Poemas de Timidez
O mundo está mergulhado no coronavirus. Em meio a essa tempestade, a lua, tímida, pequena, parece querer nos dizer: " Dou-vos um pouco de luz. Tenha esperança"
Me escute. Eu sou tímido. Eu não sou idiota. Eu não consigo olhar nos olhos das pessoas. Não sei se você entende como isso é. Há um mundo inteiro acontecendo ao meu redor, estou ciente disso. Não é porque eu não quero olhar para você, Lucinda. É porque eu não quero ser visto.
Hoje conheci Fabiana. Ela entrou em minha sala, sentou, e me olhou timidamente. Em virtude da máscara, sorri com os olhos como um sinal de boas vindas, me apresentei, e em seguida ela foi contando um pouco da sua história. Fabiana é uma mulher trans, cuida da sua mãe de 82 anos, e das duas tias, de 84 e 86 anos de idade. Ela é responsável integralmente pelas idosas, pois os demais da família, pessoas ditas de bem que rejeita Fabiana, não tem tempo para cuidar e nem boa vontade de visitá-las. Fabiana tem um olhar forte, acolhedor, cheio de luz. É aquela pessoa que quando se aproxima traz junto um monte de coisas boas. Fabiana sorria todas as vezes que eu lhe chamava pelo nome. Um sorriso amplo que puxava a máscara para cima. É que no documento de identidade de Fabiana, há um nome que lhe violenta, o qual a sociedade insiste em chamá-la mesmo sabendo que Fabiana é uma mulher trans. É tão simples chamar as pessoas pelo nome que elas escolhem/gostam. É tão simples respeitar as diferenças. É tão simples acolher ao invés de julgar. É tão simples reconhecer a humanidade no outro. Por que as pessoas ditas de bem são tão cruéis, Fabiana? Se são pessoas de bem, como afirmam por aí, por que elas não doam o bem, assim como você, Fabiana, que resiste construindo pontes, afetos, cuidado, empatia. Hoje conheci Fabiana. Ela saiu da minha sala, mas a sua historia ficou. Fabiana permanece em mim. Eu sigo insistindo em acreditar que quando o mundo for um lugar bom, justo e humano para Fabiana, mulher trans, negra, da periferia... ah, esse mundo vai ser bom para todos. Há de ser, Fabiana.
Existem formas diferentes de chegar onde a gente quer. Cada um tem que encontrar a sua. A timidez e o medo não devem impedir a gente de descobrir até onde os nossos talentos podem nos levar.
Basta que os bons se calem, sejam omissos e tímidos, para que todo o azar de atrocidades aconteçam pelas mãos ousadas e corajosas dos maus.
Amor ou paixão? As vezes a timidez não permite acontecer e assim reluto em me envolver. Nossos sentimentos são alimentados a cada dia por uma quantidade certa de estímulos os quais são captados de várias formas distintas pelo nosso querer.
O jeito de andar, um olhar, um sorriso, quem sabe um lindo vestido, podem despertar o mais puro desejo de amar. Até o jogar do cabelo de lado, vale um segredo raro, aquela vontade que dá de me apaixonar. Já tentei de tudo para sair da solidão mas não sei a receita pra ganhar seu coração. Só sei que te quero e não sei me expressar talvez um abraço possa falar em meu lugar. Você vai sentir meu corpo pulsar e assim poderei te amar.
a pandemia, conquanto nos tenha trazido tantas desgraças, permitiu aos tímidos um lugar que ainda não tinham conquistado nos espaços hierarquizados
Mulher que conheci menina, com um sorriso meio sem jeito com uma certa timidez no olhar, mais o suficiente para me apaixonar, o tempo não me fez te esquecer, um dia o destino trouxe voce pra mim, menina que se descobriu mulher que com o tempo comecei à amar, mais o mesmo destino que à trouxe à levou de volta,( *saiba que mudou meu velho mundo para sempre, se eu viver outras vidas vou lembrar de você*🎵)
Obrigado por me permitir te descobrir e te realizar mulher.
Uau, você é muito bom com animais. Em geral, Toots é muito tímida. E por "tímida", quero dizer que... Ela arranha o rosto das pessoas.
(Kayla)
Eu dou os meus parabéns aos tímidos. Porque eles me oferecem as respostas que todo o mundo não pode dar.
Enquanto os covardes, os fracos e os tímidos do povo rebaixam os políticos com seus vis comentários, a igreja dobra os seus joelhos em orações pelos representantes da nação e pelo cumprimento da justiça e do temor de Deus sobre todos.
Março Abençoado:
Adentra timidamente integrando o verão e estreando dias salpicados de um outono encharcado de bênçãos.
Certa vez ouvi que: ''os tímidos com sua característica silenciosa, são os mais sábios, pois, no silêncio é dita a verdade.'' Bom, eu concordei pois sou uma dessas pessoas sem graça que se sente tímido com quem não conhece, e em multidão, se deixa levar pelo coração. O tímido não é apenas aquele que tem medo de se relacionar, é também aquele que planeja até os detalhes para alguém conquistar! Os mais tímidos são indiscutivelmente os mais educados, mais não esqueça sou tímido não retardado. O tímido luta todo o dia para não ser inconveniente, atrás de uma pessoa tímida pode ter sabias palavras. É incrível que algumas pessoas confundem timidez com ingenuidade. Às vezes a timidez atrapalha, mais eu não seria quem sou sem ela. Eu aprendi a usar este filtro, está barreira de proteção, está mascara chamada timidez!.
Empatia não significa sorrir para todos, falar demais ou ser um livro aberto, sem timidez. Empatia não é medida em likes, comentários ou reações simbólicas. Empatia está em desuso. Se não te cabe a dor do outro, não julgue-o, se acredita que teu sofrimento sempre será pior, vitimado pelo coitadismo, não estenda seu amparo, pois de boas intenções o inferno está cheio. De hipócritas já bastam-se, e convenhamos a empatia é uma virtude dos altruístas.
Nunca fui tímido por natureza, mas entre os vinte e os vinte e poucos anos tive um período de timidez porque estava com todos os dentes estragados, não tinha dinheiro para consertá-los, parecia um mendigo e julgava que a coisa mais sensata a fazer com a minha cara era escondê-la. Por isso compreendo perfeitamente o fenômeno da timidez Ela tira você da corrente da vida e o espreme num canto escuro onde tudo só acontece em pensamento e nada se realiza. Ela esmigalha oportunidades como se fossem minhocas em que você pisa no caminho. Ela afasta você do que você quer e povoa a sua vida de tudo o que você não quer. Da timidez à depressão e da depressão ao ressentimento o caminho é bem curto. Os tímidos estão entre os alimentos preferidos do diabo. Ele os mastiga como chicletes e joga fora a borrachinha insossa que sobra no fim. Se você tem a tentação da timidez, largue disso imediatamente. Comece a fazer tudo o que você teme que vai cobri-lo de ridículo. É melhor pagar mico do que ser um mico.
Suspiro, um assobio no vento encontra um sorriso tímido e gentil. E por descuido o amor surgiu, e ali repousa, das tardes de outono onde as folhas secas emolduram o florescer do incansável inverno. Das flores as cores renascem belas como um olhar apaixonado, nada sensato, carregado de desejo e ternura trazendo assim a primavera. E aqui permanecemos, na chuva ensolarada dançamos, despreocupados com a chegada do verão.
O BEM É TÍMIDO
A pessoa do bem quando faz o bem; não está preocupada com trocas, pois se sente preenchida, não precisa de visibilidade, pois se sente visível para todos, busca ser melhor para alguém do que de alguém, pois sabe que tem mais a dar do que a receber, não precisa ter para ser por que o que tem é o suficiente e ser é uma busca, caminha atrás para cuidar dos que vão à frente, pois assume sua responsabilidade, não precisa dominar para receber o que é necessário a sua existência, pois o que é necessário já tem, reparte sem receio de acabar sua parte por que sabe que ela é provida por Deus, não deseja o que é do outro, pois sabe que o seu está consigo, não cai na ilusão de acreditar no que é passageiro e sim no que é eterno que é Deus, pois tudo que está nele se torna eterno, ensina e aprende com o mesmo entusiasmo pois sabe que a efemeridade do hoje será o de amanhã e que tudo passa, tem a coragem para enfrentar o medo e o medo para ser cauteloso com o que virá, isto é; cuida, acolhe, se aproxima, ama. Escrevi esse texto com a imagem de Madre Teresa de Calcutá em minha mente para qual o ofereço.