Poemas sobre Virtude
A virtude é silenciosa e perene, isto é, dela não se vangloria, não é necessário defendê-la; ela fala por si, é por si forte e absoluta.
“Quando um homem ama uma mulher ele tem de se tornar digno dela. E quanto maior for a sua virtude, o seu nobre caráter, quanto mais ela for devota à verdade, à justiça, à bondade, mais um homem tem de aspirar a ser digno dela.”
Difícil discernir a virtude na religiosidade. A crucificação de um filho é o êxtase do egoísmo, paixão condicionada para as causas impossíveis, simbologia para todas as alienações do bem por causas da maldade. Alguém morre alguém mata e isso é bom. Deus é bom.
Ser calmo, agradável e gentil com as pessoas inquietas no mundo é uma grande virtude, demonstração de paz de espírito e recompensa.
"Quem não consegue sucesso pela virtude,segue pelo paradoxo,pelo caminho de falsidades e incertezas".
Domínio próprio é a virtude do Espírito Santo que aciona a consciência para não temer o inesperado e conquistar a paz, a santidade e boa consciência diante de circunstâncias errôneas ou repugnantes.
Desenvolva hoje a virtude de amar as pessoas, aconselhando-as a abandonarem suas maiores tristezas, fobias, amarguras e decepções, para que elas sejam otimistas na vida real.
Só tem uma desgraça que faz a igreja se dividir, pecados ocultos; e só tem uma virtude que faz toda a igreja crescer e ser edficada, o amor, que é o dom de Deus e o vínculo da perfeição.
Oração, virtude que a igreja pouco usa para ser promovida ao progresso da fé e do poder da vontade divina.
A virtude de um povo equilibrado emocional e espiritualmente está em manter a melhor educação como uma arma poderosa que promove a transformação social em territórios da família nacional.
Cuidar da plantação com zelo, alegria e paciência é uma virtude de quem reconhece o valor da colheita.
Muitos compromissos bons e relacionamentos inteligentes são desfeitos em virtude da má comunicação e em nome da ignorância.
A minha virtude e o meu discernimento estão garantidos: continuo perseverando, sendo um animal racional.
Alie-se à nobreza. Busque a nobreza da alma humana, a nobreza do caráter. "A virtude é o primeiro título de nobreza"; é velho isso, foi dito por Molière, há mtos anos, mas ainda está valendo, e, agora , mais do que nunca.
Reconhecer os erros é uma grande Virtude, sobretudo quando as desculpas precedem a intenção de corrigi-los, não os banalizar.