Poesia de Intolerância
Um dos mais constantes caracteres gerais das crenças é a sua intolerância. Ela é tanto mais intransigente quanto mais forte é a crença. Os homens dominados por uma certeza não podem tolerar aqueles que não a aceitam.
Todas as vezes que tratar alguém com estupidez ou intolerância, quem mais sairá perdendo, com toda certeza, será sempre você mesmo.
A intolerância é inclinada a censurar, e a censura promove a ignorância dos argumentos dos outros e, portanto, a própria intolerância: um círculo rígido e cruel que é difícil de quebrar.
A intolerância do adolescente é a mesa farta da irresignação quando abraça os conflitos partilhados pela incompreensão dos adultos.
Tolerância libertadora, então, significa intolerância contra movimentos da Direita, e tolerância de movimentos da Esquerda.
Se faz parte da evolução humana toda essa estupidez e intolerância, nunca se fez tão necessário uma involução.
Retribua o mal, com bondade. A inveja, com simplicidade. A ignorância, com sabedoria. A intolerância, com paciência. O ódio, com amor. O silêncio, com sorrisos. As injustiças, com o perdão. Faça o bem, cultive-o interiormente e que ele prevaleça em todas as instâncias da sua vida.
Que todo o mal se transforme em amor, que toda intolerância se transforme em respeito e que toda dor se transforme em rosas.
A única coisa que devemos curar é o ódio, a intolerância, o preconceito e a falta de amor ao próximo.
Foram discussões e mais discussões, falta de compreenção e intolerância, falta de tempo e distancia, pequenos pormenores passaram a ter grande importância.
“Para que tantas regras, tanta altercação, tanta desconfiança, tanta intolerância? Eu só queria ser livre. Não quero dizer que não sou. Mas de uma forma detalhista não tenho o tempo respeitado.”
A intolerância humana é grande, um negro nunca pode fazer coisas bonitas porque pensam que é ignorante.
Se Cristo voltasse agora, qual religião ele assumiria? Pela intolerância de todas, certamente nenhuma.
Silenciar...em tempos de intolerância,esperar a tempestade passar, evita muitos males e é a mais sábia das escolhas.
A tolerância é incapaz de tolerar a intolerância, pois é impossível tolerar algo que propaga a intolerância. É como um ateu e um cristão, um ateu que segue à risca suas ideias tem mais facilidade em atrair um cristão com uma fé fraca para o ateísmo do que o cristão atrair o ateu para o cristianismo, sou seja, se tolerarmos a intolerância, a tolerância sumirá do planeta...
Nunca, jamais, nos curvaremos ao racismo e à intolerância, seja ela qual for. Não cederemos um milímetro ao ódio.
Menos conhecido é o paradoxo da tolerância: tolerância ilimitada leva ao desaparecimento da tolerância. Se estendermos tolerância ilimitada até mesmo para aqueles que são intolerantes, se não estivermos preparados para defender a sociedade tolerante contra a investida dos intolerantes, então os tolerantes serão destruídos, e a tolerância junto destes.
A humildade nos transforma em uma pessoa melhor, educada e compreensível perante o outro. Ela é uma força poderosa no combate a intolerância e a arrogância.
Seja bom em tudo aquilo que se dispor a fazer... Não precisa ser puxa-saco nem puxa tapete, seja você; mas seja bom com humildade, com amor no coração, melhor uma verdade doída que uma mentira intolerável... Ame mais, confie mais e, principalmente, não deixe que a intolerância diga quem você é.