Poesia Completa e Prosa
POESIA COMPLETA
TÍTULO: OUTRO TEMPO
AUTOR: SAMUEL THORN
Não tenho um lugar para ir!
Quase tudo deixou de existir.
Apenas ficaram as vozes
Desta escuridão
Olho para todos os lados,
Só vejo um grande vazio.
Parece que estou no meio
Desse mundo carecido
O Sol já não existe.
Só vejo o vulto da lua.
Não existe nada ao meu redor.
Apenas a noite soturna
Desejo muito a solução,
Mas até ela foi embora.
Vou seguir sem direção
No meio dessa escuridão
“Se vc fosse uma poesia... seria a obra completa do Neruda...
Se fosse uma canção... “Todo o sentimento”, do Chico...
Se fosse um filme... Chaplin assinaria a direção...
Se fosse um país... seria o Uruguay...
Fosse um vinho... um Barolo, safra 2013
Se fosse um cd, “Street Legal”, do Dylan...
Se fosse uma deusa... Aphrodite ficaria com ciúmes...
Se fosse um caminho... o de Santiago... e suas descobertas...
Se fosse uma praia... qualquer uma... de Bali...
Se fosse um Beatle...seria Harrison...
Se vc não fosse real... o mundo seria cinza”...
Não sou poeta
sou poesia
completa e singular,
sem princípio,
sen fim...
Só magia.
Por ser poesia
também sou natureza.
Sou os prantos
que se ouve nas noites;
As vozes tíbias do romantismo;
O "fala baixo coração".
Sou aquela canção euforia.
... Agitação.
Não tenho sorte,
mas,
também não sou sorte.
Sou o acaso do dia-à-dia
por vezes sou o medo.
... melancolia.
Quem disse que sou
totalmente felicidade?
Sendo eu o acaso
também vaso,
mas
sendo POESIA
Renovo-me em
cada rima,
faço-me alegria.
...Amimetobia.
by A. capiquila in " ensaio" 24/9/2020
Poesia: Carla Diaz:
Carla Diaz é o nome dela
Tão suave e tão bela
É uma artista completa
Tão bela quanto uma paisagem
Que parece até uma miragem
Mas pode crer que é de verdade
Tão talentosa é uma grande atriz que encanta e emociona desde criança
Memórias que até hoje está na lembrança
Temos muito orgulho por ser fãs de Carla Diaz
Que sempre nos encanta a cada dia
Que os dias dela seja sempre abençoado
É o desejo de todo o borboletário!
- Neto Coutinho
Poesia, vivendo a simplicidade do amor.
Quão mais suave, completa e plena seria a nossa vida se vivêssemos a simplicidade das virtudes do amor, que nos ensina por meio da alegria, e também pelos ensinamentos que trazem consigo a dor. Dor essa, que revela feridas não tratadas pelas virtudes desse amor-perfeito, que em sua essência traz consigo uma realidade de graça capaz de desfazer todo mal. Essa mesma graça, sendo a manifestação desse amor-perfeito em ação, trabalha em cada coração, harmonizando a nossa desarmonia interior. Nessa harmonia interior, percebemos que esse mesmo amor jamais perde a simplicidade de sua essência, que nos revela a magnitude de nossa carência dele em nosso interior.
Metalinguagem
Pressinto poema, a rima me invade
Me cerca por cima, abafa a prosa
Martela na alma, me urge e arde.
Escrevo com calma a rima teimosa.
Na cama, pijama, controle, marido
É quando a rima aparece perfeita
Prometo jamais esquecer e repito
Mas é poesia e precisa ser feita
A prosa me ronda tão chique e nobre
A rima invade, covarde, " chinfrim"
Em prosa sou ouro. Rimando sou cobre Rima é poesia que exala de mim
Ml
Não quero a rima
Nem rica nem pobre .
A prosa é ouro, rimando é cobre.
Eu tento a prosa: medrosa, padeço.
Em rima, sou asa.
Se prosa, sou gesso.
C
VANITAS
Só, em silêncio, a inspiração tímida e fria
Poeta... A prosa sai tremulante e inquieta
Rascunhando a estrofe em uma linha reta
De ilusão secreta, dor e suspiro em agonia
Febril, sua o devaneio, amotina a euforia
Bravia a alma grita, palpita, e então espeta
O nada, por fim, quer ser qual um profeta
Iluminado, falante e de alucinada idolatria
Poeto... cheio da minha imaginação cheia
Nascente do meu mais abismo profundo
E desagregada das paredes da teimosia...
Farto, agora posso descansar a cavalaria:
As mãos nervosas e o coração moribundo.
Arranquei-ti-ei pra vida, vivas tu ó poesia!
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
Outubro de 2018
Cerrado goiano
Olavobilaquiando
00:31
Desta vez és uma prosa diferente. Gostaria de falar, que você se deixou apaixonar por alguém que adora escrever. E que, ainda bem, que nós somos ilimitados por dentro. Somos um “vazio’’ cheios de espaços, e cheio de coisas ao mesmo tempo. Não vejo meus limites em escrever poesias sobre você. Na verdade, se tratando de você, é como chegar numa sessão de poesia em uma biblioteca. É só caminhar meus olhos sobre você. E tudo se torna tão fácil, porque, no momento em diante em que eu fito meus olhos nos teus, eles me contam segredos quando tua voz não tem coragem. Teu corpo te desobedece quando sente meu toque. Você pode até ser bem racional, mas meu romance consegue tirar você da pista, como um carro desgovernado que passa a cem quilômetros por hora numa curva fechada. O bom é que após perder todo seu controle, não existe penhasco nenhum, não existe fim, nem se quer um ponto final. Após que você passa direto pela curva, tudo que lhe resta é mergulhar no meu romance exagerado.
Despedida
Meu coração, de poetar-te, delira
Escreve rascunhos cegos e sem vida
Com prosa sem cor e de mentira
E não se pode ser lida nem ouvida
São gestos e olhares de um caipira
Onde a alma se vê enlouquecida
Nas mesmas estórias e mistério
O meu amor por ti, anda de partida
Assim escrevo com tal despautério
O que sinto, frágil, faço em despedida
Saiba tudo passa, a dor tem cautério...
Luciano Spagnol
Sobre o Amor:
AMOR, INTENSO AMOR
O amor é, e sempre será:
Cantado, entoado em prosa e verso!
Do amanhecer ao entardecer de nossas doces primaveras,
À luz do Sol e da Lua,quiseras
Que nunca acabado.
Assim sejas:Iluminado,
pelos sorrisos dos amantes.
Fruto, de esperas constantes.
Laborioso, ditoso,vislumbrante.
Assim sejas:
Amor, intenso amor!
(...)"Desculpas peço agora
em verso e prosa,
À tristeza e ao mal querer.
Planta morta,
No jardim da minha vida
não aflora.
Em minha poesia
tristeza existe,
sentimento ausente ,
Que ainda assim,
Tanto teimo em escrever.
Ahhh pobre tristeza...
Tenho pena de ti.
Caminhas apressada
e não te aproximas de mim.
A felicidade reina soberana
em meu viver.
Peço-lhe sinceras desculpas,
Mas não me há tempo
pra sofrer..."
ÁFRICA PERDIDA
Ah! mamãe África
Tu és a prosa, és a lírica
És o berço da humanidade
És o túmulo da verdade
Te perdes facilmente
Te encontras num instante
És a escolhida
Princípio da vida
O Céu te desenhou
Deus te beijou
Mesmo assim ainda sofres
Guardas segredos nos cofres
NARRAR
Vaguear em prosa e versos,
E a capanga carregada.
Cumbuca desliza solta,
E a boca, o vento sopra.
Este clã de tantas letras,
Balada que vem de longe.
São cercas e amarração,
E sem o lá...eu vivo só.
Poema que engole a rima,
Aborta palavras magras.
E o gole desse prazer,
Faz de mim um viajor.
Escravo de certas linhas,
Amarrado nesse tronco.
E o livro, por sí...fala;
E faz o povo pensar.
Vamos esta prosa analisar,
para nela encontrar
o que nos leva a poetar...
Osculos e amplexos,
Marcial
COMO PODEMOS DIFERENCIAR PROSA E/OU POESIA
Marcial Salaverry
Realmente, eis um tema interessante e uma dúvida pertinente, vamos assim tentar definir se existe alguma diferença entre prosa e poesia.
O que na realidade se pode afirmar, é que todo prosador é um poeta em potencial e vice-versa. O fundamental é que tenha alma de escritor, e saber buscar no âmago da alma, aquilo que quer exteriorizar, ou seja, se tem uma alma poética ou se "sente" mais forte a prosa em sua alma...
Outrora essa diferença era bem acentuada, pois a prosa sempre teve um estilo livre para ser escrita, ao passo que, para escrever uma poesia, era necessária a observância de certas regras de rima e métrica, que a tornavam quase que um exercício de matemática. Basta que se considere a quantidade de prosadores e de poetas de antigamente (d’antanho fica mais adequado...).
Por essa razão, os poetas eram exclusivamente poetas, e os prosadores mais ainda, dedicavam-se à liberdade de linguagem da prosa, fugindo dos grilhões das rigorosas regras da métrica poética..
Destarte, os grandes autores do passado, sempre seguiram seus estilos. Por vezes fizeram algumas incursões em seara alheia, mas não conseguiram desenvolver-se fora de sua especialidade.
As poesias sempre foram consideradas leitura de elite. O vocabulário dos poetas sempre foi considerado pernóstico pelos leitores não iniciados. As regras poéticas sempre exigiram o uso de palavras consideradas “difíceis”. Para ler-se uma poesia, por vezes exigia-se um dicionário ao lado. Por essa razão, apenas uma minoria mais intelectualizada apreciava o gênero poético. Muitas vezes, sem entender o que o poeta quisera dizer.
Contudo, com o correr do tempo, alguns autores começaram a popularizar mais a poesia, trazendo-a ao alcance do público em geral, e assim, as antigas regras poéticas foram completamente desprezadas, chegando-se à rima livre. Atualmente, para escrever-se uma poesia, há que se ter sentimento. Sequer a famosa rima é exigível. Métrica, então, nem pensar, contudo, existem alguns temas dentro da poesia que seguem mantendo obediencia às regras de sempre, como sonetos, trovas, indrisos,e outros mais, que fogem dos "benefícios" da "Poesia Livre", que permite aos poetas procurar em seu interior os temas a serem desenvolvidos. E graças a esa liberdade poetal, tem surgido muitos poetas novos, brindando-nos com lindas poesias, aproveitando-se do "Habeas Poesias..."
Atualmente, pode-se considerar uma poesia como uma mini prosa. Assim sendo, pode-se mesmo dizer que para um prosador escrever uma poesia, basta saber sintetizar sua prosa, e dar-lhe um certo ritmo poético. E, para um poeta escrever uma prosa, basta “inchar” sua poesia, desenvolvendo um pouco mais o tema, e portanto, prosa e poesia podem perfeitamente ser escritas por um só autor, desde que tenha a sensibilidade necessária para saber “sentir” as pequenas diferenças existentes entre ambos os estilos.
Poesias sempre dão um enlevo maior. Puxam mais para o romantismo. São de leitura mais leve. Falam de amores, de desejos. Também contam histórias breves, com um certo ritmo. São mini prosas.
Prosas são crônicas. São histórias. São estórias. São temas mais desenvolvidos. Falam de amores, de desejos. São maxi poesias.
Hoje praticamente pode-se dizer que não há diferença nenhuma entre escrever-se uma prosa e uma poesia. Basta que se tenha a alma de escritor acima citada.
O que se pode apontar como diferença, é apenas uma certa preguiça poetal. Nem sempre um poeta se dispõe a desenvolver seu tema e escrever uma prosa. Nem sempre um prosador se dispõe a procurar sentir em seu espírito a poesia que está dentro dele.
Um convite aos amigos escritores. Aos poetas, que experimentem descobrir seu lado prosador, e aos prosadores que descubram seu lado poético.
O importante é saber explorar o talento de escritor que existe dentro da alma, soltando todo o talento que ela abriga.
O importante é soltar a alma para o mundo, sempre desejando UM LINDO DIA, seja com uma mensagem de otimismo, seja com uma doce poesia. O importante, é poder espalhar amizade e felicidade...
Letra Bacana
Por: Alexandre d’ Oliveira
Meu poema é livre, minha bossa
é prosa e com isso eu faço que você
sem drama entenda aonde
eu quero chegar.
Que seja de qualquer maneira
assim consiga dentre acordes
maviosos no meu violão
te acompanhar.
Meu ritmo nobre numa letra bacana
enquanto encanto no samba.
Por isto faço prumo
para ouvir você dizer que me ama
e assim entenda o que quero
mostrar morena da cor de jambo.
#alexandrrpoeta.com
Rosas.
Por que você está aqui?
Vim para ter uma prosa
E que prosa poderíamos ter?
Talvez sobre o que são rosas
Rosas não são para você ver?
Sim, mas rosas são preciosas. Precisamos de um significado
Como nós também precisamos de um?
Não, rosas são lindas, e eu, complicado
Rosas não tem espinhos?
A beleza delas sobrepõem todos os defeitos que nela tenha
E todos os significados precisam ser justos?
Precisam, todos que contenham algum cativo, necessita justificativa
E se eu te disser que por você, eu já me cativei. Você me amaria?
Não sei.
E se eu fosse uma rosa, tu se apaixonaria?
Não sei.
E se eu tivesse a rosa mais bela de todas as rosas, você com ela ficaria?
Há coisas que precisam ficar como estão, pois se essa rosa for retirada, eu me machucaria pelos espinhos, como também ela morreria pela ausência do solo. As rosas só vão ser belas à distância, enquanto elas tem a terra, não terá mudança, não serão mortas por causa de ladrões apaixonados, mas terão a beleza eterna através de olhos fissurados.
Vivo como quem escolhe
em silêncio cada detalhe
de um roteiro de viagem
em prosa e em cada verso
todos os dias te enlevo,
e saio em busca de ser
para a tua vida a mulher:
Esta é a alma do desejo
de ir até onde você está
e como ainda não posso
é para dentro que te levo.
Cada poema que tenho
escrito além de ser
uma declaração pública,
é uma rota de fuga
que por força do destino
irão me levar aos braços
teus sob a luz da Lua:
E ainda sem perceber
que és meu e eu sou tua:
o teu amor é todo meu,
e o meu amor é todo seu.
Pela força do Universo
um nasceu destinado
a ser o mundo do outro,
e não há nada que desvie
ou quem faça ser desviado
o trajeto de cada passo
que por natureza é alinhado.
O Corredor
As tardes caíam cada vez mais longas, sem expectativa e numa falta de prosa desconcertante.
Já ia longe a guerra do silêncio entre o casal em sua primeira disputa. Era difícil aplacar a angústia do que ia acontecer, disfarçar a ansiedade da volta e representar que tudo vai bem ou ia bem.
A janela foi objeto do desejo de disputa.
Abre a janela, Ana, está um calor danado desse jeito não consigo dormir, o quarto está abafado isto só dá pesadelo. Ela retrucou:
Pesadelo são os morcegos que entram no quarto e ficam assombrando o meu sono. Passo a noite vigiando a janela, de sentinela, enquanto você se refresca e dorme. No outro dia fico exausta.
— Assim não dá, Ana você acende velas no oratório, fecha a janela e o quarto fica mais abafado do que igreja em dia de Semana Santa. Isto já virou tormenta na hora de dormir, perde até o gosto de se deitar. Suar na escuridão é triste.
— Gosto da janela cerrada, dá mais segurança...
Vou abrir, Ana. amanhã é dia de serviço, a esta hora ainda não peguei no sono... deixe a luz da lua molhar o seu corpo, soprar o cheiro da flor do pequizeiro a perfumar o quarto.
Empertigada, Ana levantou-se:
— Então fique aí com a lua, os morcegos e as formigas dos pequizeiros. Vou para o outro quarto.
— Você é quem decide, Ana.
No corredor, quando as tábuas estrilaram, já bateu arrependimento.
Ana mastigou o conselho da avó: “Nunca saia de sua cama a volta é mais difícil''.
E foi assim. Tião ficou no quarto do oratório, de cortinado, as melhores cobertas, com a luz da lua, de janela aberta. Ana penava no final do corredor em colchão de capim, suando de calor e medo, disputando espaço com as muriçocas. Toda noite planejava e ameaçava: vou lá no outro quarto; “Amanhã tiro o cortinado...” Mas clareava o dia e pensava: “Quem vai subir e pregar este peso nas alturas?"!
Não se conversou mais sobre o assunto. Os pequizeiros floresceram, cheiraram, derramaram seus frutos, caíram suas folhas e não conversou mais.
O inverno chegou, a janela cerrou e Ana emperrou no quarto do corredor. Tião apostava até quando?! Aqui neste sertão sozinhos era só esperar...
Agora quem deixava Ana de sentinela eram seus pensamentos, haja tijolo quente debaixo da cama para aquecer a solidão, além da trabalheira, dos dedos queimados, dos pés gelados a indecisão deixava o corredor da volta mais comprido.
Tião matutava: tinha que tomar atitude, Ana ia botar fogo na casa. Coitada! Moça da cidade não tinha costume da roça. Levantou-se, encheu-se de coragem, pegou a vela para atravessar o corredor. A cálida luz iluminou todo esplendor de Ana que de vela na mão também voltava ardendo de saudade.
Entreolharam-se e gungunaram:
— Oiiiii.
Cruzaram o corredor cada um em sentido contrário. Ana adentrou no quarto do oratório com cortinado e Tião no quarto do corredor com o colchão de capim. Sentou-se na cama desolado, contrariado, acanhado e deitou-se.
Palpitando de ansiedade Ana mal conseguiu sentar-se na cama: no instante sentiu o cheiro das roupas de Tião que exalavam da cama ainda quente o que disparou suas lembranças e encurtou o caminho da volta. Com as mãos e os pés frios da noite, com o coração ardendo de coragem, a chama da paixão iluminou o corredor e caminhou para junto de Tião.
No espaço exíguo da cama deitou-se com o coração apertado acomodando seu corpo ao de Tião. Ele entrelaçou sua cintura em sinal de reconhecimento. Ana com os pés gelados encostou seus pés ao dele para roubar seu calor. Ele a aqueceu e perguntou:
— Não estamos brigados, Ana?
Rindo afirmou:
— “Pés não brigam”.
Livro: Não Cortem Meus Cabelos
Autora: Rosana Fleury
Devo dizer que sempre preferi
os versos feridos pela prosa
da vida, os versos turvos
que tornam mais transparentes
os negros palcos do tempo, a dor
de sermos filhos das estações
e de andarmos por aí, hora após
hora, entre tudo o que declina
e piora. Em suma, os versos
que gritam: Temos as noites
contadas. E também
os que replicam:
Valha-nos isso.
Bruxona
Meu reflexo em você,
uma mulher de muitas vidas
incapaz de se explicar em prosa.
Enigmática, atrai olhares de lua cheia
reluzindo antigas memórias
em corações de pedra
lapidados por uma cabalística solidão.
Faz da inteligência, vaidade
e amplifica seus condutores de energia
acendendo tudo ao redor.
Intuitiva, Bruxona, sente, arde, sabe!
Carrega uma fogueira no peito,
prestes a acender ou apagar
qualquer incêndio no coração.