Poesia Amanda
Quando você tem uma amiga que conhece há muito tempo e depois brigam, você se sente infeliz e dá vontade de chorar e só pensar nela.
Às vezes me basta um cheiro, um perfume, uma música, e pronto: lá vem uma lembrança. É engraçado como algumas ainda me deixam um pouco triste, mesmo que tenham acontecido há eras!! Minha memória é sensorial, e quando eu lembro e é como se vivesse tudo de novo. Nem sempre isso é confortável, mas é positivo. Só tem memórias quem viveu.
Tenho um pouco de medo de um dia esquecer o que me aconteceu, as pessoas que passaram pela minha vida. Acho que isso só ia acontecer se eu tivesse Alzheimer, ou algo parecido, hehe. Não gosto e nem quero esquecer nem mesmo do que foi ruim, ou que me deixou confusa, transtornada. Porque tudo isso é parte de mim... e não estou afim de deixar partes de mim por aí.
Ás vezes temos uma vida tão agitada que não vemos o que está passando ao nosso lado, o tempo que temos sempre está preenchido com algo, observe se esse tempo está sendo útil na sua vida, se não pense muito, pois muitas vezes perdemos tempo com coisas inútil que não ajudam em nada no nosso crescimento pessoal.
Na virada do ano eu quero me desfazer de tudo o que me entristeceu esse ano; toda a dor, toda a mágoa, todas as lágrimas. No Ano Novo, eu quero uma vida nova. Quero experiências novas. Quero sonhos novos. Quero um jeito novo de ver a vida. Eu quero ser feliz de novo, com todos os que me fizeram feliz esse ano. Eu quero muito mais risadas com os meus amigos. Eu quero o dobro de momentos felizes com quem eu gosto. Eu quero muita saúde, muita paz e muito amor. Eu quero o desapego. O desapego das coisas e das pessoas. O desapego de tudo o que não me acrescenta, só diminui. Eu quero ser feliz enquanto a vida me permitir. Eu quero ser feliz sem medo do amanhã. Eu quero um Ano Novo colorido, cheio de boas vibrações. Eu quero que no momento exato da virada, tudo de ruim que estiver ao meu redor, se afaste; que todas as lembranças ruins, sejam esquecidas; que todas as tristezas desse ano, vá embora. Eu quero um Ano Novo cheio de bençãos, de luz e de realizações. Eu quero um Ano Novo com menos complicações, menos drama e menos violência. Eu quero um Ano Novo com mais leveza, mais simplicidade e muito mais amor!
Do seu lado eu encontrei a paz que eu sempre procurei. Os meus medos correm pra bem longe quando você dá aquele sorriso que me desarma. A minha insegurança foi embora já tem tempo. Ficar ao seu lado é ter calmaria, diferente de tudo o que já vivi. Não sei se finalmente me tornei a mulher certa, ou se dessa vez, encontrei o homem certo. Desconfio que seja uma mistura dos dois. Você é minha felicidade com hora e data marcada. Quando o mundo me sufoca, eu sei direitinho pra onde correr. E você me recebe, me faz bem, me deixa leve e, cuida de mim. Teus braços são meus refúgios. Nos seus abraços é onde eu quero morar. Poucas pessoas nessa vida me fazem tão bem o quanto você me faz. Você é meu presente de Deus, a parte mais bonita da minha história. Na hora errada você apareceu, e tudo ficou certo. Quando você aparece, o dia fica mais bonito, talvez mais azul. Com você a felicidade é simples, sem meios termos, sem camuflagens. É tudo claro. Com você, eu posso ser eu mesma, sem medo que a minha loucura te espante pra longe daqui. Do seu lado eu não preciso de muito, pra te falar a verdade, eu não preciso de nada. Eu só preciso de você aqui, dos seus carinhos, do seu colo pra eu deitar e me sentir menina. Você é o meu homem, e a cada dia eu tenho mais certeza disso. Seus gestos me provam que é do seu lado o meu lugar. Seus olhos me contam o que eu preciso saber. Nossos corpos nos denunciam à cada toque. Meu sorriso já te disse tudo o que você precisa saber. Você me prende e, mesmo assim me deixa livre. Sou sua presa e, você não me sufoca. Sou livre e incondicionalmente sua. Somos nós. Nós que não desatam. Nós que une. Nós que se enlaçam. Em um mundo onde o amor é banalizado, eu posso romantizar e dizer com todas as letras da música: eu tenho a sorte de um amor tranquilo, com sabor de fruta mordida.
Esses dias li uma frase da Tati Bernardi, algo mais ou menos assim: "homenzinhos não sabem lidar com mulherões". Eu diria que a coisa é ainda pior, eles tem medo de mulherões, por isso não sabem lidar com elas. Por isso eles preferem as sonsas, elas não dão trabalho, tem poucos amigos, não falam o que pensam, não usam roupas curtas porque o marido não deixa, não bebem, não dançam, não se divertem e, dizem amém para tudo o que eles falam. Que pena. Mulheres como eu e você amiga, dificilmente iremos encontrar um homem que seja macho o suficiente pra aceitar que temos opiniões e vontades próprias, que usamos roupas curtas sim, mas isso não quer dizer que sejamos devassas. Que podemos ter um salário melhor que o deles, que podemos beber tanto quanto eles, e que não somos amélias pra lavar, passar e, cozinhar; faremos isso só se eles merecerem, e muito. Amigos homens nós temos um monte, porque além de lindas, somos divertidas e bem-humoradas. Somos independentes, temos a nossa própria grana; sem essa de depender de homem pra tudo. Nos finais de semana, nos divertimos horrores, dançamos até o pé não aguentar mais, só voltamos pra casa ao amanhecer. Que peninha de vocês homens frouxos, que preferem as meigas e sonsas pra colocar as rédias e dominar. Mas fiquem sabendo, que bom mesmo é ter uma mulher indomável, pra brigar na sala e, fazer as pazes na cama.
Tô cansada dessa sua saudade cheirando à vodka, dessa sua carência fantasiada de amor, desse seu ciúmes que mais me parece medo de ficar sozinho. Tô cansada de ser seu refúgio quando suas noites de sábado não dão em nada. Antes que eu matasse esse amor com as minhas próprias mãos, você matou com a tua molecagem. Obrigada.
Tá ficando tudo tão distante, já nem parece que foi real, nossas mensagens de bom dia as ligações feitas e recebidas um pelo outro, tudo vai se evaporando com o passar dos dias.. Sabe a saudade? Já é minha companhia diária, as lembranças não me deixam ficar totalmente bem uma hora ou outra elas invadem meus pensamentos sem pedir permissão, o coração aperta as lágrimas caem, mas do que isso me adianta ? te pedir que volte que fique do meu lado, isso não é coisa que se peça tem que ser espontânea essa vontade. Eu quero reciprocidade, quero que andemos lado a lado por isso fico na minha já não corro mais atrás, não procuro, so guardo pra mim isso tudo até porque eu acredito que quando é pra ser seu, Deus até tira de você, mas te devolve na hora e no momento certo.
Você acha que nunca vai esquecer um amor e esquece, ai aparece outro que vira sua cabeça, faz você fazer algo que nunca pensou em fazer. E te abandona , afinal. Estou cansada de grandes amores. Quero um amor recíproco, calmo. Você entende isso ? Quero um amor que fique.
Eu não sei mais decifrar se essa intensidade de sentimentos é amor, se é confusão, se é alegria. Eu sei que as vezes espero tanto de você, e não consigo dar o mesmo de mim. Meu coração treme quando penso em você, metade é ciume, outra metade é um pedido estrondoso de calma, de serenidade, de racionalização. E aí, quando tudo se acalma, feito maré mansa, eu me carrego até você, tão leve quanto uma folha levada pelo vento. Quando alcanço esse profundo momento de sabedoria, entendo o que passa dentro de mim, aquilo que a turbulência da minha insanidade escondia. É aí que eu desejo ficar imóvel, grudada em você, esperando que dure mais tempo que da última vez, e agradecendo por você não estar tão brabo comigo pela minha última crise de loucura. Acho que por isso esqueço de guardar tudo dentro de mim, para tentar me parar da próxima vez que a tempestade me encontrar. Eu queria manter-me do seu lado, não por não confiar em você, mas porque ao seu lado me sinto protegida desse fantasma sorrateiro que me persegue a toda esquina, porque ao seu lado ele vai embora... Mas, pensando bem... quando a gente tira o sentido lírico dessa dramaturgia adolescente, sobra só aquilo que você chama de "neurose". E aí novamente meu coração treme com aquele sentimento estranho, e eu sequer lembro de pedir a Deus mais um minuto de silêncio.
Tive sorte, porque em momentos que tudo parecia perdido pra mim, quando parecia que tudo estava indo mal você hoje apareceu e com um pequeno gesto fez um sorriso aparecer no meu rosto.
Sumir, tudo que ela mais queria naquele momento, mas para onde? Seus olhos estavam encharcados, porém nenhuma gota caía. Fingia ser forte a cada momento. Mas até quando iria aguentar toda aquela dor e angústia?
Deus coloca as pessoas certas, nos momentos certos na nossa vida. Mas permita também que Ele distancie aquelas que te afastam dos caminhos dEle.
Tenha cuidado ao entrar na minha vida. Pois eu não tenho planos de ficar muito tempo na sua. Antes de ser abandonada eu abandono, e eu não tenho o costume de parar na vida de ninguém, geralmente eu passo, e como de costume passo correndo.
Eu admiro essas pessoas que não se apegam a nada e a ninguém, pois pra mim é bem difícil não amar, não me envolver, não gostar, e não proteger.
Gente bonita que fica feia, gente interessante que agora provoca enjoo, gente que te amou e hoje nem lembra o seu nome, gente que você chamou de amigo mas hoje não está nem na sua agenda telefônica, gente que vem... e fica até demais!
Olha, eu não quero tomar muito do seu tempo não, eu só quero algumas respostas para as milhares de perguntas que não me deixam em paz. Eu ando meia desorientada, mas tenta me entender, há muita bagunça aqui dentro e só você pode me ajudar à arrumar. Eu sei que as vezes o meu jeito te assusta, mas eu quero que você saiba que eu to aprendendo a fazer menos barulho, não quero ver você longe de mim. Vem cá, me diz uma coisa, o que eu faço para te ter por perto? Ou pelo menos para te ter um pouco mais de tempo? É que eu preciso te convencer à ficar. Eu preciso encontrar um meio de te fazer enxergar todas as coisas bonitas que eu vejo quando estou ao seu lado. Me desculpa por ser assim: afobada, por querer tudo no meu tempo; mas é que um dia parece uma eternidade sem notícias suas. E eu ainda não aprendi a me desapegar das coisas, principalmente das pessoas. Não sei jogar fora as lembranças, esquecer os momentos, colocar a saudade no bolso e esquecer o passado. Não sei. E agora a gente só tem duas saídas: ou você me ensina a me desfazer de toda a nossa história, ou eu te ensino a ficar, sem armaduras e sem bloqueios. Porque eu já to cansada de você e dos seus medos. To cansada de esperar por um sinal de vida seu. Eu nunca sei o que fazer, eu nunca sei o que vai ser, eu nunca sei quando você vai aparecer. Essa brincadeira já perdeu a graça, a gente não tem mais idade para brincar de esconde-esconde. Então por favor, vamos ser sinceros uns com os outros: eu não vou mais te esperar; e você? Vai vir pra ficar?
Enfim, saudades. Eu sei que não devia, mas, sim, sinto sua falta. Quanta estupidez, santo Deus! Como posso eu sentir sua falta? Afinal, eu deixei você ir! Não vou mentir, acho que Já devo ter me acostumado com sua ausência. Mas, encarando a realidade, isso não me machucou tanto, eu já passei por coisas piores, bem piores. Não é de hoje que tenho o coração dilacerado, após dias tentando remontá-lo. Mas tudo bem... Não, não está tudo bem, mas vai ficar. Cedo ou tarde. Hora ou outra deixa de ocupar espaço. Afinal, eu sempre vou lembrar de você, ainda me restam as fotos, cartas, presentes, lembranças, enfim, saudades.
Pior que o adulador eis o ser que nele acredita, existem pessoas vencedoras por mérito próprio e outras que crescem pela bajulação alheia.