Poesia de Moral
Jardim das Delícias
Procuro para mim um homem sem moral
que me deixe arisca e me deite de costas
mandando coisas.
O Oculto da paixão tem mais sabor
que pitanga roubada
e minha alma dissoluta, dissimulada
mistura ao vinho uma idéia de me
jogar em lençõis de linho
ou no mar.
Ah, eu queria saber de cor o nome das estrelas
todas as constelações e tudo
que de mistério carrega o ser humano
a face das pessoas, a inconfessável
a dimensão da atmosfera e o ponto exato
onde tudo se desintegra.
Quero conhecer o sentido da vida
a essência do vôo e a geografia.
O que destrói a humanidade?
Política sem princípios;
Prazer sem compromisso;
Riqueza sem trabalho;
Sabedoria sem caráter;
Negócios sem moral;
Ciência sem humanidade;
Oração sem caridade.
Todo o homem de hoje, em quem a estatura moral e o relevo intelectual não sejam de pigmeu ou de charro, ama, quando ama, com o amor romântico. O amor romântico é um produto extremo de séculos sobre séculos de influência cristã; e, tanto quanto à sua substância, como quanto à sequência do seu desenvolvimento, pode ser dado a conhecer a quem não o perceba comparando-o com uma veste, ou traje, que a alma ou a imaginação fabriquem para com ele vestir as criaturas, que acaso apareçam, e o espírito ache que lhes cabe.
Mas todo o traje, como não é eterno, dura tanto quanto dura; e em breve, sob a veste do ideal que formámos, que se esfacela, surge o corpo real da pessoa humana, em quem o vestimos.
O amor romântico, portanto, é um caminho de desilusão. Só o não é quando a desilusão, aceite desde o princípio, decide variar de ideal constantemente, tecer constantemente, nas oficinas da alma, novos trajes, com que constantemente se renove o aspecto da criatura, por eles vestida.
Das leis, da moral e dos costumes
eu sigo o que me convém.
Sou dono de mim e meu juiz,
e considerando que não estou preso,
nem internado, nem morto,
vê-se que não sou tão mal menino assim...
A virtude moral é uma consequência do habito. Nós nos tornamos os que fazemos repetidamente. Ou seja: nós nos tornamos justos ao praticarmos atos justos, controlados ao praticarmos atos de autocontrole, corajosos ao praticarmos atos de bravura.
Tudo o que é realmente bom e muito bonito, o interior, moral, espiritual e sublime beleza em homens e suas obras, vem de Deus, e tudo o que é mau nas obras dos homens não é de Deus, Deus não aprova isso.
Quem tudo suporta em silêncio - calúnia, agressões, injúrias - conquista uma autoridade moral que faz calar os opositores e transforma aversão em admiração.
Do que adianta escrever frases bonitas e tentar dar lição de moral, se você nem sequer segue suas próprias conclusões.
Para a mulher, toda reforma, toda salvação de qualquer tipo de ruína e toda renovação moral está no amor.
Um estranho fanatismo preenche nossos dias: o ódio fanático contra a moral, especialmente contra a moral cristã.
Quando eu estou triste, eu não preciso de conselhos e lições de moral. Eu só preciso que alguém demonstre que realmente se importa.
O mundo só se tornou viável porque antigamente as nossa leis, a nossa moral, a nossa conduta eram regidas pelos melhores. Agora a gente tem a impressão de que são os canalhas que estão fazendo a nossa vida, os nossos costumes, as nossas ideias. Ou são os canalhas, ou são os imbecis, e eu não sei dizer o que é pior. Porque você sabe que são milhões de imbecis para dez sujeitos formidáveis.
No mundo em que vivemos estamos cheio de hipocresia e falta de disciplina moral..O mundo tão bonito cheio de coisas maravilhosas e com um ideal tão pequeno... Nos seres humanos nos trancamos a cada dia que passa...e paramos de enchergar o certo e deixamos que a coisa errada tome conta de tudo..ou por um medo ou por uma insegurança ou qualquer coisa que esteja relacionada a covardia. Os direitos são idenpendentemente iguais a todos seja qual for a sua opinião, não e você que distingue. Isso é uma democracia o que eu não sei se e melhor ou pior..devido o direito de expressão... Sabemos que todos nós temos pensamentos diferentes claro isso e fato, mais todo mundo esta errado quando se trata de ter várias opiniões para um mundo que so segue uma. Intão se quizer ainda manter sua tese seja qual la seja o seu tema pelo qual você esteje lutando faça com que as pessoas enchergam o seu lado façam eles ver de um modo diferente...Não seja covarde de tentar uma coisa incerta mais seja corajoso de tentar uma coisa que você mesmo fez.
Consumismo e competitividade levam ao emagrecimento moral e intelectual da pessoa, à redução da personalidade e da visão do mundo, convidando, também, a esquecer a oposição fundamental entre a figura do consumidor e a figura do cidadão.
Se você analisa as coisas e fatos a partir de um ideal de sociedade ou de algum princípio moral normativo, já começou errado. O único ideal que pode anteceder o conhecimento da realidade é o ideal de conhecer a realidade.
É tão fácil dar lição de moral quando se copia e cola uma frase de internet no seu mural do facebook né? Eu vejo gente fingindo ser o que não é... Com que frequência? O tempo todo! É mulher que nunca tomou atitude alguma na vida e sempre foi feita de idiota ensinando a como ser uma mulher de princípios, homem que nem sequer pensou em ser gentil ou ter respeito com uma mulher ou com uma pessoa que considera "inferior", falando em cavalheirismo... E por aí caminha a hipocrisia. Lembre-se: Quando adicionar alguém nas redes sociais fique atento para saber se você 'iniciou uma amizade' realmente com aquela pessoa que você encontra nas ruas ou se foi apenas com a máscara que ela usa pra mostrar para os outros aquilo que eles gostariam que ela fosse! E viva a realidade.
A política justifica-se por si mesma e não deve buscar fora de si uma moral que a justifique. O objetivo da política é levar os homens a viver na mesma comunidade de forma organizada e se possível em liberdade.
Não é possível que exista uma moral científica; mas também não é possível que haja uma ciência imoral.
Conhecer é um ato. A ciência pertence, portanto, ao âmbito da moral. Agir é seguir um pensamento. A moral pertence, portanto, ao campo da ciência.
Tudo em volta induz à loucura, ao infantilismo, à exasperação imaginativa. Contra isso o estudo não basta. Tomem consciência da infecção moral e lutem, lutem, lutem pelo seu equilíbrio, pela sua maturidade, pela sua lucidez. Tenham a normalidade, a sanidade, a centralidade da psique como um ideal. Prometam a vocês mesmos ser personalidades fortes, bem estruturadas, serenas no meio da tempestade, prontas a vencer todos os obstáculos com a ajuda de Deus e de mais ninguém. Prometam SER e não apenas pedir, obter, sentir, desfrutar.