Poemas sobre Respeito
O respeito começa em casa, pela família; mas numa escola é fundamental que ele comece pelo professor.
Alguns brasileiros, incluindo certos políticos, perderam o bom senso e respeito aos demais, ou talvez nunca os tiveram.
O primeiro respeito que merecemos começa aqui. Se não nos respeitamos os de fora muito dificilmente vão nos respeitar.
Nas empresas, a pressão no trabalho é todo dia, tem pressão sadia e doentia, esta não respeita o lógico, e é um chicote psicológico.
Só seremos de fatos verdadeiramente livres, quando conhecermos as verdades a nossa respeito, e que somente a Palavra de Deus mediante a sua graça pode nos revelar.
A necessidade de amor e de respeito no relacionamento conjugal tem tudo a ver com o tipo de casamento que temos. Numa família quando não há respeito vemos a brecha para o desequilíbrio e imaturidade. Salomão afirma em Provérbios 24.3: Com a sabedoria se edifica a casa e com a inteligência ela se firma. A inteligência é quando o marido sabe edificar sua Casa através do respeito que dá a sua esposa e a sua esposa retribui a ele (Livro Relacionamentos a dois).
É o amor que faz com que casais se respeitem mutuamente e aprendam no relacionamento a acolher no espaço interior do coração as dores e labutas diárias da vida.
Só porque eu não usei a falta de respeito que você usou contra mim, não significa que estou deixando você me desrespeitar.
A mulher que resgata o seu poder pessoal, busca uma relação de companheirismo e respeito e não para suprir suas carências.
Respeito é uma via de mão dupla. Não reivindique respeito quando só beneficia você. Pense coletivo, social e comunitariamente.
Que neste novo ano não nos cobremos tanto. Que aprendamos a respeitar o nosso tempo e o tempo das coisas ao nosso redor. Fazendo assim, certamente evitaremos tropeçar em nossos próprios largos passos.
Você não quer uma pessoa como eu, até diria que eu entendo, mas não: eu respeito, porque estar comigo é uma oportunidade única na vida. Mas é como eu digo: há quem prefira catuaba a vinho, mas cada um tem a ressaca que merece. Você não me quer e tem seus motivos. Você me deseja, mas me toca com medo. Você pode sentir algo por mim, mas impõe um milhão de limites. Você me respeita, mas faz questão de fingir que não existo. Você não me quer e eu não quero a gente. Eu quero você ! Entende ? Mas se as condições para estarmos juntos não são essas, eu agradeço mas dispenso.
A adoção deve ser um processo de acolhimento baseado no amor e no respeito, trazendo alegria a todos da nova família constituída, e não um peso para quem acolheu, nem um castigo para quem foi acolhido.
Para essa semana:
Que saibamos acolher para sermos acolhidos, respeitar para sermos respeitados, humildes para aceitarmos os "nãos" e abençoados para recebermos todos os "sins" que precisamos e merecemos.
Os costumes podem até ser mudados, desde que não parem o cultivo do respeito e do amor com o próximo.