nosso léxico, pontuemos para nosso aprendizado cada fenômeno de expressão da realidade.
A exteriorização e ação do ser que tentasse viver somente a expressão NORMAL, seria a daquele que submetesse todos os seus movimentos às normas do tempo e da sociedade na qual está incerido. A do que tencionasse viver somente pela expressão NATURAL, por sua vez, entregaria-se a vivência da realidade somente a partir dos próprios impulsos, conceitos e crenças, sendo aqui a sujeição as leis da natureza fisiológica e das intrincadas leis do inconsciente. Por conseguinte, viver a partir do ESSENCIAL é compreender que em nossa exteriorização e vivência, como seres integrais, o que sentimos e pensamos deflagra o que vibramos, o que vibramos determina o que atraimos ou repelimos e ai está a NORMA e o aspecto NATURAL de nossas relações e prospecções de futura integração com as leis universais.
TEMPO DE REFLEXÃO
SOU O QUE SOU
Pela graça de Deus, sou o que sou, e a graça que Ele me deu não tem sido inútil” (I Cor 15,10 a).
Compreendendo Deus em um sentido mais maduro e responsável, porém creio, não mais profundo que Paulo o apóstolo, retiramos desta passagem algo meditativo e altamente revelador para a síndrome de auto-negação e desconhecimento que assola o ser as vésperas da transição planetária.
Pela "graça de Deus" o ser integral ja não pode entender o jogo de favorecimentos que a religião organizada implantou nas mentes infantilizadas sempre compreendendo a ação divina como concessões e troca de favores.
Antes, imutáveis em sua flexibilidade divina, as leis universais que atuam no âmbito físico e moral, não premia nem condena, apenas " educa" já por isso é definida como AMOR E SABEDORIA em essência.
Porquanto, a própria LEI, sendo expressão deste DEUS a cada dia auto-revelado, nos coloca em conformidade com nossas próprias construções o que conduz os seres integrais a experiência libertadora de aceitar-se, não acomodar-se, ao " SOU O QUE SOU". E retiram daí toda força de que precisam para sua experiência transformadora e autotransformadora, ao contrário dos que ainda estagiam nas encenações ilusórias do que queriam ser.
TEMPO DE REFLEXÃO
ANJOS AMANHÃ
O evangelho em suas normas, procedimentos, orientações, consolações e demais particularidades, por certo é capaz de levar o ser humano em sua essência, a sua expressão máxima de angelitude. Porém, alguns apontamentos são importantes para a compreensão deste trajeto.
Amar os inimigos é o caminho, mas comece sendo afetivo com os que te expressam afeto.
Carregar o outro mil passos te faz superar, convenhamos porém que te basta caminhar poucos passos junto aos que te dividem a experiência para te fazer melhor.
Perdoa sete vezes sete liberta os teus ofensores, mas te bastaria não ser tão melindroso para te fazer livre.
Oferece a outra face é digno do sacrifício do cristão, contudo se ainda não o pode faze-lo, não exija de teu ofensor o comportamento que nem vc pode dispor.
Amar a todos indistintamente no ato incondicional é a máxima expressão da alma em ascenção, porquanto se ja souber respeitar os que a ti se dedicam para teu aprendizado comum atestas pelo menos a compreensão de quem se abilita ao futuro amor.
Em tudo o que o Evangelho nos aponta vemos diretrizes inconfundíveis para evolução espiritual do ser humano, mas na realidade não idealizada, antes de sermos ANJOS precisamos aprender a sermos HUMANOS.
TEMPO DE REFLEXÃO
NÃO SOU AMADO.
Este sentimento tem acometido uma multidão de pessoas e, como é de se concluir muitos me procuram para as terapias atormentados por esses sentimentos. É claro que na maioria das vezes essas pessoas não compreendem o quê as perturba vivendo assim dramas dolorosos. Sentem que as pessoas não gostam delas, pelo menos é o que imaginam, sentindo-se rejeitadas afastam-se delas, ou as afastam.
As origens de tal comportamento apoiam-se em varias possibilidades que no final esta configurado em forças inconscientes desalinhadas com a proposta da particularidade do "EU SOU" atendendo as incongruentes generalidades do "EU ESTOU".
Assim, presos aos movimentos ilusórios e perenes dos papéis que APRESENTAM , frutos imediatos do que ESTÃO em si mesmos, desconhecem os caminhos de liberdade real vivenciado pelos que trilham as estradas dos que buscam a compreensão do que SÃO.
Por se confundirem entre o SER, ESTAR E SE APRESENTAR, os seres não integrais vivem a síndrome do desamor a si mesmos. Como se acham uma má companhia para si mesmos, em síntese, notadamente o acham inconscientemente para os outros. Daí, ou se afastam ou os afastam de sua convivência por atos, palavras, pensamento e vibrações. Recebem de volta o que emitem gerando uma reação viciosa e ciclotímica que em seus altos e baixos respondem,as vezes, por comportamentos afetos aos transtornos afetivos.
Quem não te ama? É vc mesmo; e precisa da terapêutica e da pedagogia do ser integral para suplantar teus impedimentos.
TEMPO DE REFLEXÃO
MANUAL DAS ILUSÕES.
Seres: invisíveis
Relações : descartáveis
Sentimentos : negados, explicados não sentidos
Passado: de culpas, não de responsabilidade
Futuro : de ansiedades
Presente : o grande desconhecido
Espiritualidade : naufragada no religiosismo
Materialismo: sepultado na visão quântica
Sexo: no colapso das sensações
Crenças e conceitos : desintegrando-se frente a verdade
Os papéis : não se sustentando diante da necessidade de SER
O inconsciente: derramando sobre o consciente
A sociedade : no fim de um ciclo
TEMPO DE REFLEXÃO :
DECIDIR
"Definição : Do Latim DECIDERE, “determinar, definir, decidir”, formado por DE-, “fora”, + CAEDERE, “cortar”. PORTANTO : cortar fora.
Acordei na madrugada com esta palavra estampada em minha mente e no aguardo para o processo de decodificação de suas implicações. Ao buscar o significado no vernáculo, notei que um propósito significativo envolvia este termo.
Decidir então é oriundo da junção de dois vocábulos do latim, como diz acima, que em síntese quer dizer : CORTAR FORA.
Nossa dificuldade em DECIDIR portanto , esta afeta a dificuldade em ESCOLHER, e esta com o medo de ERRAR.
E porque temos medo de ERRAR?
Infelizmente o religiosismo convocado às posturas de humanização e verdadeira espiritualização desde épocas pregressas, não conseguiu prestar a humanidade o papel real da pedagogia do ser integral, sendo assim se utilizou de expedientes como o controle, ou a tentativa dele, através do medo, e a maior força que possuíam sob a mentalidade infantil da humanidade à época era o PECADO subproduto imediato do ERRO.
O pensamento libertador do Cristo já nos convocava a novas posturas e vivências e a visão espiritual e psicológica atual nos arremete às mesmas conclusões.
Assim, quem escolhe tem duas opções: escolher adequadamente ou não, mas não ERRAR E ACERTAR.
Ainda, para tornar mais difícil nossas escolhas, diante da visão ineficaz, taxou-se que quem escolhe acertadamente é BOM, e erradamente é mau.
Para DECIDIR medidas em sua vida você terá necessariamente que CORTAR algo, para ficar com o que lhe parece mais adequado.
Se DECIDIR é cortar fora, temos uma ESCOLHA a fazer e compreender que escolhemos algo em detrimento de alguma coisa.
Desejo a todos felizes ESCOLHAS... E serão, porque aprende-se escolhendo o adequado e também o inadequado .
O mais importante é que as ESCOLHAS sejam suas porque você é responsável por elas.
TEMPO DE REFLEXÃO
A DOR DE CADA UM
Estar triste na alma é uma dor diferente, pois se faz seguir por apatia moral, roubando-nos as energias impulsionadoras do progresso e bem-estar.
Ao nos sentirmos pequenos e ineficazes diante dos embates da vida, impotentes para mudar realidades que se abatem sobre nós, somos tragados para os maiores pontos de conflitos de nosso movimento interno.
A tristeza é uma resposta emocional à fragilidade em que nos reconhecemos .
"Há muitos em dores semelhantes, mas ninguém em dor igual. "
As dores são semelhantes pela origem e pelo contexto em que se apresentam, porém não são iguais, pois cada qual as significa com a percepção e os desgastes internos que já traz.
Julgar a dor alheia não demonstra apenas ignorância espiritual, mas também profundo desconhecimento do movimento psicológico dos seres integrais.
TEMPO DE REFLEXÃO
A GALERIA
Os dias de uma existência são como quadros que pintamos seguidamente. Uns quadros revelam cores pálidas, sem vida e sem a expressão do artista lembrando os dias tristes que construimos. Outros têm cores vibrantes e despejam o calor da paixão interior por si mesmo. Vários quadros vão se postando um a um, os que tem a cara dos outros qdo não conseguimos viver para e por nós mesmos, os que são simples caricaturas denunciando o quanto ainda nos desconhecemos. Enfim, na galeria da vida penduramos os quadros que compomos, e dia chega em que somos necessariamente convidados a visita-la. Não se surpreenda você pintou todas as telas.
Reflexão diária 15/03/2017
Não importa quantas vezes tenha que fazer sua trajetória, contando que ao fim dela ache o que realmente procura.
Ale Villela
TEMPO DE REFLEXÃO
POR QUE ESTAMOS DOENTES DO AFETO?
Nosso HD, o inconsciente, está abarrotado de memórias mal resolvidas que transcendem tempo e espaço. Nossos medos nos tornam criaturas apáticas frente às experiências reais fazendo-nos fixar Morada em paraísos idealizados onde não precisamos sentir, antes apenas explicar os sentimentos.
A experiência real afetiva nos faz caminhar a busca do outro em qualquer nível ou forma que este afeto se apresente, a idealização deseja até, mas teme a experiência do comprometimento, da entrega, do dar por dar-se, sem nada ou muito pouco esperar.
TEMPO DE REFLEXÃO :
Quem são os esquisitos?
Aquele que tem uma ideia é um tipo esquisito até que a ideia vença.
-- Mark Twain
Segundo Mark Twain, o esquisito é na verdade o "raro" não descoberto, seja na ideia ou no comportamento acima da média da compreensão geral.
Esquisitos em sentido inverso então, são todos os que levantam todos os dias sem saber porque e nem para que, se dirigem para lugares que não sabem onde levam, e ainda assim ditam regras esquisitas que dirigem as esquisitices do mundo.
TEMPO DE REFLEXÃO
Dúvidas
As dúvidas que carregamos não são apenas os motivos de nossas incertezas, também significam que algo em nós busca resposta.
Pense que só existiram respostas e conclusões extraordinárias para dúvidas que geraram questões e buscas igualmente extraordinárias.
Não pense que a fé se estabeleça sem tentativas de aprendizados, uma crença pode ser assim, não a fé que esta longe de ser mais um conceito que temos sobre alguma realidade.
Não tema as dúvidas mas os conceitos e crenças, eles é que aprisionam a inteligência do espírito e divide os seres.
Tempo de reflexão:
O que há em mim que me torna especial?
Às vezes este algo é indefinível, mas é isto que pode torná-lo singular. Os fótons às vezes se comportam como ondas, por vezes como partículas, porém, na singularidade, expressam a luz.
Vá então, nunca deixe de investir em sua autocompreensão, mas, enquanto isso, expresse sua luz.
Reflexão diária 16/03/2017
Enquanto persistir em acertar da sua forma e insistir em dar as costas ao criador, continuará a andar em um círculo vicioso sem nenhum objetivo concretizado.
REFLEXÃO
Mãe e uma lâmpada iluminam uma casa inteira, e todos que nela habitam.
Os anos vão passando, e a lâmpada vai enfraquecendo, já bem debilitada sem energia ela ainda consegue clarear os que estão afastados da luz.
Reflexão diária 17/03/2017
O verdadeiro guerreiro não é aquele que enfurecido ataca todos seus inimigos, e guerreia diária e insanamente, porém sim o que carrega consigo a sabedoria de edificar a paz.
Ale Villela
Reflexão diária 18/03/2017(Sábado)
Cada vez que você restringe sua fé as suas necessidades, cresce em ti suas imperfeições.
Ale Villela
Reflexão diária 19/03/2017(Domingo)
Jamais vá ao mercado quando estiver com muita fome, acabará comprando muito mais do que está precisando.
Ale Villela
Reflexão diária 20/03/2017
Quando só perdoamos da boca pra fora e guardamos dentro de nosso coração a raiva o ressentimento e principalmente o desejo de ver alguém punido apodrecemos nossa alma.
Ale Villela