Poesia Caminhos
É ou é o seu?
Pensei nos meus caminhos e voltei os meus pés para os teus testemunhos. - Salmo 119: 59
Se um número suficiente de pessoas acredita que uma coisa errada está certa, isso faz com que seja assim? Por exemplo, se pessoas de todos os níveis educacionais persistem em escrever, é quando querem dizer que isso é correto.
De memorandos executivos a artigos de jornal e anúncios de outdoor, o uso indevido do produto continua. Para ser correto, você usaria isso para uma contração do que é. (É um bom dia.) E você usaria isso para denotar um possessivo. (O cachorro abanou o rabo.)
Parece que mais pessoas usam essa construção incorretamente do que corretamente. Isso significa que devemos tolerar seu uso indevido? Espero que não.
O mesmo acontece com os ensinamentos bíblicos que são distorcidos com tanta frequência que podemos considerar não fazer uma grande coisa sobre eles.
Por exemplo, e se as pessoas sugerirem continuamente que o inferno não é um lugar real e que pessoas sem Jesus não estão realmente perdidas? (Mt 5:22; Lucas 12: 5). Devemos reconsiderar a exatidão do que a Escritura ensina sobre o inferno? Ou a prática comum de mentir? Devemos redefinir o ensino bíblico sobre honestidade? (Sl 51: 6; Provérbios 19: 5).
Vivemos por regra da maioria, estabelecendo padrões de vida pelo que vemos os outros fazendo, ou vivemos segundo os padrões de Deus? É uma questão que responde a si mesma se quisermos agradá-lo.
Ao ler a Palavra de Deus, tome cuidado especial
para encontrar os ricos tesouros escondidos lá;
Dê pensamento a cada linha, cada preceito claro,
Então pratique bem com o temor piedoso. —Anon.
Confie na autoridade de Deus - não na maioria do homem. Dave Branon
Os caminhos antigos
Peça os caminhos antigos, onde está o caminho bom, e entre nele. - Jeremias 6:16
Eu raramente anseio por “os bons e velhos tempos”. A qualidade dos carros de hoje, por exemplo, excede em muito a do meu primeiro, um modelo de 1935 com apenas um aquecedor de coletor e uma curta vida útil. Quando alguém diz: "Eles não os fazem como costumavam fazer", respondo: "Estou feliz que não".
Eu faço muito tempo, no entanto, para um retorno aos "velhos caminhos, onde o caminho é bom" (Jr 6:16). Houve um tempo em que as crianças da escola aprenderam gentileza, pureza, lealdade, obediência à autoridade e reverência a Deus. Naquela época, os artigos de jornais e revistas refletiam a crença de que somos seres morais que devem exercer autocontrole e buscar o bem dos outros.
Hoje, essa idéia foi largamente descartada e substituída pelo conceito de que só podemos ser felizes quando temos liberdade para cumprir todos os nossos desejos egoístas. Rejeitar os caminhos antigos não é novo. Nos dias de Jeremias, as pessoas não se envergonhavam de seus pecados (v.15). E quando o profeta implorou para que retornassem ao “bom caminho”, eles responderam: “Não andaremos nele” (v.16).
Não precisamos nos desanimar, no entanto. Deus ainda está no controle. Podemos mostrar o caminho amando as pessoas e orando por elas. A história registra muitos reavivamentos quando multidões retornavam aos antigos caminhos. Isso pode acontecer de novo!
Envie um reavivamento, ó Cristo, meu Senhor,
deixe que sobrevoe a terra e o mar;
Envie-o de acordo com a Tua querida Palavra,
E comece em mim. - McKinney
Nosso propósito na terra não é se acostumar ao escuro, mas andar na luz. Herbert Vander Lugt
Tudo faz sentido
Assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos. - Isaías 55: 9
No campus da Universidade Estadual de Ohio, há um prédio intrigante conhecido como Wexler Arts Center. Ravi Zacharias, um palestrante cristão, descreveu-o como um exemplo notável de “design aleatório assimétrico, com escadas que vão a lugar nenhum, e pilares que não se unem a dois níveis, mas param no ar”.
Por que alguém iria construir algo que incorporasse tais absurdos? Zacharias explicou que o edifício é um símbolo da realidade como as pessoas sem Deus o vêem - irracional e desconexa.
Sem fé em Deus e o conhecimento de Seu desígnio como revelado nas Escrituras, a vida pode realmente parecer sem sentido. É, como Shakespeare expressou em MacBeth, "um conto contado por um idiota, cheio de som e fúria, significando nada".
Mas quando vemos a história e nossas próprias experiências de uma perspectiva bíblica, a vida começa a fazer sentido. Um plano divino torna-se evidente quando o Grande Arquiteto desdobra o Seu propósito, tanto no mundo da natureza como na construção da Sua igreja (Ef 1: 3-3: 19).
Ao seguirmos a Cristo e lermos a Palavra de Deus, temos um vislumbre de Seu desígnio redentor de sabedoria, amor e poder. Podemos não entender tudo, mas podemos ter certeza de que tudo faz perfeito sentido em Seu plano eterno.
Nós não O compreendemos,
contudo a terra e o céu dizem que
Deus se senta como soberano no trono
e rege todas as coisas bem. —Gerhardt
Deus pode usar o pior da terra para alcançar o melhor do céu. Vernon Grounds
Deus da abundância
Você coroa o ano com a Sua bondade e os Seus caminhos gotejam com abundância. - Salmo 65:11
Em um dia em que somos bombardeados com terríveis advertências sobre a superpopulação, devemos nos lembrar de que Deus, que criou e sustenta tudo, é um Deus de abundância. O salmista louvou a Ele por Sua provisão generosa para Suas criaturas.
Um relatório do Harvard Center for Population Studies atesta o enorme potencial da Terra para sustentar a vida. O relatório estima que cerca de um quarto das áreas de terra livre de gelo do mundo podem produzir alimentos suficientes para 40 bilhões de pessoas.
Então, como vamos explicar a feroz fome e fome que tantas pessoas sofrem? Essa tragédia é devida ao fracasso de Deus em prover? Não! Tal fome é o resultado de estruturas sociais e políticas que ignoram os princípios de Deus para o cuidado da terra e seus habitantes.
Os cristãos devem se unir ao salmista em louvar a Deus pela maneira que Ele provê. Por causa Dele, “as pastagens estão cheias de rebanhos; os vales também estão cobertos de grãos ”(Sl. 65:13). Ele dá sentido e realização às nossas vidas.
Nosso coração deve ser cheio de louvor e gratidão por tudo o que Deus nos deu! Desde que Ele fornece tão abundantemente para as Suas criaturas, vamos mostrar a nossa gratidão pela nossa disposição em satisfazer as necessidades daqueles que nos rodeiam.
A loja de Deus nunca tem prateleiras vazias. Herbert Vander Lugt
Nenhum fast food na Bíblia
Eu meditarei nos teus preceitos e contemplarei os teus caminhos. - Salmo 119: 15
Adoro a visão de vacas deitadas no campo, mastigando-as. Mas o que é ridículo? E por que eles passam tanto tempo mastigando?
As vacas primeiro enchem seus estômagos com grama e outros alimentos. Então eles se acalmam para uma mastigação boa e longa. Eles trazem a comida de volta de seus estômagos e refazem o que já comeram, assimilando sua bondade e transformando-a em leite rico. Demorado? Sim. Uma perda de tempo? Não, se eles querem dar um bom leite.
A frase “mastigando o chiclete” é usada para descrever o processo de meditação. O escritor do Salmo 119 obviamente fez muita mastigação mental ao ler a Palavra de Deus. Sem comida rápida para ele! Se seguirmos seu exemplo de leitura cuidadosa e orante das Escrituras, nós iremos:
•Seja fortalecido contra o pecado (v.11).
•Tenha prazer em aprender mais sobre Deus (v.15-16).
•Descubra maravilhosas verdades espirituais (v.18).
•Encontre sábio conselho para a vida diária (v.24).
A meditação é mais do que ler a Bíblia e acreditar nela. Está aplicando as Escrituras à vida cotidiana.
A Palavra de Deus não é para ser comida rápida. Tome tempo para uma boa mastigação longa.
Quebre o pão da vida, meu querido Senhor,
como Tu quebraste os pães junto ao mar;
Além da página sagrada, busco a Ti Senhor;
Meu espírito cuida de Ti, ó Palavra viva. —Lathbury
Para ser um cristão saudável, não trate a Bíblia como um lanche. Joanie Yoder
O manual do proprietário
Oh, que meus caminhos foram direcionados para manter seus estatutos! - Salmo 119: 5
A Bíblia é muito parecida com o manual do proprietário de um carro. Se o motorista não atender seu automóvel de acordo com as instruções do livrinho no porta-luvas, ele terá problemas. Mas se ele seguir cuidadosamente esse guia, ele deve aproveitar muitos quilômetros sem problemas.
JI Packer muda a analogia, mas faz o mesmo ponto. Em seu livro Conhecendo o Homem, ele diz: “Guarde a lei e, assim, servindo a Deus, você encontra liberdade e deleite, porque a natureza humana é programada para o cumprimento por meio da obediência”.
Não sabemos quais circunstâncias motivaram o autor do Salmo 119. Sem dúvida ele estava bem ciente das consequências da desobediência, mas acredito que ele também viu o lado positivo. Ele sabia que os estatutos e preceitos de Deus tinham a chave para uma vida plena e feliz.
Estamos vivendo em um tempo em que as pessoas em todos os lugares estão fazendo o que é certo aos seus próprios olhos (Juízes 21:25). A vida se tornou banal, degradada e sem alegria. O que é necessário é um retorno aos padrões morais das Escrituras.
Se quisermos que nossa vida corra bem, mesmo em situações tempestuosas e circunstâncias difíceis, devemos reservar um tempo para estudar o “Manual do Proprietário”.
Livro Abençoado, Livro Vivo de Deus,
Através de suas páginas me ajude a olhar;
Que eu possa contemplar do dia a dia
Nova luz para me guiar no caminho. —McClelland
Sua vida será mais tranquila se você passar por "O Livro". Dennis J. DeHaan
Durante nossas vidas passa pessoas em nossos caminhos mais uma delas se torna especial e frequente.
E voçê foi um anjo enviado por Deus para fazer parte da minha viada
Sempre está em meus pensamentos
Quero esta sempre presente em todos momentos.
Mesmo na distancia mais perto no sentimento e no coração
Lição de Jardim
Vamos procurar e examinar nossos caminhos e nos voltar para o Senhor. - Lamentações 3:40
Meu jardim ficou longe de mim no verão passado. Uma repentina viagem de duas semanas à Rússia, uma árvore que tive que cortar e muitas outras responsabilidades me afastaram do jardim por muito tempo. Ficou bem selvagem lá fora antes que eu pudesse dar aos feijões, tomates e cenouras alguma atenção muito necessária.
Quando Salomão passava por um vinhedo, notou que estava coberto de espinhos e sua parede estava quebrada. “Eu olhei para ele”, ele escreveu, “e recebi instrução” (Provérbios 24:32). Ele aprendeu a necessidade de constante atenção, ambição e disciplina para manter o jardim limpo e frutífero.
É o mesmo com nossas vidas espirituais. Há tantos aspectos que exigem nossa atenção e disciplina. Se por causa da ocupação ou preguiça não tivermos cuidado, veremos alguns relacionamentos desmoronarem. As paredes dos padrões morais desenvolverão buracos. Pequenos pecados se infiltrarão e se tornarão grandes. O fruto da justiça será sufocado pelas urtigas da iniqüidade.
Você tem negligenciado o Senhor ultimamente? Sua Palavra? Sua igreja? Comunhão com outros crentes? Tome medidas agora para voltar a isso! Aprenda a lição do jardim negligenciado.
Em todas as pequenas coisas da vida
, Senhor, eu posso ver;
Em pouco e muito
bem vou atendê-lo fielmente! —Anon.
Uma vida, como um jardim, requer cultivo. David C. Egner
Despedir-se
Vem tomar esse café, vem se despedir
A sua menina já vai pra outros caminhos seguir
Lágrimas que banham o rosto, caminhos inconstantes e inseguros
Incerteza na caminhada
Vem tomar café, senta aqui na mesa, despeça de sua menina
Não. Levanta, vem aqui, me abraça forte.
Deita aqui comigo.
Como podemos recomeçar? Você acha que dá certo? Disse a mim.
Eu não sei, acho que devemos tentar.
Vamos começar mudando o quarto de lugar. Tá bem! Voltemos ao início de tudo, vamos nos amar.
Vem, senta aqui na mesa e vamos almoçar, o mal já está longe de nós vamos recomeçar
Vamos reinventar um lugar só nosso
Vamos colocar as coisas no lugar, vamos mover as coisinhas
Vamos, vamos lá.
A construção dos caminhos
das suas vitórias, depende
muito das ferramentas que
você conduz, no alforge da
sua sapiência
SIMPLES ACONTECIMENTO?
Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. —Provérbios 3:6
Huang, uma pessoa que não cria em Jesus, era um cientista visitante na Universidade de Minnesota, EUA, em 1944. No tempo em que esteve lá, conheceu alguns cristãos e gostou da comunhão que teve com eles. Quando souberam que ele estaria retornando para Beijing, deram-lhe como contato o nome de um cristão que também estava se mudando para lá.
No voo de retorno a Beijing, o avião teve um problema de motor e ficou em terra durante a noite. A companhia colocou Huang exatamente no mesmo quarto da pessoa com quem ele deveria entrar em contato! Quando chegaram a Beijing, os dois começaram a se encontrar semanalmente para um estudo da Bíblia e, após um ano, Huang entregou sua vida a Cristo. Isso não foi apenas uma simples coincidência; foi um plano de Deus.
No livro de Rute 2, lemos que quando ela chegou “na parte que pertencia a Boaz” (v.3). Ele perguntou aos seus servos quem era ela (v.5), sabendo quem era, teve consideração especial por ela. Quando Rute lhe perguntou a razão de tal bondade, Boaz respondeu: “Bem me contaram tudo quanto fizeste a tua sogra […] O Senhor retribua o teu feito, e seja cumprida a tua recompensa […]” (vv.11-12).
Será que os acontecimentos nas vidas de Rute e Huang foram simples coincidências? Não, pois nenhuma das pessoas que pertencem a Deus pode escapar dos planos que Ele tem para guiar e prover. —AL
Um “simples acontecimento” pode ser um plano de Deus. Albert Lee
Amor e deixar levar,
Desbravar caminhos,
Nunca tentados antes,
Relevar seus pensamentos,
Cuidando com os ferimentos,
Que a vida traz,
BOA SORTE!i!i!i!❤️
Aff!! Odeio sorriso de fulana.
O ódio te conduz a dois caminhos: infarto e terno de madeira
O sorriso é janela da alma que te apresenta com boas maneiras.
Abra um largo sorriso e seja mais um , companheiro!
VOLTEI CORRENDO...
À frente,dois caminhos,
- lembrei-me de um "Y" - dois
destinos; uma opção a
fazer:
-- Caminho estreito;
Entende-se como: íngreme,
de difícil acesso,sem beleza à vista,...
--Caminho largo;
bonito, cheio de atrações,fácil de andar...
Esta última versão de caminho,
saltou aos meus olhos;
num repente!
O amei só de ver...
Sem perceber quê,
enganoso é o coração!
Me pus a caminhar,com
entusiasmo de adolescente,
encantado com tudo...
Quando dei de si,o mel
dos meus desejos acabou: a beleza,
os recursos,o bem estar...
Gastei horrores,nos prazeres
até me sentir faminto,
em pobre viver...
O pó e a lama dos meus passos, mancharam as vestes branquinhas
que ganhei.
Como à "santa casa" eu deixei...
da maneira do filho pródigo,
repensei.
Vi onde errei.
E voltei correndo ao primeiro amor:
aos braços do Pai Provedor.
11.07.19
É impressionante como os caminhos na minha frente se enchem de mato, pedras e montanhas a todo o
Momento. Já percebi isso várias vezes. Mas ao invés de deixar me abater e voltar para o ponto de partida, entendi que foram esses desafios que me trouxeram até aqui. Foram eles que me deixaram mais forte, por isso continuo minha jornada independente do que venha, pois tenho uma única certeza em meu coração e ela se chama: Vitória!
Sigo os caminhos do vento,
nos seus cantos e encantos me envolvo
recolho as folhas do tempo,
em poemas as devolvo...
Nos caminhos
Nos caminhos de sua vida,
Que o mesmo seja repleto de flores,
Pois existem subidas e descidas,
Energia ruim e dissabores.
Em todos os seus desejos,
Que somente o amor impere,
No ápice dos teus beijos,
Um pensamento que difere.
Em seu limpo silêncio, a paz,
Que teu ser seja sempre iluminado,
Pois tu és luz,um ser audaz,
Gostaria de sempre está ao teu lado.
Como é bom caminhar,
Ao lado de um ser de luz,
Fica fácil perceber e enxergar,
Porque esse amor me seduz.
Tu és muito grande,
Um louco e estonteante desejo,
Um ser raro e brilhante,
Uma mulher que eu almejo.
Almejo em minha simples vida,
Caminhando lado à lado,
Vencendo todas as corridas,
Sendo minha eterna e doce namorada.
Te quero hoje e muito,
Amanhã à desejarei muito mais,
Sempre será o meu intuito,
Te amar sempre, fazê-la sofrer,jamais.
Lourival Alves
Sem direção, subidas e descidas nas lacunas da rotina,
se expressão uma pura emoção,
caminhos se deparam sobre tintas,
pensamentos abstraem a ideia do mistério,
jogadas na vida com formas e grafias,
surgidas de sua melodia.
Te vejo perto,
sinto que o instante recorre o momento,
escolhas feitas,
caminhos entrelaçados ao seu,
beleza finda,
cheiro que amarga o meu encontro ao teu
Carregar dentro de si as lições do Cristo,é saber quais sementes semear pelos caminhos da vida,e ter a certeza que vai colher muitas flores mesmo entre os espinhos que serão poucos,mas as flores serão bem mais numerosas por merecimento do bem que se faz com amor.
Ivânia D Farias
- Relacionados
- Poemas para finalistas da Universidade que inspiram novos caminhos
- Frases sobre ensinar para iluminar caminhos e expandir horizontes
- Trilhando novos Caminhos
- Frases de Oxalá para guiar sempre seus caminhos
- Caminhos da vida: textos que inspiram reflexões
- Caminhos que Levam aos Mesmos Lugares
- Frases sobre caminhos a seguir