Poesia de Moral
Nossa moral não é baseada no que um deus disse, mas no que um homem afirmou ser a palavra de uma divindade.
- O caminho moral pode não ser o mais curto, e sim, o mais penoso. Mas o único digno de ser palmilhado por aqueles que aspiram à vida eterna. (dpb)
- Sócrates, Platão, Zeno e Epicuro, refletiram sobre a filosofia moral e formularam todos os seus códigos de ética. Contudo não conseguiram reformar a sociedade nem tornar o homem menos egoísta. (dpb)
Se a busca pela reflexão moral, fosse tão intensa quanto a busca por fama, ostentação, facilidades e poder, com certeza, estaríamos vivendo tempo menos sombrios.
Não liga se ele não te der mais moral, você tem valor e já valeu se ao menos um dia você riu, chorou, na chuva ou no sol. Deixa ele ver que foi um bobo ao te dispensar; que a mulher que hoje ele busca pra casar, é aquela menina inocente que acreditou no seu blá blá blá...
Atitudes como moral e bons costumes, não transforma homens em fazedores de justiça com as próprias mãos, tornam todos além de dignos em seres honrados.
Que moral tem o ser humano que acha que está evoluindo mas massacra as vidas e os corpos dos animais, dando desculpas que eles são alimentos e seus restos vestimentas?
"A justiça e o direito são um elo fraco que unem a legislação frente a honra, a moral e os bons costumes, que sobretudo há de ser construída no âmbito das nossas casas para cobrança alheia."
A falta de educação e a presença de pessoas de moral duvidosa tornam os mais fracos inertes e imbecis.
A moral (gíria) da minha vida é deixar ela se arrastar e criticá-la. Eu acredito fazer boas críticas, mas se arrastar é opcional, desgraçado!
Nossa reserva moral é o bem mais precioso que podemos acumular ao longo da vida. Quando bem cuidada, tem poder de reverter situações da mais extrema penúria com que nos deparamos, pois que sempre haverá gente empenhada em ajudar-nos na empreitada. Quando desprezada, porém, não há reserva pecuniária que garanta nossos dias, ou quem se arrisque a comprometer-se com eles. Feliz, portanto, de quem escolhe desde cedo o que fazer com o próprio futuro, pois que quando ele chegar poderá ser tarde para isso.
A Liberdade é o poder individual sobre o coletivo, é a ignorância do dever moral face a possibilidade do individuo exprimir-se de acordo com sua natureza, sem restrições, sem constrangimentos.
Vivenciamos uma crise moral e ética na sociedade, onde estão querendo subverter o certo, tornando o errado correto.
Em nossos dias, espera-se que os pregadores sejam especialistas em "renovação moral cristã". Espera-se que eles ofereçam listas de "faça isto", em vez de anunciarem: "Está consumado". Espera-se que eles façam alguma outra coisa "mais do que" expor aos olhos de suas congregações a obra consumada de Cristo, pregando uma absolvição total baseada tão-somente na justiça completa de Outro. Evidentemente, a ironia é que a renovação moral não acontece mesmo quando os pregadores seguem essa pressão. Focalizar-me no como estou fazendo mais do que naquilo que Cristo fez é narcisismo cristão (um oximoro, se já ouvi um oximoro) – o veneno da auto-absorção que destrói o poder do evangelho em nossa vida. Martinho Lutero comentou que "o pecado que está por trás de todos os nossos pecados é a mentira da serpente de que não podemos confiar no amor e na graça de Cristo e de que temos de tomar as questões em nossas próprias mãos".
A moral tem a mesma raiz que o sagrado. Uma com o outro são os alicerces da vida em sociedade e sustentáculos da alma humana. Por isso, é praticamente inevitável que quando o segundo é achincalhado a primeira venha a entrar em franca deterioração. Consequentemente, a sociedade não tem como não acabar mergulhando gradativamente no caos e as pessoas acabarem ficando desamparadas, perdendo-se em meio aos entulhos, religiosos e morais, que jazem no âmago de suas atormentadas almas que, vagarosamente, terminam por abdicar do bom senso e da razão.
No Brasil, a feiura moral e a deformidade estética não são acidentais não; são um megalomaníaco projeto político orquestrado por gerações e gerações de pessoas desfiguradas espiritualmente.
Pessoas de baixo nível moral não conseguirão te superar, mas acreditam que a "fofoca" fará todo o serviço sujo por elas.
Toda vez que o Estado começa a soberbamente decretar o que é bom e o que é mal em matéria moral é porque que ele está transubstanciando-se num Leviatã totalitário.
"Mexer com o amor de um homem é mexer com sua sanidade , com sua moral , com sua definição de certo e errado , é enlouquecer o mais racional dos homens ."
Respeito, valor moral, transparência, responsabilidade, caráter, impessoalidade, legalidade. Sendo esta a base, pode ser que tenhamos uma sociedade desenvolvida economica e socialmente.