Poemas sobre Si Próprio
"Quem não tem senso crítico para controlar sua emoção, além de não conhecer a si mesmo, não tem capacidade de vencer as intempéries da vida".
"Negar-se a si mesmo por Cristo é negar a mediocridade, abraçar a grandeza e desbravar o caminho da santidade."
Sem um olhar sobre sí sua auto edificação não será reta , sem mastigar a si mesmo sua vida jamais terá uma boa digestão.
“Na arena da autodisciplina, a maior conquista é vencer a si mesmo. Quando dominamos nossa mente, resistindo às tentações e mantendo o foco, transcendemos as distrações que tentam nos derrotar. A verdadeira batalha não é contra o mundo exterior, mas sim contra nossos próprios demônios internos.”
Conhecer-se a si mesmo é conhecer-se no aprimoramento do gosto, na purificação da inteligência, na maturidade do julgamento, na fecundidade da vontade.
Não há domínio maior do que aquele de si mesmo, de seus afetos, que se torna o triunfo de sua vontade.
O caráter pedagógico da dor é fazer com que a gente tenha percepção de si mesmo, e se perdoe através da presença no agora, porque seremos falhos em todas as idades. E está tudo bem que seja assim.
O Ego necessita ter um conceito superior de si mesmo porque sem esse conceito ele não pode chegar a uma autoestima.
"Perdoar não é esquecer, mas registrar com sabedoria, libertar o outro e a si mesmo da clausura da reprodução simbólica."
O sujeito alienado no consumo já não consome coisas, mas a si mesmo, dissolvendo-se em um mundo de aparências.
" Um homem pode ser enganado e pode enganar-se a si mesmo, mas não aconteceria assim, quando milhões vêem e ouvem a mesma coisa: isto é uma garantia para cada um e para todos. "
Allan Kardec.
Ao fazer promessas inócuas para si mesmo no final de ano, lembre-se que muitas pessoas que morreram neste ano fizeram o mesmo no ano anterior.
Porque existe uma lei como a gravidade, o universo pode e vai criar a si mesmo a partir do nada. Não é necessário invocar Deus para acender a chama e pôr o universo em movimento.
A fidelidade não é jugo, muito menos um fardo, é característica de quem honra a si mesmo antes dos outros.
Ninguém tem o privilégio de ser si mesmo o tempo todo, na maioria das vezes somos as nossas mascaras!