Poemas Sociais
Algoritmos neoliberais desenvolvidos, laços sociais dissolvidos, valores humanos enfraquecidos; interesses bem estabelecidos, poderes fortalecidos.
As redes sociais fazem uma pessoa comum se sentir extraordinária.
E fazem uma pessoa extraordinária se sentir comum quando pouco apreciada, e um deus quando demasiadamente exaltada.
As redes sociais deram o direito de fala a legiões de imbecis que antes falavam só no bar, depois de um copo de vinho, sem prejudicar a coletividade. Eles eram imediatamente calados, mas agora têm o mesmo direito de palavra que um Prêmio Nobel.
Eu me afastei de duas redes sociais, fiz isso junto ao término, na verdade, eu já desejava fazer isso, porém me via preso as necessidades de minha antiga companheira e assim evitava isso, ou apenas temia que rumo essa escolha me levaria na época. Agora busco evitar validações externas, busco fazer não para mostrar, mas porque quero fazer, quero me aprofundar em quem sou e em minha autenticidade. Esse caminho junto ao termino me levou ao tédio.
"Não há modelo viável de medidas econômicas e sociais que dispense a utilidade da ciência como promotora do desenvolvimento tecnológico. A linguagem, enquanto ferramenta essencial, e a tecnologia, enquanto instrumento de transformação, são imprescindíveis para a adequação humana. É na ruptura de tradições ultrapassadas que se abrem caminhos para novos parâmetros de liberdade e igualdade."
O desprezo pelas ciências sociais como a sociologia exemplo de uma, revela uma ignorância sobre a complexidade da vida em comunidade.
O desprezo e o desrespeito pelas ciências sociais se manifestam na crença de que "todos têm o direito de dar palpite", como se a complexidade do saber social não exigisse estudo e rigor.
Uma justiça que não é plural — ou seja, que não contempla as múltiplas realidades sociais, culturais e econômicas —, e que não é irrestrita — ou seja, livre de amarras ideológicas, políticas ou econômicas —, é uma justiça falha.
Também existe aquelas paranóias, nas redes sociais, em que a gente tem medo de tudo, até daqueles que não nos fez mal algum!
“Mal tivemos tempo para aproveitar o fim da guerra fria e vieram as mídias sociais para nos trazer a guerra fria digital”
(...) Nossa! Basta abrir as redes sociais para perceber que o mundo vive um caos sem precedentes. Não existem mais postagens, senão de sofrimentos, angústias, mágoas, decepções, derrotas, frustrações, dores, feridas, cicatrizes, culpa, etc... É o colapso da melancolia, depressão e autocomiseração . Parece-me que perdemos o poder de ser resistente e, não mais sentimos a satisfação e a leveza incrível de viver em nós mesmos.
O uso exacerbado das redes sociais tem causado solidão e tristeza, embora tenha muitos amigos virtuais.
