Poemas sobre violência que geram reflexão

Palavras desaparecem, se calam, quando seus significados não fazem mais sentido. Isso é preocupante. Honra, retaguarda, lealdade, compromisso, ética, companheirismo, fidelidade... Cada dia menos se ouve sinceramente essas palavras ou se vê na prática. Cada vez menos e com uma velocidade embalada. Não sei se Darwin estava certo, se éramos mesmo todos macacos, mas se continuarmos nessa balada, seremos todos violentos macacos.

Inserida por jeansestrem

Nunca tive depressão diagnosticada, porque fujo de médico a todo custo. Mas já tive muitos sintomas. Costumo dizer que depressão é falta de porrada. Porrada bem na cara da vida, das coisas e das pessoas que nos fazem sentir assim.

Inserida por KleberPedroso

Pessoas más, violentas e covardes sempre se ofendem e se enfurecem mais quando o suposto oponente se silencia e escolhe não lutar.

Inserida por harrisonnbrown

⁠Os dias de "luta" tem que chegar ao fim, se não a humanidade se tornarão frias e violentas.

Inserida por nediohalembeck

⁠Pra onde foi aquele VOCÊ que antes me fazia feliz?
De onde surgiu esse VOCÊ que agora me deixa triste?

Inserida por samuelthorn

⁠A intolerância política, religiosa, social, e tantas outras é o estopim aceso para a explosão da violência no país.

"Só mesmo o homem para adorar a crueldade com um semelhante…"
(trecho de "O Conde de Santo Amaro")

Inserida por mfeitosa

Nunca ninguém matou alguém por amor, isso é uma mentira dos tangos. Só se mata por cobiça, por despeito, ou por inveja, pode acreditar. O amor não tem nada que ver com isso. // Livro:
O verão das bonecas mortas

Inserida por Paticunha

⁠Se alguém nunca viu a face de satanás, não teria dúvidas de que um de seus traços mais marcantes é o ódio, além do preconceito, da soberba e do propósito de justificar a violência e a guerra.

Inserida por brunoescritor01

⁠O vitimista deforma a realidade, colocando a culpa de seus fracassos em outras pessoas, no governo e em Deus.

Inserida por VictoriaBuske

⁠As únicas pessoas que o vitimista aceita ter por perto, são aquelas que caem nas chantagens emocionais dele,

Inserida por VictoriaBuske

⁠O vitimista vai te transformar em um vilão se você não cair na manipulação dele.

Inserida por VictoriaBuske

⁠Era um sonho de consumo seu, que agora se realizava. Todos os barracos pareciam luzes de Natal lá do alto. Nada de pobreza, nada de violência.

Inserida por pensador

O sistema carcerário do Brasil não reeduca mas, destrói a esperança, estigmatiza e sujeita à devasta justiça com as próprias por aqueles que perpetram atrocidades contra vidas humanas às escondidas do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defesa e dos Organismos Internacionais.
Trecho de Peça de Defesa elaborada em Processo de Extradição.

Inserida por DarlanBatista

Mesmo que devolver na mesma moeda é ter ela de volta, o troco é pouco contra as práticas violentas dos marginais de farda.

Inserida por cesar_kaab_muslim

Superei as maiores agruras da vida: A seca do Nordeste. Fome. Minha maior superação foi ter rompido com a violência doméstica em 2021. Consegui superar (romper o ciclo) com dois filhos pequenos e grávida de mais um. Se eu consegui, você também consegue. Diga não a violência doméstica! Vamos juntas?

Inserida por andrade_jcpi_Cleo

Se o Estado foi ausente, que o assaltante cobre do Estado, não de gente inocente.

Inserida por I004145959

Estamos diante de tantas barbárie, onde a humanidade está se tornando monstruosa cada dia mais, nos deixando inseguros pois o amor ao próximo deixou de existir...

Inserida por IlzimarDantas

⁠Os que matam inocentes serão inocentados. Os doentes serão abandonados. Os que não olharem para frente serão pisoteados. Os bons combatentes serão desarmados. Os que lutam arduamente em prol da justiça e da liberdade serão amordaçados, apedrejados... Mas somente os que matam inocentes serão inocentados

Inserida por WendelBonatti

⁠A tua ajuda chegou atrasada,a tua guerra - cedo demais. A tua verdade já não serve de nada. Ontem; tu tinhas o mundo, hoje; já não tens nada mais. Revolta e comoção em meio a tanta violência. Vinheram repentinente. Não tiveram clemência.

Inserida por WendelBonatti