Poemas sobre Utopia
“O nosso futuro será aquele que nós desejarmos e criarmos e os líderes e educadores, como formadores de opinião, são responsáveis por influenciar a reflexão e inspirar os sonhos e fazê-los acontecer. A visão do futuro, a utopia humana, há de ser aquela em que todos serão incluídos, principalmente os mais pobres e excluídos sociais, pois eles têm a chave definitiva para se entender o significa bem comum. Sem eles, não se poderá falar de desenvolvimento, de paz, de democracia, de justiça. É diante deles que responderemos o que entendemos por ética”
É possível expressar os pensamentos e ideais sem incitar ódio e intolerância à integridade de nenhum indivíduo, deixando de embarcar num “expresso libertinagem”, onde guerras ideológicas são travadas em cada “vagão” e os direitos e deveres dos cidadãos seriam considerados mera utopia.
Continuo descendo para onde não se pode ver, a reveladora claridade não exerce mais a satisfação verdadeira. Não enxergar certas realidades, revela-nos estados engraçados de mundos decaídos. Explorar a vasta escuridão pode nos trazer tesouros encerrados em sonhos passados. Neste momento, estar imerso neste universo faz com que eu não veja os meus desejosos pecados e minhas algozes loucuras. Tudo para não perder o que tenho e esquecer o que a claridade dos sonhos me faz vislumbrar. Não faço mais esforços desesperados para a plenitude da minha utopia ser concretizada, simplesmente deixo-a ir desvairadamente perdida em busca de meus olhos que não mais a encaram, até que algum ceifeiro a conduza para as lâminas de seu destino.
Se existem utopias e sonhos em nosso coração, é porque algum conflito entre a fantasia e a realidade dentro de nós os criaram.As feridas em nossa alma nos enfraquece ao ponto de nao mais acreditar em um mundo melhor, mas ao homem foi atribuído por Deus a inteligência que o permite, duvidar, escolher, trabalhar e criar.Duvide que a vida parou por aqui, escolha em que acreditar, trabalher com todos seus recursos e crie seu mundo como você imagina que seria melhor.
Não era pra ser uma verdade, era mera fantasia, sonhar em todas as utopias existentes, porém acreditando que todas fossem reais, só que o que era para continuar em fabulas foi se tornando real, o personagem já não fazia mais parte de uma história em quadrinhos ou um conto, o personagem agora ganhou forma real, tem sentimentos, tem planos, tem sonhos, tem objetivos, o personagem agora se alimente, sente fome, sede, não só sede de água, sente sede de amar, de se sentir amado. Se apaixona toda vez que vê uma figura humana semelhante aos celestiais anjos. É, acho que o irreal virou real, que o menino virou um homem e que, o Peter não é mais Pan.
Perfeição não existe! Vejo pessoas deixando de ser felizes, procurando perfeição em tudo, procurando o marido perfeito, competindo para ser a mãe perfeita, a profissional, a mulher e etc...
A perfeição foge da realidade, não é real, não existe, é utopia! Não me cobrem perfeição, aprendam a lidar com o ser imperfeito que sou, não sou melhor em nada, não sou exemplo e nem tenho pretensão de ser. Sou humana imperfeita e feliz, pelo simples fato de conseguir me aceitar.
Deus sabe nos ensinar a amar. Mas amar incondicionalmente a alguém além de nossos filhos é meta maior que a nossa humanidade. O mundo seria lindo se assim fosse: cada um de nós lutando pela felicidade do outro a qualquer custo. Essa utopia seria MAGNÍFICA!
Da vida, ainda não encontrei o total sentido. No entanto, a dúvida, quem sabe, seja o melhor trajeto a ser percorrido. Quem sabe venha dela o melhor combustível para seguir em frente, mirando a utopia.
O mundo esta sim do avesso. Agora quem fala a verdade sofre com desconfianças imaginárias. Eu ainda acredito que possa existir gente do bem. Será utopia?
O amor gera esperança. Sempre que existir um verdadeiro amor a história avançará no concretizar das utopias humanas.
O homem e a mulher não vivem só de pão; vivem de pão e de sonhos. Somente aqueles que sonham podem transformar o mundo e fazê-lo caminhar.
Já são quase oito da manhã, e mais uma vez a insônia me vence. Me sinto acostumado já com noites assim, desde pequeno minha mente sempre foi mais barulhenta a noite. Enquanto todos estão dormindo, no mais silencio profundo, aqui, existe uma galáxia de inquietudes barulhentas. Sou daqueles poucos seres às avessas que tem o habito incontrolável de sonhar acordado, de se perder nas utopias dos pensamentos aéreos. Vez ou outra me pego viajando, desconexo desse mundo. É como se eu me conectasse a um mundo paralelo, e nesses momentos eu me perco, me perco por instantes, horas, e quando percebo, mais uma noite virou dia.
Cientistas deveriam descobrir uma vacina para a inadequação da moral dos seres encarnados, do autismo moral. Utopia que nunca vai se realizar.
Uma filiação partidária me põe em uma trincheira de luta programática, inclusive dentro do partido, não em uma prisão ideológica de opinião.
A sociedade de modo geral se comporta no mais complexo padrão utópico de comportamento, formando uma dinâmica idealista particular às características do ego humano. Neste universo, tudo que incide sobre nós de forma cognitiva são peculiaridades da própria matéria orgânica ou a mecânica natural das coisas. Todo ser existe, vive e age por motivos que não se vinculam a nenhum tipo ou modo de vida sobrenatural. Somos constituídos de matéria assim como o universo inteiro. Até nosso pensamento é uma forma de matéria. Um exemplo é o córtex cerebral juntamente com os neurônios que produzem em nós uma verdadeira tempestade elétrica ligando os sentidos através de indutores cerebrais, criando espectros ou ondas elétricas que por sua vez são constituídos de pura matéria. Mas isto a neurociência explica. O fato é que, muitas vezes nos comportamos como se entendêssemos a verdadeira razão da existência das coisas ou até mesmo da humanidade. Tentamos a todo tempo e a todo custo conciliar nossas subjetividades com nossos raciocínios mais objetivos, nossa vital objetividade direta. A parte do pensamento em nós que nos diz que, não é possível andar sobre as águas ou nos faz, ainda, ter a certeza de que podemos caminhar sobre o chão firme. Tentamos descrever o mundo mas no fundo é o mundo que nos descreve, nos sustenta e nos afirma. Somos apenas a ilusão de um pensamento pretensioso, o pensamento da certeza. Somos em nós mesmo prisioneiros de outrora. Estaremos sempre conectados ao nosso gene e a nossa essência. É preciso aceitarmos que, nossa plenitude se reflete a nossa excentricidade e a nosso antropocentrismo. E nesse caos de matéria, somos constituídos e constituintes, inevitavelmente, da incrível probabilidade química que é a inércia da infinitude.
Comumente quando não temos coragem e interesse de colocar em prática uma teoria sensata, chamamos isso de utopia.
Se os primeiros cristãos reivindicassem a partilha não só dos bens, mas também dos meios de produção a sociedade igualitária poderia ser uma realidade e não uma utopia.
É impressionante o quanto a lembrança massacra em alguns casos o Ser Humano, a falta da pessoas que passou na vida, porém se foi, mas pela lembrança acaba que por se tornar presente, e quando se pensa que esqueceu, basta olhar no olho da pessoas que se vê quanto o ser se iludi, e nota que foi apenas um esquecimento utópico.