Poemas sobre Tolerância
Verdades...
A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos. Como defender uma civilização que somente o é de nome, já que representa o culto da brutalidade que existe em nós, o culto da matéria... E não o culto espiritual. Lembre-se Deus é puríssima essência. Para os que têm fé nele, Deus simplesmente é.
A tolerância é um atributo básico e o feedback uma obrigação capital. Ambos são alicerces do nosso templo individual.
O conceito de tolerância é de tal forma ambíguo, que tresanda a intolerância. As coisas, as pessoas, os factos, ou se aceitam ou não. Se aceitamos, não toleramos. Se não aceitamos, não toleramos.
“A Tolerância humana está em reconhecer Deus como perfeito, e entender que o homem está em um constante processo de formação”.
Permitir... A conversa, o abraço, o perdão, o desabafo, a tolerância, a humildade, otimismo, relevância, carinho, riso, afago, liberdade, compaixão, o que foi abalado, arrancado e proibido. Para que os erros passados não tragam remorso do que já foi e não pode ser recuperado.
Internalizar direitos humanos exige tolerância e respeito com as diferenças, nos instiga a lidar com os limites e possibilidades dos sujeitos em suas individualidades!
A dúvida não é apenas mãe da tolerância. Ela é mãe da prudência, é mãe do medo e é mãe da sabedoria.
Inclusão e respeito de um ser humano para outro, não passa pela aceitação ou pela tolerância, mas sim, pela educação e educação é um patrimônio intelectual que só se ilumina com interesse pelo aprendizado e entrega, adquirindo assim, uma visão estética do amor fraterno que favoreça a (re)descoberta e a lapidação de nossos próprios valores!
Quando estiver sozinho, vigia teus pensamentos. Em família, sua tolerância. Em sociedade, tua língua.
Exercitar tolerância para com as vaidades humanas é tão somente deixar que acreditem que acreditamos no que querem que acreditemos! Não nos cabe expor ou contestar as imagens projetadas por outrem.
Deveremos então reclamar, em nome da tolerância, o direito de não tolerar os intolerantes.
A tolerância ao nojento viés partidário da imprensa, embora preocupante, me assusta muito menos do que a falta de respeito a diversidade de ideias entre os eleitores.
Quando alguém lhe ofender, use a sua tranquilidade
e tolerância para não perder a paz do seu coração.
A paciência, a tolerância e a paz como meditação podem nos ajudar em nosso relacionamento com o próximo, a aprender tirar proveito das oportunidades, a criar novos hábitos para o bem, a entender o comportamento das pessoas e a desenvolver outras habilidades pessoais pelas quais podemos desenvolver melhor a nossa qualidade de vida.
O Mundo está carente de solidariedade, respeito, tolerância, carinho, amor...e somos nós os responsáveis por mudar isso!
Cultivar a paciência e a tolerância nos permite navegar pelas adversidades da vida com serenidade e equilíbrio, lembrando-nos de que cada obstáculo é uma oportunidade de crescimento e fortalecimento interior.