Poemas sobre Tolerância
Tudo passa. As razões são as mais diversas na dança da vida. Tire um bom proveito de cada situação e tente tolerar os acontecimentos adversos.
Aceito que este mundo deve ser mais humano e tolerante, com as suas perfeições e limitações do homo sapiens, que saibamos viver esta vida no encontro humanista com o outro, menos guerra e mais ânimo para celebrar a paz com frequência..
Na política os embates devem ser travados no campo dos argumentos, violência e intolerância política demonstram claramente imaturidade intelectual e ausência de pacificidade.
Se você está em um grupo de pessoas que dizem defender a liberdade de expressão, então diga algo que contrarie a ideologia deles e verás que o que falavam de tolerância e respeito não passava de um engodo.
Quem não é condescendente com seus próprios tropeços, jamais será intolerante com os equívocos alheios!
Chega de radicalismos e incompreensão no mundo, precisamos de pessoas capazes de amar, primeiro a si mesmos e depois aos outros. Precisamos de pessoas humanas, humanizadas e capazes de se sensibilizarem com o sofrimento alheio.
Um pagão que acreditava em Zeus e chegava num país em que o deus principal era Osíris não chamava o deus egípcio de falso ou um demônio disfarçado, mas afirmava que se tratava de uma mesma deidade com nomes diferentes.
..."A maior e mais justa critica que podemos fazer diante de um gênio é simplesmente aplaudi-lo."... Ricardo Fischer.
E eu me perguntava, por que estive tanto tempo acorrentado com pessoas cuja convivência me era tão desconfortável. Acho que com o passar do tempo, a pedra que me machucava gerou uma pérola. A tolerância.(Walter Sasso)
Calar : Quando intransitvo e somado ao olhar, diz em um único gesto muito mais que um dizer ou um falar.
As vezes penso, e não sei se o correto seria, dar as pessoas o exato valor que elas dão pra nós. Ou seja; retribuir o que recebemos, mas dai também isso não seria certo se queremos nos melhorar como seres humanos, porque teríamos que ser grossos, desatenciosos, arrogantes, ausentes, não pontuais, invejosos, soberbos. Como tanta gente que esta "ainda" na nossa vida. Talvez o melhor é deixar pra lá essa ideia de retribuição e sermos em tudo o Nosso melhor. E com nosso, bom humor, educação com nossas qualidades, talvez e quem sabe né.... contagiar quem faz parte da nossa caminhada. Mas tem gente que Affff, mas também a tolerância faz parte do nosso crescimento. Toleremos.......
Não tolero comportamentos inadequados direcionados a mim. Uma capacidade surpreendente que tenho é a de dizer CHEGA!
Eu não tolero as diferentes religiões, eu RESPEITO, existe uma diferença entre os dois termos, a tolerância tem um limite, o respeito não, nem sempre quem tolera respeita. Eu sou cristão sim, mas o que me faz melhor do que um candomblecista, um umbandista, kardecista, muçulmano e etc? Nada, nada me faz melhor do que ninguém, apenas seguimos caminhos diferentes para chegar ao sagrado, e o sagrado não é propriedade de nenhuma religião. Deus está além e acima das religiões, e ser cristão não me torna vip para Deus. Respeito também os ateus, não sou melhor do que eles por ser religioso, caráter não tem religião, e sou sincero, aqui no face já fui atacado por religiosos. mas NUNCA fui atacado por NENHUM ateu. Respeito é a palavra chave para uma humanidade evoluída, sem respeito é impossível alcançar a paz e a harmonia. Por um mundo de respeito entre todos e todas, por um mundo sem barreiras, por um mundo em que ninguém seja morto(a), apedrejado(a), ou atacado(a) por sua religião, ou por não ter religião!
"Alguns supostos 'homens de Deus' ainda hoje, em pleno século XXI, estão apedrejando as pessoas que acreditam e professam religiões e credos diferentes daquilo que os mesmos acreditam e professam. A intolerância é realmente absurda e lamentável, e deve ser repudiada e denunciada pelos homens de bom senso. Melhor que ser um 'homem de Deus', é ser um homem de bem. Todo homem de bem, certamente é de Deus. Mesmo que ele não acredite no criador."
(Austri Junior)
São as pequenas tolerâncias com os insignificantes delitos diários que erguem o palácio onde o intolerável serve o banquete suntuoso com a soma das nossas trapaças.