Poemas sobre Virtude
Segundo Aristóteles, a felicidade consiste em uma atividade da alma conforme a virtude. É o bem supremo, que tem um fim em si mesmo, sendo almejado por todos. O que constitui a felicidade são as ações virtuosas, e as atividades viciosas conduzem o contrário. Aristóteles sustenta que a função específica do homem é a eudaimonia. A felicidade é a meta da vida humana, ou seja, todas as ações têm como finalidade atingir essa fonte de realização suprema.
O sagrado masculino ao se unir com sagrado feminino, gera-se a virtude divinizada da vida, como uma gota no oceano.
Escolho a honestidade como minha virtude mais valorizada, pois só assim poderemos construir um futuro justo e livre da corrupção.
“Quando um homem ama uma mulher ele tem de se tornar digno dela. E quanto maior for a sua virtude, o seu nobre caráter, quanto mais ela for devota à verdade, à justiça, à bondade, mais um homem tem de aspirar a ser digno dela.”
"O homem deve adorar a Deus como esperança e amar o próximo como virtude, ambas o levará para a vida eterna"
"A cultura e a sociedade sofrem metamorfose com o tempo e o contexto, portanto não há virtude alguma se não for baseada em princípios divinos, que são imutáveis"
“A maior virtude do advogado é apresentar ao ímpio a régua da verdade e, ao ignorante, a métrica de sua inépcia”
"A cordialidade é uma virtude que só pode ser exercitada por quem deseja tomar o ambiente mais harmonioso sem considerar seus próprios infortúnios"
A paciência é uma virtude crucial no mundo dos investimentos. Grandes retornos muitas vezes exigem tempo e resiliência diante das flutuações do mercado.
"A virtude de um o homem jamais deverá ser mensurado pelo caráter que demonstra, mas pelo caráter que omite"
Coragem é a virtude para a resolução dos problemas. Aqueles que temem confrontações construtivas perdem a oportunidade de transformar conflitos em crescimento mútuo, se mantém escravos do medo e dos problemas não resolvidos.
A virtuosidade perde a essência quando compreendida pela sua estética e fins nominais. A virtude em si não é construída através de uma aparência virtuosa, mas sim através da vontade e a abnegação de si em prol de um objetivo.
