Poesia de Moral

Cerca de 1738 poesia de Moral

⁠"A alma sendo levada por Caronte até Hádes, talvez sente-se destruída, por ir, sem querer partir. Por outro lado, o vivo, quando não quer ficar, mas fica por uma retidão moral, também deve se sentir destruído. Corpo e alma vivem um paradoxo de, querer ser e não estar e sendo e não estando".

Inserida por miguel_caparelli_neto

⁠No momento em que todos apontarão os dedos até o demônio aproveita para se tornar também o pior moralista!

Inserida por bobkowalski

⁠O Espiritismo vem abrir para a arte novas perspectivas, horizontes sem limites. A comunicação que ele estabelece entre os mundos visível e invisível, as indicações fornecidas sobre as condições da vida no Além, a revelação que ele nos traz das leis de harmonia e de beleza que regem o Universo vêm oferecer aos nossos pensadores, aos nossos artistas, motivos inesgotáveis de inspiração.

Léon Denis
O Espiritismo na arte. Rio de Janeiro: CELD, 2016.
Inserida por Marcelo_C_Monteiro

Tão certo é que, levantando contra si os interesses e os preconceitos que elas ferem, as grandes verdades novas não se podem firmar sem luta e sem fazer mártires.

Allan Kardec
O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864).
Inserida por Marcelo_C_Monteiro

Nenhuma ideia nova, por mais certa e bela que seja, se implanta instantaneamente no espírito das massas, e aquela que não encontrasse oposições seria um fenômeno insólito.

Allan Kardec
Revista espírita, 1858.
Inserida por Marcelo_C_Monteiro

A este respeito já se opera uma notável mudança, de algum tempo para cá. Já se fala mais abertamente; já se arriscam, e isto faz com que se abram os olhos dos próprios antagonistas, que perguntam se é prudente, no interesse de sua própria reputação, atacar uma crença que, queiram ou não queiram, por toda parte se infiltra e encontra apoio nas altas camadas sociais. Assim, o epíteto de louco, tão prodigalizado aos adeptos, começa a tornar-se ridículo. É um lugar-comum que se torna trivial, porque em breve os loucos serão mais numerosos que os sensatos e mais de um crítico já se colocou do seu lado. Aliás, é o cumprimento daquilo que foi anunciado pelos Espíritos, quando diziam: Os maiores adversários do Espiritismo tornar-se-ão os seus mais ardentes partidários e propagandistas.

Allan Kardec
Revista espírita, 1858.
Inserida por Marcelo_C_Monteiro

Aliás, é o cumprimento daquilo que foi anunciado pelos Espíritos, quando diziam: Os maiores adversários do Espiritismo tornar-se-ão os seus mais ardentes partidários e propagandistas.

Allan Kardec
Revista espírita, 1858.
Inserida por Marcelo_C_Monteiro

⁠Como, em tudo, os fatos são mais concludentes que as teorias, e são eles, em última análise, que confirmam ou destroem as últimas.

Allan Kardec
Revista espírita, jun. 1867.
Inserida por Marcelo_C_Monteiro

Se em cada uma de suas existências um véu esconde o passado do Espírito, com isso nada perde ele das suas aquisições, apenas esquece o modo por que as conquistou.

Allan Kardec
O que é o Espiritismo. Brasília: FEB, 2013.
Inserida por Marcelo_C_Monteiro

⁠" O Espiritismo é o grande nivelador que avança para aplainar todas as heresias. Ele é conduzido pela simpatia; ele é seguido pela concórdia, pelo amor e pela fraternidade; ele avança sem abalos e sem revolução; ele nada vem destruir, nada derrubar na organização social; ele vem a tudo renovar. "

Inserida por Marcelo_C_Monteiro

" ⁠É o que se dá com os Espíritos completamente purificados. Sabemos que quanto mais eles se purificam, tanto mais etérea se torna a essência do perispírito, donde se segue que a influência material diminui à medida que o Espírito progride, isto é, à medida que o próprio perispírito se torna menos grosseiro. "

Inserida por Marcelo_C_Monteiro

Proibir um livro é dar mostras de que o tememos. O Espiritismo, longe de temer a divulgação dos escritos publicados contra ele e interditar sua leitura aos adeptos, chama a atenção destes e do público para tais obras, a fim de que possam julgar por comparação.

Allan Kardec
O Espiritismo na sua expressão mais simples. Rio de Janeiro: FEB, 2012.
Inserida por Marcelo_C_Monteiro

Não há qualquer afiliação, qualquer solidariedade material. A única palavra de ordem é a que deve ligar todos os homens: caridade e amor ao próximo, palavra de ordem pacífica e que não levanta suspeitas.

Allan Kardec

Nota: Discurso dado em abril de 1862.

Inserida por Marcelo_C_Monteiro

⁠Os Espíritos vivem fora do tempo, tal como o compreendemos. A duração, para eles, anula-se, por assim dizer, e os séculos, para nós tão longos, não passam, aos olhos deles, de instantes que se perdem na eternidade, do mesmo modo que as desigualdades do solo se apagam e desaparecem para quem se eleva no Espaço.

Allan Kardec
O livro dos espíritos. Brasília: FEB, 2013.
Inserida por Marcelo_C_Monteiro

"⁠Se é um fenômeno natural, dirão aqueles que tudo negam,por que é a primeira vez que se produz?Nós lhes perguntamos,por nossa vez, por que as imagens daguerreotipadas só se fixaram depois de Daguerre, de vez que nem foi ele quem inventou a luz,nem as placas de cobre,nem a prata,nem os cloretos?Há muito tempo se conhecem os efeitos da câmara escura."

Inserida por Marcelo_C_Monteiro

⁠" Pessoas abastadas ou não intelectualmente vivem da quimera no poço escuro e fundo do abismo no orgulho torcendo para que os fatos não passem de invencionismos. "

Inserida por Marcelo_C_Monteiro

⁠" O desprezo e a aparente solidão são o que os hipócritas e os malevolentes atribuem a quem se esforça mesmo que ao mínimo para manter o princípio da verdade e da honestidade,entretanto vale a pena viver dessa ilusão deles. "

Inserida por Marcelo_C_Monteiro

Não tentavam descobrir as leis da cooperação social, porque pensavam que o homem podia organizar a sociedade como quisesse. Se⁠ as condições sociais não preenchessem os desejos dos reformadores, se suas utopias se mostrassem irrealizáveis, a culpa era atribuída à deficiência moral do homem. Problemas sociais eram considerados problemas éticos. O que era necessário para construir a sociedade ideal, pensavam eles, eram bons princípios e cidadãos virtuosos. Com homens honrados, qualquer utopia podia ser realizada.

Ludwig von Mises
Ação humana. São Paulo: Instituto Ludwig von Mises Brasil, 2010.
Inserida por GeladoAncap

" ⁠Sofrendo o Espírito encarnado a influência do organismo, seu caráter se modifica conforme as circunstâncias e se dobra às necessidades e às exigências impostas por esse mesmo organismo. Essa influência não se apaga imediatamente após a destruição do envoltório material, da mesma forma que ele não perde instantaneamente os gostos e hábitos terrenos. "

Inserida por Marcelo_C_Monteiro

O resultado de qualquer Moralidade é uma forma de subserviência e, por conseguinte, uma forma de escravidão.

Inserida por alessandro_loiola