Poesia Contemporânea
Umas das drogas mais forte da sociedade contemporânea é o dito amor possuidor. O vicio incontrolável da compra, que em excesso flagela o incauto comprador cada vez mais e de forma mais forte, quando decepcionado se vê diante da inverdade promessa de que nada substitui nada, as antigas frustrações da vida não se corrigem pela abundancia desnecessária, poder de compra e concorrência de consumo.
Na sociedade contemporânea de hoje com as facilidades de sigilo tem um numero cada vez maior de tristes e indecisos candidatos no armário a espreita de convite para inversas e discretas novidades.
Na sociedade contemporânea já não há mais espaço para capitães do mato, e negar-lhe espaço de crescimento é responsabilidade de cada um de nós.
A forma contemporânea da grandeza verdadeira é baseada em uma civilização estabelecida sobre a espiritualidade do trabalho.
A diversidade artística e cultural brasileira é rica, moderna e contemporânea mas o ambiente e a atmosfera educacional, artística e cultura no Brasil de hoje, ainda é escravagista, coronelizada, imperialista, antiquada e colonial. Os grandes nomes da cultura acontecem e parecem ser por mero favoritismos, oportunidades e apadrinhamentos.
Jamais existirá plateia que aplauda os insatisfeitos, a insatisfação é contemporânea, ela nasce e cresce, ela se desfaz como uma tempestade, ela se transforma em não aceitar.
A sociedade contemporânea transformou o indivíduo-cidadão em indivíduo-mercadoria. Como um usuário, privado de qualidades e características específicas, e sem a necessidade de comprometimento com o ambiente que o envolve.
Em geral, qualquer discussão filosófica contemporânea está repetindo alternativas que foram formuladas por Sócrates, Platão e Aristóteles. Nós não conseguimos sair de dentro do território delimitado por eles simplesmente porque esse território é a filosofia. Você pode até não gostar disso, jogar tudo fora e fazer outra coisa, como fez Nietzsche. Mas se é outra coisa, é outra coisa — iniciada por você, ou por Nietzsche, sem nada a ver com a filosofia no sentido em que historicamente a palavra faz sentido.
A desagregação familiar é a origem do caos social da Era Contemporânea... Famílias bem estruturadas são as células fundamentais que em conjunto formam uma sociedade melhor, consciente e mantenedora dos preceitos éticos e morais.
“A sociedade contemporânea é inteiramente desprovida de conteúdo, pois segue as tendências que se sobrepõem aos deveres. Nesse universo artificial, “nada” tem tanta importância que um gesto contido é motivo de discórdia; um simples olhar torna-se razão de descontentamento; uma palavra é o bastante para despertar a fúria que explode em forma de ódio a ponto de o abstrato tornar-se tudo.”
O problema da era contemporânea é o nivelamento democrático fascista que nos faz acreditar que um dia todos seremos felizes e amantes da natureza
A família contemporânea vive em um processo metamorfósico, onde ninguém sabe o lugar e a função da maternidade e paternidade.
A cultura contemporânea instituiu formas de consideração da Mulher que têm naturalizado a sua valorização parcial
Uma das máximas da sociedade contemporânea é que o grau de importância de alguém está relacionado à proporção da sua conta bancária e de seus bens materiais, isso é totalmente nocivo ao homem pós-moderno que busca a todo custo êxito profissional e cada vez mais afunda-se em um consumismo desenfreado. A visão pragmática e materialista do senso comum, também tem adentrado ao Cristianismo denominado Neo-Pentencostal que tem seduzido a muitos com promessas de prosperidade terrena o que foge muito da essência do autêntico evangelho. Não que seja pecado buscar uma vida confortável, desde essa busca seja honesta (Salmos 128:2) e secundária (Mateus 6:33) não há mal algum, porém, quando isso torna-se requisito para buscarmos a Deus estamos totalmente equivocados, pois invertemos a ordem natural das coisas, fazemos de Deus nosso servo ( Deuteronômio 6:4). A Bíblia adverte que surgiriam falsos profetas que usariam a própria Palavra de Deus para enganar a muitas pessoas (Mateus 24:24). Por isso, quando dirigir uma oração ou participar de Culto a Deus certifique-se que suas motivações ao buscar ao Senhor estejam corretas. (Mateus 4:10).
A cultura contemporânea afastou o homem do amor por estar baseada numa falsa liberdade política e na equivocada idéia de que o mercado tudo regula.
Perguntaram: o que é arte contemporânea? Responderam: É um corvo acreditando que quando grasna tem o mesmo efeito de um canário quando chilreia
A arte contemporânea é como um rio poluído, que há algum tempo foi cristalino. O próprio homem o poluiu com lixos. E hoje ninguém mais pode nadar em suas águas nem contemplar a sua beleza.
A sociedade que se diz contemporânea tem ainda engatinhando sua contemporaneidade; no entanto, parece surgir no horizonte das mentes abertas um futuro promissor, no qual todos poderemos gritar para o mundo que, entre o conjunto "tradições - rituais - convenções ditadas" e os diversos prazeres a nosso alcance que a vida nos pode proporcionar, optamos pela segunda alternativa. Finalmente.
Na cultura contemporânea, há uma prevalência da mentalidade imediatista do "aqui e agora", levando as pessoas a se concentrarem apenas no presente e priorizarem prazeres imediatos, fragmentos de alegria e preocupações vazias.