Poemas sobre Relógio
Gosto do olhar fixo no horizonte quieta, sem perceber se o relógio inexorável do tempo caminhou adiante ou se parou para me observar.
A pessoa certa vem na hora errada, a pessoa errada vem na hora certa, preciso acertar o relógio do meu coração com o do meu pulso.
O amor é sol que chama a sombra pra ser outra coisa. É relógio que marca um tempo diferente. É um jeito que escapole do controle. É música que faz os medos ficarem doidos de vontade de dançar.
Do texto "O amor é sol
À medida que o relógio começava a soar a hora, vibrando sob a sola de meus pés lentos, eu sabia que era tarde demais para mim – e fiquei feliz que alguma coisa sedenta de sangue esperasse nos bastidores.
Quero um relógio quebrado, pra bagunçar as horas e entrar em sintonia com meu coração bagunçado, pra então fazer sentido, pra eu não fazer mais nada no tempo errado.
Janelas fechadas, colchão no chão, nublado e chuvoso, o relógio parece calmo demais, lento demais. Nunca sei o que acontece em seguida, desconfio nunca desejei de fato saber. As manhãs passam depressa, a noite me arrasto em pesadelos e não tenho prazer algum em está acordada. Tudo está parece flutuar, a gravidade parece ter tirado férias, exceto a mim, continuo caindo, continuo caindo. Tudo é sempre incerto, em todos os lugares que olho, tudo está desordenado, não nunca está no lugar que deveria estar. De todas coisas me deixam acordadas a noite, me tiram a paz durante a espera da fila do banco, a brisa úmida dos dias chuvosos, as folhas que caem da arvore no meu quintal, a dose dupla do café que não consegui tomar, todos os pequenos prazeres que compartilhei, partiram junto a ele em sua mala abarrotada de lembranças de manhas ensolaradas.
Os dias passam e a gente nem percebe. O relógio gira rápido, as horas são incontáveis, até que a gente se dá conta que tá tudo errado, tudo mal feito, mal pago, mal realizado e não tem como mudar. As pessoas entram na nossa vida,ocupam um espaço em destaque, nos machucam e saem, deixam tudo fora do lugar. Arrumar uma casa é difícil, imagina só um coração machucado,quebrado, dolorido. Um coração frio, como ar condicionado ligado, sem aquecedor. Imagine como é, ajeitar braços sem abraços,lábios sem outros lábios. Isso dói, eu sei, mas o que mais dói é sentir abraços frios, beijos sem sabor e amor com dor. Agora que acabou, deixa ir, deixa arder, deixa queimar... se o fogo se apagou agora, tem outras chamas ainda pra esquentar.
Que o chronos (tempo do relógio, sequencial) finalmente ceda ao kairos (tempo em que algo especial acontece - uma epifania) e que as lágrimas e incertezas encontrem porto, cais.
O tempo está morto enquanto é marcado por pequenas engrenagens; só quando o relógio para é que o tempo vive.
"Resta quanto tempo? Não sei. O relógio da vida não tem ponteiros. Só posso dizer: carpe diem - colha o dia - como um morango vermelho que cresce à beira do abismo. É o que eu faço".
(Em “Sobre o otimismo e a esperança” – Concerto para corpo e alma. Página 160 – Editora Papirus – Campinas – São Paulo, 2012).
A disponibilidade do amor não se medi no passar do ponteiro do Relógio... e sim na pulsação do coração quando se pensa na pessoa amada!!!
Use a sua erudição como se fosse um relógio de bolso: não saque dela para mostrar as horas, mas diga que horas são se alguém lhe perguntar.
Os rangidos enferrujados do movimento das engrenagens
Do relógio os ponteiros que me afagam, o tempo passa.
Um gesto de despedida, tu que se afasta
Adeus. Aos deuses a prece onde tudo acontece
Magnitude quase infalível dos desejos
Na aproximação e no fundo negro por entre as taças, o sentimento transparece.
Jeykson Araújo
21-02-14
Visitas
A casa está cheia
Ecoam risos, sorrisos
resquícios de felicidade.
Até o relógio bater às 22:00 e todos decidirem ir
E eu então voltar a vida efêmera de poeta solitário.
Quanto tempo tem que passar? para o ser humano enxergar?
quanto o relógio tem que correr? para o ser humano entender?
quantas vezes você tem que perder? quantas vezes é preciso chorar?
quantas vezes você precisa sofrer?? para, ta na hora de valorizar!!!
BOA NOITE!!!