Poemas sobre Velhice
A estultícia está para o jovem moço, e na velhice o que foi moço aconselhará o estulto em suas obras, caso ele busque entendimento.
A meninice de alguém pode ficar até a velhice, o ideal é se livrar dela antes dos cabelos grisalhos, bem antes.
Sempre fui metafísico. Só penso na morte, em Deus e em como passar uma velhice confortável.
Uma quantidade absurda de adultos com humor infantil, a velhice não será enganada por subterfúgios medíocres, seja quem você é !
Todo verme canalha que despreza os pais na velhice se acha no direito de julgar os únicos que verdadeiramente honraram o pai e a mãe até o último dia. O tal do falso hipócrita é uma raça desgraçada, mesmo.
A entropia naturalmente nos conduz da infância à velhice. Todavia, a maturidade só é alcançada perante a ascensão da serenidade.
*"A maior tristeza é se arrepender na velhice de não ter realizado o que só poderia ser realizado na juventude"*
"A velhice não precisa ser apenas o resultado da perda do fator físico. Pode ser o resultado de ganho de sabedoria."
Não menospreze os idosos só porque são idosos. Chegar à velhice é uma dádiva que, por motivos que escapam à nossa compreensão, não é dada a todos. Um dia, com sorte, você será um idoso também, mas nada garante.
Conheçam os filhos na velhice dos pais; conheçam os irmãos no processo de herança; conheçam os cônjuges na separação litigiosa; conheçam os amigos quando o seu cargo público não mais existir; conheçam os amigos fiéis nas suas dificuldades.
Observe e aprenda com as crianças. Maturidade não é sobre idade, velhice ou cabelos brancos; é sobre a habilidade de transformar novos desafios em fontes de sabedoria e crescimento interior.
“Ouça os mais velhos, as pessoas idosas acumulam mais experiências. A sabedoria vem com a velhice. Cultive a tradição de procurar nos mais velhos a sabedoria necessária para as decisões mais importantes; a melhor sala de aula do mundo está aos pés de uma pessoa mais velha.”
A velhice haverá de ser algo mais leve se, quando ela chegar, eu já tiver adquirido as qualidades das pessoas que admirei ao longo da vida.
Que na velhice essa utilidade tão presente e assim trabalhada durante toda uma vida, não seja motivo de uma tristeza qualquer.
A velhice vai chegar, eu sei, meu temor é ficar como um piano velho e desafinado, emudecido, jogado em um canto!
Mantenho um casamento estável, longevo, feliz e de muito respeito com a velhice.
Até que a morte nos separe.