Poesia de Perdão
O perdão enfraquecido tem o mesmo efeito de uma crisálida que não se abre, mata o mais belo do ser que poderia existir.
Uma pessoa honesta jamais será unanimidade, exatamente por ela não negar o perdão e nunca fechar os olhos para a justiça; o farol e o sol que norteiam o seu caminho,pois quando ela perdoa desagrada aqueles que querem justiça a qualquer preço e quando ela faz justiça desagrada aqueles que querem perdão ao seu ente querido.
Se ódio e mágoas podem fazer mal aquele que conduz,então evita alimenta-los,e traz amor e perdão que assim Deus te ajudará
" Do sentimento, o demonstrar. Da promessa, o agir. Da vingança, o perdão. Do sofrimento, o esquecer. Do amor... a razão." ( Prz-M)
Operário, o perdão é o artesão do tempo e com exceção de uma confiança estilhaçada, tudo ele conserta, inclusive... A decepção e o sofrimento de corações partidos.
Há folhas secas para configurar-se em perdão; saldando com doce arrependimento e, assim, reconhecer o bem querer da Vida, agradecendo o outono que chega adubando a majestade das estações.
O perdão é como um médico. Você não sabe o valor que tem até precisar de um. E nos dois casos será porque está doente.
O perdão pode até não produzir a força que amor produz, mas... por ser uma de suas consequências, tanto tem o poder de influenciar-nos a perdoar o semelhante, quanto o de nos aproximar de Deus no momento exato em que perdoamos a nós mesmos.
Em meu íntimo existe a convicção de que um perdão plenamente amadurecido contrasta fortemente com o perdão ingênuo, obrigatório ou politicamente correto.
Não perdoe! Se não souber o que é perdão equivale à mesma advertência de Não entre na água! Se não souber nadar. Mas você pode a qualquer tempo, desde que seriamente se comprometa com tal propósito, aprender a nadar, assim como podemos, a qualquer tempo, aprendermos a perdoar!
Existem sim, momentos em que o perdão é difícil, porém jamais impossível. O perdão não é uma utopia. A maneira de perdoar que nos tem sido ensinada, por vezes constitui-se em verdadeira utopia.
Nas experiências vivenciadas em nosso dia-a-dia, o perdão a si mesmo tem se destacado ao mesmo tempo tão necessário quanto difícil de ser conquistado em sua plenitude. Por vezes somos ricamente generosos para com os outros, e pobremente intransigentes para conosco mesmo.
Assim como o perdão às outras pessoas exige honestidade emocional e amor, conceder o perdão a si mesmo exige generosidade de sua parte para consigo mesmo.
Se nossos relacionamentos estiverem embasados no amor e no perdão, não existirão tantos atritos. Porém muitas vezes percebemos que houve uma inversão em nossos relacionamentos atuais, pois estão todos embasados no atrito, e não existe amor e nem perdão.
Desejo que se abra um espaço reflexivo onde um perdão analisado seja não só algo possível de ser vivenciado, mas acima de tudo, que o perdão seja legitimado como expressão de seu encontro consigo mesmo, antes de ofertá-lo ao outro.
Desconstruir o conceito de perdão não significa destruir o perdão e suas infinitas possibilidades. Significa tão somente conhecê-lo em sua forma mais pura, sem legendas editadas por terceiros, ainda que bem intencionados.
Já precisei de perdão. Muitas vezes. Por isso, sei o valor que tem. Perdoar custa caro. Sei também que o perdão não corrige tudo. Algumas coisas não voltam, algumas pessoas partem pra nunca mais. Portanto, cuide pra não afastar o que você quer ter por perto.
Se Deus lançou o Diabo no inferno e o inferno é um lugar de castigo eterno, sem perdão, por que nos ensinam que o Diabo anda por aí nos tentando e nos possuindo? Um carcerário que deixa seus prisioneiros saírem para matar e roubar seria demitido por incompetência.
Se é amor... durará... Se é raiva... uma hora passa... Se é mágoa... o perdão vai curar... Mas a indiferença... onde é que se encaixa???
"A vontade daquele que não perdoa é nula perante as Leis divinas. À partir do perdão é que a vontade de Deus atua em nós."