Poemas sobre Virtude
Existem dois tipos de pessoas que admiro: as que sabem amar e as aventureiras. As primeiras possuem uma virtude e as segundas um poder. Não tenho nada do que admiro... A virtude do amor é encontrar a linha que fica entre o desapego e a obsessão. Já o poder das aventureiras é arriscar sem pensar e assim viver a vida melhor do que as que não arriscam.
É impossível hoje transitar neste entrelaçamento de vidas num vórtice de vento e não causar em si mesmo os instantes mais ternos e dolorosos: o estranhamento. Numa viagem épica de vida e morte que faz brilhar o norte de todo indivisível momento, mesmo sabendo por um instante imperfeito, o milagre tênue quando se transborda o pensamento. Pensamento esse onde brota a visão numa ascensão repleta de virtude, mas que no minuto posterior, você precipita ao esquecimento tão rápido, quanto ao se apagar de um vagalume.
"As pessoas estão tão apegadas a si mesmas e ao que possuem agora que se esquecem do potencial de ser mais. Se Deus aparecesse na sua frente e perguntasse se você trocaria quem você é agora pela melhor versão de você, o que você responderia?"
A vida é feita de desafios, mas o que importa não são as circunstâncias, e sim como reagimos a elas. Aceite o que está fora do seu controle e concentre-se no que depende de você. A virtude está em manter a serenidade e a razão diante das adversidades.
"Quando você estiver prestes a morrer, lembre-se de quem você foi. Se você não era ninguém, então lembre-se de quem você NÃO foi."
"Entre os páramos indevassáveis do infinito sondam os desejos e os segredos mais íntimos de nossa recôndita essência e alma humana, mantê-los vivos e ativos no além de si e por toda a vida é, todavia, senão o segredo para a virtude do ser e permanecer fiel a si, ao menos uma bússola do caminho indicativo para a maior de todas as sabedorias, o sempre ouvir a voz do seu próprio coração."
Perdemos tempo demais procurando nas pessoas virtudes que não têm, ao invés, de desfrutar das que possuem.
“Aqueles que são movidos pela compaixão universal devem incentivar os que ainda não despertaram essa virtude para que todos possam trabalhar juntos, desinteressadamente.”
Nos vangloriamos pela inteligência e por sermos a espécie mais forte do planeta, porém não somos uma virtude para este lugar, somos um câncer que precisa ser removido, antes que seja tardel!
"Assim como o Karate molda o corpo, a mente e o espírito, sua filosofia de vida nos ensina a buscar aperfeiçoamento constante, respeitar nossos semelhantes e cultivar a coragem, a disciplina e a humildade como valores essenciais para a construção de uma personalidade forte e virtuosa."
"Mais importante que dá lição de moral é dar o exemplo. O exemplo é a semente da moralidade, que quando plantada com sabedoria e cultivada com consistência, produzirá os frutos mais doces da virtude."
Os nossos vícios, por menores que sejam, são potenciais comprometedores da revelação das nossas melhores virtudes.
Pode ser uma escolha frustrante tomar uma decisão ponderada em vez de pensar que é doloroso demais ser paciente.
Sêneca era contra a escravidão e contra as diferenciações sociais entre as pessoas. O que pode dar valor e nobreza a uma pessoa é somente a virtude e essa todos podem ter. Na sociedade o que define se alguém vai ser escravo ou um nobre é somente a sorte do nascimento. Em sua origem todos os homens eram iguais. A nobreza é uma construção de cada homem no desenvolvimento do seu espírito.
(da filosofia de Sêneca)