Poemas sobre Tolerância
Pensamento do dia 29/07
As vezes torna-se impossível tratar com a mesma tolerância os outros como gostaríamos de ser tolerados.
A tolerância é uma linha tênue entre a convicção, o respeito e o amor. Apenas a convicção e o amor ao próximo, fazem o indivíduo ultrapassar a linha do respeito e tentar converter o outro às suas ideias. Só o respeito, é nobre, mas não é suficiente para a rica troca de ideias. Talvez, o ideal, seja o equilíbrio entre estas três características.
Solo una colectividad que se rija por el respeto a la vida humana, la tolerancia y la libertad puede sacar al mundo del abismmo en que los poderes politicos la conducen.
O "excesso" de tolerância, de afagos no ego através do vocabulário, da permissividade e do adestramento político e religioso, vem contribuindo para a manutenção da alienação das pessoas no que se refere a necessidade urgente de caírem na real para salvarem a qualidade moral, mental, social e humana dos terráqueos, mas com a ausência de esforço constante para tal está havendo uma proliferação de marionetes e uma padronização de mentes.
Paz para o mundo é o caminhar com tolerância e debelar o ódio plantando o incondicional amor ao próximo.
E o fizemos em nome de uma tolerância sem virtude, de uma liberdade sem rumo e de um progresso falido.
A tolerância religiosa é necessária que seja praticada pelos seguidores de todas as religiões. Implica em aceitar e respeitar a pessoa e a fé do outro, ainda que se discorde do que o outro creia e pratique. Há, no entanto, crenças e práticas religiosas que atentam contra a dignidade e a vida humana, a exemplo do terrorismo praticado por grupos religiosos extremistas. Tais crenças e práticas não devem ser toleradas, pois tolerá-las é o mesmo que dar poder a um inimigo para nos tirar a vida. Tolerar não tira o nosso direito de discordarmos de pessoas de outras religiões de forma respeitosa, nem de ensinarmos aos nossos a diferença entre a nossa fé e a do outro. Tolerar não anula a ação evangelizadora de qualquer religião. Do contrário o próprio Jesus Cristo não haveria dito à Sua Igreja: “... ide, fazei discípulos de todas as nações...”.
Lidar com pessoas sempre vai requerer exercício de tolerância; devemos começar seguindo a linha de pensamento de que não temos controle algum sobre os outros. Esse seria um bom começo de conversa.
e choca ver gente confundindo tolerância, liberdade de expressão e opinião com a banalização de um crime. Pode se defender qualquer ideia, menos a criminosa
Quando você age com tolerância, você agiu de forma corajosa, pois venceu os prazeres de uma conduta violenta.
Há na tolerância, uma iniciativa importante para aprender a conviver com a diversidade existente no mundo.
..."A tolerância não é um tipo de afronta a paciência. Ela é uma oportunidade que se dá ao tempo para que a inteligência aflore." ... Ricardo Fischer.
O ser que aprende a exercer a tolerância, é equilibrado no amor e nos limites do respeito, por que nada se concretiza quando e razão está abalada, nada se resolve quando as emoções estão quebradas e apenas enxerga um único lado...
Tolerância é viver sem fronteiras mas com limites, respeito é viver ao lado de outro mas sabendo entender o outro lado da questão e compreender os desajustes sem se perder nas consequências, é apoiar-se na sabedoria da vida que ensina que aquele que um dia foi intolerante com o outro, com certeza receberá de outro ser em uma outra situçao a mesma face aspera do agir com as idéias radicais, aonde o preconceito prolifera e aonde a intolerancia semea raizes de insatisfação e ingratidão porque a vida é repleta de muitas diferença, mas alma tolerante convive e aprende com a diversidade e se torna forte e iluminada quando o equilíbrio prevalece na maior parte do tempo.