Poemas sobre Si Próprio
A traição é sempre o engano a si mesmo, nenhum prazer traz a compensação maior que a paz de espírito.
"Mendigar amor é abandonar a si mesmo. E renunciar os seus desejos e submeter-se aos caprichos de um coração alheio que é incapaz de amar alguém a não ser só a si mesmo."
A demasiada necessidade de auto-aprovação é um grito interno de quem continuamente a si mesmo se reprova.
O amor a Deus acima de todos e de tudo, e o amor ao próximo como a si mesmo correspondem ao cumprimento de toda a lei divina.
"Ser um empreendedor social é olhar para o mundo e ver além de si mesmo e de seus desejos pessoais.”
"Um evolucionismo conseqüente teria de explicar-se a si mesmo como etapa da evolução, mas para isso seria forçado a abdicar da pretensão de veracidade literal e consentir em ser apenas mais um símbolo provisório depois de tantos, sujeito, como todos eles, a converter-se no seu contrário mais dia menos dia."
Uma vida feita de renúncias é uma vida de propósitos específicos. Saber dizer não, negar a si mesmo... Tomar a responsabilidade do nosso destino, o que somos, o que fazemos com nosso tempo hoje determina quem seremos daqui a 1 e a 10 anos.
Perdoar é um ato de libertação e amor por si mesmo, pois se compreende que o mal sofrido é ruim de fato para o seu próprio agente.
Nada mais empobrecida do que a vida de quem nega a possibilidade de rever a si mesmo, aos seus conceitos e opiniões, pois assim sendo, apenas vegeta em seu ego.
Todo extremismo, por si mesmo, já confere ao seu radical defensor a absoluta perda da razão. Salve o equilíbrio e o bom senso em todas as coisas.
Pertencer a si mesmo tem um preço alto, pois procurar ser quem se é, e não o que o meio deseja que seja, é deveras desafiador, é cutucar a onça com graveto, não é para fracos ou covardes.
Evite o estresse permitindo rir de si mesmo e se fazendo de surdo diante de comentários depreciativos de terceiros.
Tem gente que encontra a felicidade na própria solidão, pois a companhia que tem de si mesmo o satisfaz.
Negar conviver na diversidade é roubar de si mesmo aprendizado maior e ficar escravo de seus próprios limites de pensamento e visão de mundo.
Cada sujeito é um microcosmo parcialmente ciente de si mesmo, pois é detentor de um complexo de forças inconscientes.