Poemas sobre o Ser Humano
O neurocientista Antônio Damásio afirmou certa vez que só a arte pode melhorar o ser humano. A arte serve para provocar sonhos, mexer com as emoções e com imaginário, oferecer sentido à existência, e, até mesmo, causar estranheza diante do inusitado. A arte possibilita a recriação de um mundo mais belo e feliz.
Trecho do livro O TEMPLO DE AIAKOS
O Conhecimento, uma das coisas mais valiosas do ser humano pensante com vida, é deixado de lado pelas facilidades de se fazer outras coisas.
Se o ser humano fosse menos orgulhoso, menos maldoso e menos malicioso, não haveria tantas injustiças e muitos sofrimentos poderiam ser evitados - Santo Anhaya
Deus fez o ser humano com amor e para o amor. Acredite sempre no amor.
Não fomos feitos para a solidão, nem para sermos r infelizes. Se não estiver em um momento bom, revista-se de ânimo, seja fascinante pra você a sua luz brilhará.
A amizade é muito importante para a saúde mental de qualquer ser humano. Ninguém vive sozinho! Ser amigo é ser companheiro. Guerreiro. É acreditar no outro, e incentivá-lo com bravura nas horas difíceis da vida.
O mundo que foi criado para se viver em paz, o mundo que foi criado para um ser humano amar o outro está se deteriorando.
Quando cada ser humano se portar como tal.
Ai sim; teremos algo de verdadeiro do verdadeiro ser. E por sermos nesse momento humano. Iremos à luta, por uma verdade e não por ilusão de uma causa. E seremos nesse momento respeitados, tal qual somos no momento. Momento esse, de sanidade real. Onde poderemos ver o ser; E não o ter.
Soberba! Um dos piores defeitos do ser humano. É preciso muita cautela, pois ela não se contenta com pouco, mas te pega nas coisas mais simples.
A maior desilusão que o ser humano pode ter é olhar para dentro de si próprio e não encontrar o que procura.
O ser humano ao longo de sua existência foi construindo um sistema de relação com os demais de sua espécie, e por ser um ser social inatamente, desenvolveu também a vida em sociedade. Podemos afirmar que nós seres humanos nascemos e vivemos em sociedade porque necessitamos uns dos outros para darmos continuidade em nossa própria existência, assim indivíduo e sociedade faz parte da mesma trama que se recria todos os dias. O fato de precisarmos uns dos outros não significa que não temos autonomia, mas reforça a nossa capacidade de se organizar mediante as relações humanas e os desafios que a vida nos oferece.
O ser humano se sente culpado não só pelo simples fato em que falhou, mas talvez pela dor de assumi-lo ou corrigi-lo, pois pensar em nossos erros é uma atividade muito dolorosa.
A única certeza que um ser humano pode ter é a de que vive o momento presente e de que pode morrer a qualquer momento. Por mais catastrófica que essa ideia possa parecer ela é uma verdade incontestável e um motivo de alegria. Significa que se as coisas boas podem ficar ruins de um momento para o outro, as coisas ruins também podem ficar boas de repente. Essa certeza também serve para que preparemos o que ele chama de "boa morte" - a tentativa de manter um saldo positivo na própria existência - ou pelo menos zerar a contabilidade entre as atitudes boas e más de que inevitavelmente se compõe uma vida.
Todo ser humano vem com o amor embutido no coração, então quando se abre o coração o amor salta lá de dentro de tal forma que contagia quem está por perto.
"Um dos males mais terríveis do ser humano, é acreditar que a seriedade remete ao respeito. Não é preciso ser sério para ser respeitado. Se todos pensassem assim, o mundo seria fúnebre."
Neste vasto universo tudo tem seu principio, seja ele bom, seja ele mal, cabe ao ser humano encontrar seu sentido.
Ser Humano? ser normal? Ser do bem? Não isso não existe, o normal, o certo, o valor das coisas é para cada um em particular, pois, como pôde Cristóvão Colombo, baseando-se no "achómetro" do seu belo prazer, desconhecendo,a Índia, e a America, dizer que foi a procura de Uma afinal encontrou essa ultima?
O ser humano não envelhece interiormente, ele apenas adquiri com o passar do tempo, experiência e sabedoria
Assim como as árvores enfrentam as estações do ano assim também é o ser humano.
A frieza das pessoas faz nosso semblante cair, nossa Alegria murchar e morrer, mas na Primavera da vida a Felicidade logo florescerá, e com a chegada do Verão o Amor virá para aquecer nossos corações.
Uma situação irreversível não pode jamais ser sinônima de um ser humano abandonado, pois o indivíduo desamparado atiça a insensibilidade que converge para o enfraquecimento do tecido social.