Poesia Amanda

Cerca de 3122 poesia Amanda

Olha, eu não quero tomar muito do seu tempo não, eu só quero algumas respostas para as milhares de perguntas que não me deixam em paz. Eu ando meia desorientada, mas tenta me entender, há muita bagunça aqui dentro e só você pode me ajudar à arrumar. Eu sei que as vezes o meu jeito te assusta, mas eu quero que você saiba que eu to aprendendo a fazer menos barulho, não quero ver você longe de mim. Vem cá, me diz uma coisa, o que eu faço para te ter por perto? Ou pelo menos para te ter um pouco mais de tempo? É que eu preciso te convencer à ficar. Eu preciso encontrar um meio de te fazer enxergar todas as coisas bonitas que eu vejo quando estou ao seu lado. Me desculpa por ser assim: afobada, por querer tudo no meu tempo; mas é que um dia parece uma eternidade sem notícias suas. E eu ainda não aprendi a me desapegar das coisas, principalmente das pessoas. Não sei jogar fora as lembranças, esquecer os momentos, colocar a saudade no bolso e esquecer o passado. Não sei. E agora a gente só tem duas saídas: ou você me ensina a me desfazer de toda a nossa história, ou eu te ensino a ficar, sem armaduras e sem bloqueios. Porque eu já to cansada de você e dos seus medos. To cansada de esperar por um sinal de vida seu. Eu nunca sei o que fazer, eu nunca sei o que vai ser, eu nunca sei quando você vai aparecer. Essa brincadeira já perdeu a graça, a gente não tem mais idade para brincar de esconde-esconde. Então por favor, vamos ser sinceros uns com os outros: eu não vou mais te esperar; e você? Vai vir pra ficar?

Eu posso parecer durona, mas estou triste, cansada disso tudo. Precisando de carinho, precisando de cuidados.

Vou fazer um trato comigo mesma. Vou parar de idealizar, vou parar com essa mania chata de esperar sempre mais das pessoas, e vou começar a esperar nada. Vou viver o hoje, e esquecer do amanhã. Vou ser feliz agora, sem medos, sem preocupações. Vou me soltar de tudo o que me prende, e viver mais livre, mais leve, mais solta.

Nunca é tarde quando se quer algo. Hoje não é tarde. Amanhã não será tarde. Tarde foi ontem, quando não fomos capazes de tentar.

Eu poderia escrever um texto lindo, pra te fazer chorar horrores, você sabe que histórias pra isso não me faltam, que inspiração também não, que criatividade muito menos, e que tempo eu tenho de sobra. Eu poderia escrever mil coisas lindas aqui pra você, mas você não merece. Eu poderia lhe agradecer por todos os momentos bons, e por ter estar comigo nos ruins, mas eu não quero. Eu poderia te lembrar de todos os micos e momentos constrangedores que você me fez passar, mas como eu sou uma pessoa de alma muito boa, eu não vou te deixar com remorso. Eu poderia te pedir desculpas por todas as vezes que eu te atormentei e te irritei, mas eu não tô afim. Eu poderia dizer que tenho muitas saudades de você, mas daí eu estaria mentindo. Eu poderia dizer que te amo, mas eu não vou te iludir. Eu poderia escrever, te dizer, demonstrar mil coisas, mas você me conhece à anos e nenhuma palavra que eu disser será novidade pra você. Você sabe que eu te amo, que você sempre foi e sempre será uma grande amiga, e que tempo nenhum pode apagar tudo o que já vivemos juntas. (L)

A Felicidade maior está dentro de nós mesmos. O que satisfaz o nosso ego, que preenche este espaço chamado Felicidade, é saber que alguém é feliz só por saber que você existe e se faz presente em todos os momentos de nossa vida.

Não tenho paciência com pessoas idiotas. Não sei esperar essa gente que não sabe o que quer. Não sou calma, muito menos meiga, aliás, ás vezes, quando a pessoa merece, sei ser bastante grossa. Não gosto que invadem a minha privacidade, odeio perguntas indiscretas. Sou educada quando dá, e com quem merece. Desprezo gente fofoqueira, abomino quem cuida da vida alheia. Da minha vida cuido eu. Sei perdoar, mas não sei esquecer. Nem todos gostam de mim, mas quem gosta, gosta de verdade, gosta muito. Meus amigos de verdade eu cuido e protejo. Os que fingem ser meus amigos, eu deixo que a vida se encarregue de derrubar as máscaras. Não agrado à todos, e nem todos me agradam, melhor assim, não tô afim de fazer as vontades de ninguém, mas não nego, adoraria que fizessem as minhas.

Juro, eu não queria te perder assim, por besteiras. Eu fiz por merecer, fui fraca e caí em diversas tentações, não te dei valor, mas hoje eu me arrependo muito. Nunca pensei que te perderia, a cada tentação eu repetia mentalmente que seria a última vez. Queria tanto voltar no tempo. Hoje quando eu te vejo me dá um aperto no coração, como eu pude ter sido tão burra e ter te perdido sem perceber. Faço de tudo pra você voltar pra mim, calça 38.

Eu não sei oque quero mais tenho o pé no chão, sou decidida e tenho uma palavra só ou é ou não é, comigo é assim. Sou uma linda mesmo por fora e muito mais por dentro e se duvidar pode me virar ao avesso que a beleza ainda reina. Não ligo pro que falam de mim até porque tenho uma vida inteira pra cuidar e me importar não vou tá perdendo meu tempo com falatórios alheios de pessoas que não tem o que fazer e vivem se metendo na vida dos outros. Sou verdadeira, comigo tem que ser transparente. Já mentir muito mais aprendi com elas como dizem algumas pessoas aprendemos com os nossos erros e eu errei sim mais aprendi muito com eles. Sou menina, que ama, que sonha, que quer e não tem medo de lutar pra conseguir, sou ciumenta, chata, idealista, gosto das coisas como são não importa se isso é ruim é melhor mostrar o lado ruim sendo verdadeiro do que se esconder atras de um lado perfeito sendo falso. Sou mulher, madura, verdadeira, unica, insuperável, pé no chão e cabeça na lua. Aprendi com a vida que nada apaga o meu brilho, já passei por cada uma nessa vida mais continuo aqui em pé com a mesma cabeça que sempre tive, com o mesmo coração talvez até mais duro ou mais gelado, mais é o mesmo sim, talvez eu tenha me deixado enganar novamente mais continuo sendo a mesma, continuo sendo a quela que encanta, que tem um brilho no olhar, que sorri com mistérios que chora pra todo mundo ver sem medo de ser ridícula porque pra mim a dor tem que ser mostrada. Não quero saber do futuro o presente já é frustante de mais. Sou louca, o meu lado louco é mais forte do que o meu lado sã. Sou feliz, sou triste, sou linda, sou feia, sou gorda, sou magra, sou o que eu quiser, sempre refaço o meu jogo apostando toda as minhas cartas nele, mesmo que eu caia mesmo que me derrubem, eu me levantarei e continuarei refazendo o meu jogo pois é isso o que importa pra mim, cair, levantar e refazer o jogo, recomeçar é sempre preciso.

"Mesmo que eu tente escrever todos os meus sentimentos em textos e poemas, nenhum deles vão declarar todos os significados e toda a raiva ou amor de todos os acontecimentos. Pois sinceramente ninguém consegue entender o que os parágrafos ou pontos significam. Quem dirá qual quer tipo de sentimento..."

Do seu lado eu encontrei a paz que eu sempre procurei. Os meus medos correm pra bem longe quando você dá aquele sorriso que me desarma. A minha insegurança foi embora já tem tempo. Ficar ao seu lado é ter calmaria, diferente de tudo o que já vivi. Não sei se finalmente me tornei a mulher certa, ou se dessa vez, encontrei o homem certo. Desconfio que seja uma mistura dos dois. Você é minha felicidade com hora e data marcada. Quando o mundo me sufoca, eu sei direitinho pra onde correr. E você me recebe, me faz bem, me deixa leve e, cuida de mim. Teus braços são meus refúgios. Nos seus abraços é onde eu quero morar. Poucas pessoas nessa vida me fazem tão bem o quanto você me faz. Você é meu presente de Deus, a parte mais bonita da minha história. Na hora errada você apareceu, e tudo ficou certo. Quando você aparece, o dia fica mais bonito, talvez mais azul. Com você a felicidade é simples, sem meios termos, sem camuflagens. É tudo claro. Com você, eu posso ser eu mesma, sem medo que a minha loucura te espante pra longe daqui. Do seu lado eu não preciso de muito, pra te falar a verdade, eu não preciso de nada. Eu só preciso de você aqui, dos seus carinhos, do seu colo pra eu deitar e me sentir menina. Você é o meu homem, e a cada dia eu tenho mais certeza disso. Seus gestos me provam que é do seu lado o meu lugar. Seus olhos me contam o que eu preciso saber. Nossos corpos nos denunciam à cada toque. Meu sorriso já te disse tudo o que você precisa saber. Você me prende e, mesmo assim me deixa livre. Sou sua presa e, você não me sufoca. Sou livre e incondicionalmente sua. Somos nós. Nós que não desatam. Nós que une. Nós que se enlaçam. Em um mundo onde o amor é banalizado, eu posso romantizar e dizer com todas as letras da música: eu tenho a sorte de um amor tranquilo, com sabor de fruta mordida.

Esses dias li uma frase da Tati Bernardi, algo mais ou menos assim: "homenzinhos não sabem lidar com mulherões". Eu diria que a coisa é ainda pior, eles tem medo de mulherões, por isso não sabem lidar com elas. Por isso eles preferem as sonsas, elas não dão trabalho, tem poucos amigos, não falam o que pensam, não usam roupas curtas porque o marido não deixa, não bebem, não dançam, não se divertem e, dizem amém para tudo o que eles falam. Que pena. Mulheres como eu e você amiga, dificilmente iremos encontrar um homem que seja macho o suficiente pra aceitar que temos opiniões e vontades próprias, que usamos roupas curtas sim, mas isso não quer dizer que sejamos devassas. Que podemos ter um salário melhor que o deles, que podemos beber tanto quanto eles, e que não somos amélias pra lavar, passar e, cozinhar; faremos isso só se eles merecerem, e muito. Amigos homens nós temos um monte, porque além de lindas, somos divertidas e bem-humoradas. Somos independentes, temos a nossa própria grana; sem essa de depender de homem pra tudo. Nos finais de semana, nos divertimos horrores, dançamos até o pé não aguentar mais, só voltamos pra casa ao amanhecer. Que peninha de vocês homens frouxos, que preferem as meigas e sonsas pra colocar as rédias e dominar. Mas fiquem sabendo, que bom mesmo é ter uma mulher indomável, pra brigar na sala e, fazer as pazes na cama.

Tô cansada dessa sua saudade cheirando à vodka, dessa sua carência fantasiada de amor, desse seu ciúmes que mais me parece medo de ficar sozinho. Tô cansada de ser seu refúgio quando suas noites de sábado não dão em nada. Antes que eu matasse esse amor com as minhas próprias mãos, você matou com a tua molecagem. Obrigada.

Lá pelas 8:15 da manhã, friozinho agradável. Levantou encheu a xícara de café bem quente. Foi até a janela e olhou o dia, mais uma vez. Adorava fazer isso. Se sentia mais leve quando via tanta beleza naquela luz lá fora. Seu coração não estava intacto como um dia esteve. Estava um pouco arranhado. Ela não sabia bem o que sentira naquele momento em que olhou pela janela. Mas sabia que se sentira melhor depois de ver tanta beleza. Depois de ouvir o som do vento e dos pássaros, como era de costume fazer. Ficou ali durando uns 15 ou 20 minutos. Tomando o café quente que preparou. Depois respirou fundo (de novo) e foi viver. Vestiu a capa da realidade. Foi fingir sorrisos. Foi fingir alegria.

O desespero beira o insuportável. A cada dia, o sofrimento – físico ou emocional – fica mais intenso e viver torna-se um fardo pesado e angustiante. Sua dor parece incomunicável; por mais que você tente expressar a tristeza que sente, ninguém parece escutá-lo ou compreendê-lo. A vida perde o sentido. O mundo ao seu redor fica insosso. Você sonha com a possibilidade de fechar os olhos e acordar num mundo totalmente diferente, no qual suas necessidades sejam saciadas e você se sinta outro. Será que a morte é o passaporte para essa nova vida?

Você não é uma nuvem, mas é uma parte do céu. Você não é o sol, mas você me lembra exatamente tudo de bom que pode se fazer quando está calor. Você não é chuva, mas quando fala e canta, sua voz é tão doce que me lembra o delicioso barulho dela. Você não é o mar, mas acalma uma pessoa que está sozinha. Você não é grama, mas eu com certeza me sinto a vontade de me sentar ao seu lado e conversar com você por horas.

⁠Eu não sou a mais forte do mundo, porém, teve uma coisa em que eu nunca perdi: Minha imaginação.

Tenha cuidado ao entrar na minha vida. Pois eu não tenho planos de ficar muito tempo na sua. Antes de ser abandonada eu abandono, e eu não tenho o costume de parar na vida de ninguém, geralmente eu passo, e como de costume passo correndo.

Eu admiro essas pessoas que não se apegam a nada e a ninguém, pois pra mim é bem difícil não amar, não me envolver, não gostar, e não proteger.

"Afinal, o que acaba é o amor ou o compromisso? Talvez o amor se "apague" e não simplesmente se "acabe". Talvez se apague e não seja mais reacendido. Depende do esforço investido nesse amor. Para alguns, reacender dá mais trabalho - por não saber de fato o que significa "reacender", então preferem acreditar que acabou, que não tem mais jeito. Porque o esforço de sair do comodismo é muito maior. Às vezes é mais fácil amar de novo, porque antes de amar, vem a paixão, vem o encanto, vem a novidade, vem aquilo que mantém o amor aceso. Mas... ao reacender um amor que esfriou não vem isso tudo também? Será que quando o amor esfria, talvez não tenha acabado as atitudes que existiram no esforço da conquista desse amor? Será que ao invés de o amor ter "acabado", tenha acabado o respeito, a confiança, a admiração, o encanto, a novidade, a paixão, o interesse, a reciprocidade? Será que o que acaba não são as atitudes, o que está no interior? Será que o amor não precisa ser regado, não precisa ser aceso todos os dias com pequenas atitudes e interesses? Amar independe das diferenças, das amizades, dos momentos que estejam passando, dos ambientes, das influências. Isso tudo é levado pelo ego, pela falta de comprometimento e mais uma vez pelas atitudes que são escolhidas. Por que amar é compromisso. É pra ser leve, é pra ser bom, é pra ser real - dentro do prazer de reconquistar, de reacender, de ajustar, de regar, de se esforçar, dia após dia. O amor se mantém vivo sempre dentro de nós. A diferença está em manter aceso em cada história, com atitudes, entregas, compromisso, respeito, lealdade, atenção, interesse. O amor é imensurável, é indefinido, é inacabável, é vivo. O olhar e os esforços para mantê-lo aceso, não. Para isso, é preciso saber amar. É preciso se comprometer com quem escolheu amar.”⁠