Poemas sobre Virtude

Cerca de 1942 poemas sobre Virtude

⁠O amor não se comanda e por isso não é um dever, mas uma virtude, uma liberdade necessária!

⁠Ser simples, até nas coisas mais ricas ,Ser simples é umas virtude da vida algo que podemos nascer ou ganhar com o tempo, através de experiência, eu penso que a vida é um tesouro que está sendo arrancado de dentro de um buraco ,a cada geração esse tesouro vai sendo descoberto. E algumas coisas que podemos saber sobre o mundo é, que ele é muito complexo e ao mesmo tempo simples! Então porque sermos tão rigorosos com a gente mesmo, basta ser simples e a começar a viver!

“Aquele que não se manifesta perante a um ato covarde desprovido de virtude é.”

⁠A virtude muitas vezes precisa de um bom mentor, muito tempo ou muita dor, já o vício é mau por natureza, é contagioso e dispensa professor.

⁠A constância é uma virtude de alicerces.
Ao percebemos o alicerce que a constância do ser nos concede em todos os caminhos da vida, passamos a conectar de maneira assídua a energia magistral.

Dizem que paciência é uma virtude. Mas nunca consegui esperar pra ver se é verdade.

⁠A paixão não é uma virtude nem um vício... É apenas uma emoção da alma.

⁠A maior virtude de uma criança é dar vida ao mundo que a cerca.
O maior defeito de um adulto é esperar que o mundo que o cerca lhe dê vida.

⁠A paciência é uma virtude que traz paz e sabedoria em meio às adversidades.

A angústia decorrente da perda de um ser significativo em virtude de fofocas insidiosas é um reflexo da fragilidade da condição humana diante da intrincada teia de narrativas que obscurecem a verdade, desvendando a vulnerabilidade inerente à interação social e à natureza efêmera das relações interpessoais.

⁠A virtude de um homem não estar em fazer o que gostas, mas em evitar o que não lhe convém.

⁠A liberdade é uma virtude, ou seja, uma perfeição: por isso, tudo quanto no homem é sinal de impotência não pode ser atribuído à sua liberdade.

Baruch Spinoza
Tratado político. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

⁠A coragem não é simplesmente uma das virtudes, mas a forma que cada virtude assume quando está sendo testada, ou seja, no ponto da mais alta realidade. A castidade, a honestidade ou a misericórdia que se entrega ao perigo será casta, honesta ou misericordiosa apenas sob certas condições. Pilatos foi misericordioso até que isso se tornou arriscado.

C. S. Lewis
Cartas de um diabo a seu aprendiz (1942).

⁠"Concentre-se na virtude das suas ações e não no resultado que delas possa vir a obter, pois privilégios alimentam a vaidade, mas viver sua verdade, a alma."

⁠O homem justo é aquele que reconhece e corrige as próprias faltas. A virtude estar em reparar os erros, não no seu semelhante! Mas em si mesmo.

⁠Tenho dificuldade em acreditar que a pessoa ingrata tenha alguma virtude admirável.

"" Ter caráter e ser honesto não é virtude e sim obrigação""

⁠A humildade é uma virtude rara e cara, quem a tem não sabe e só os outros percebem e dão o valor.

⁠creio q a virtude mais pesada da maturidade seja o silêncio, se manter quieto é repleto de tentações.

⁠Generosidade é imitação do amor como virtude moral ,como decisão da inteligencia ,já que não ama, faça como amasse e seja generoso ! Lute pelo outro ,não pela circunstância dele querer você ,lute pelo outro , pelo outro! Talvez seja isso que Henri Bergson, tentou enfatizar mais em seus ensinamentos. Isso é muito ligado a questão da resiliência ,as pessoas falam de resiliência como uma espécie de força pessoal intima ,subjetiva e em primeira pessoa do singular .Eu penso que não ! Pois acredito que a resiliência, é realmente uma força ,justamente quando ela vai além da primeira pessoa do singular, quando tem outras pessoas envolvidas e você sai para "dentro de si" muito em função da dependência que os outros tem em função de sua vitória.