Poemas sobre Si Mesmo
Não haverá, entre um espírito que abarrota de invenções alheias e outro que inventa por si próprio, a mesma diferença que vai de um recipiente que se enche de água à fonte que a fornece?
Quem não dispõe de reservas em si próprio, é assaltado pelo aborrecimento que o espreita e em breve o dominará.
Cada homem age por si, segundo um plano próprio, mas o resultado é uma ação social, em que outro plano, externo a ele, se realiza; e com os fios crus, finos e desfeitos da vida de cada um, se tece a teia de pedra da história.
A grandeza precipita-se sobre si mesma: esse limite foi imposto pelos deuses ao crescer da prosperidade.
O homem só se apercebe, no mundo, daquilo que em si já se encontra; mas precisa do mundo para se aperceber do que se encontra em si; para isso são, porém, necessários atividade e sofrimento.
E se temos de falar de coisas sagradas, só o descontentamento que o homem experimenta de si próprio e a sua vontade de melhorar me são sagradas.
Quem se mata corre atrás de uma imagem que forjou de si próprio: as pessoas matam-se sempre para existir.
Agarre os fatos, senão os fatos agarram-no a si. E quando os tiver, apanhe-os bem, senão eles deixam-nos ficar mal.
Como (dona Prassede) dizia frequentemente aos outros e a si mesma, todo o seu empenho era atender aos desejos do céu: mas muitas vezes cometia um grande erro, que era o de tomar o céu pelo seu cérebro.
Os que reclamam para si maior liberdade são os que ordinariamente menos a toleram e permitem nos outros.
viver em busca de auto-entendimento
é tentar conhecer
o difícil de esclarecer.
Compreender a si mesmo
não é fácil,
mas a melhor resposta
é o que dizem a seu respeito
desde que não seja só defeito
pois em alguma coisa somos perfeitos
Amigos são bem diferentes,
nada mesmo parecidos,
mas respeite seus amigos
porque sem eles
você está perdido.
Mesmo que transpareça que o sentimento seja mútuo, se não se expressar com clareza e se não for assertivo em suas palavras, nunca saberei o que represento para você!
Quando estivermos juntos, ou quando brigarmos, que sejamos também assim!
Que sempre sejamos leais e sinceros um com o outro, escutando de coração aberto! São esses simples gestos que mostram o quanto somos importantes e o quanto nos amamos!
Se você quiser muito, muito mesmo, algo, deixe ir. Se voltar para você é porque é seu para sempre. Se não voltar, é porque nunca foi seu.
O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.
Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.
Nota: Trecho do poema "Vida" de Augusto Branco