Poemas sobre o Ser Humano
O ser humano é tão egoísta que acredita que sua visão de mundo é a única verdadeira e que deve ser imposta no mundo inteiro.
O ato de criação através da palavra é um símbolo de que o ser humano é o que é justamente por ter criado uma linguagem.
Em todo ser humano há uma parte de solidão que nenhuma intimidade humana pode preencher. É lá que Deus nos encontra. É lá nesta profundidade que se situa a festa íntima do Cristo ressuscitado.
Um dos maiores defeitos de um ser humano, é não aceita quando alguém lhe diz a verdade, sua resposta é o degrau da mágoa em vez construir um degrau de aprendizado.
O ser humano vive buscando felicidade, e quando a encontra não da valor, depois reclama com a vida, como se ela fosse culpada de nossa estupidez...
O ser humano está mais preocupado em descobrir a sua origem e qual o seu destino, do que debater um método que conserve a sua espécie e o ecossistema de seu Planeta!...
O que mais estraga a alma de qualquer ser humano é recusar viver no amor de Deus, trocando-o pela paixão do seu trabalho.
Mundo líquido: Nesta Era das incertezas, a tecnologia tem arrancado brutalmente do ser humano, o ato de pensar.
"Quem é superior, uma Pedra ou o Ser Humano? A pedra não é um ser vivo, não pensa...não age por conta própria e não se expressa. O ser humano vive, evoluiu, age e pode acabar com qualquer coisa inclusive com uma pedra, mas...será mesmo que ele é superior? A Pedra é Imortal, justamente por não ter vida, e não prejudica ninguém, ela sempre estará lá até o fim, e não precisa de nada nem ninguém pra estar lá...ela é útil de várias formas, mas não utiliza de ninguém, não precisa de ninguém e não sofre nada, será mesmo que ela é inferior? Mas, claro...você difícilmente já pensou isso, pois nunca foi uma pedra, e sua natureza egocêntrica nunca deixou você ser uma."
O ser humano está estruturalmente voltado para o futuro. Fogem do agora, para refugiar-se no amanhã.
O pior do ser humano é quando externamente luta pelo humanismo e igualdade social, enquanto, por dentro se auto-abnega das diferenças que não lhes convém. E quando isso transborda externamente, o tal ser se torna uma entre as mais terríveis criaturas que já pisaram no mundo.
O anseio de liberdade é próprio do ser humano. Ninguém deseja ser escravo. Se não nos deu asas, como aos pássaros, o Criador nos deu o desejo de viver respirando o ar da liberdade.
44. A velhice é o tempo onde com clareza o ser humano consegue enxergar e sentir com precisão o impacto da utilidade. Depois de anos e anos de luta pela vida, sendo útil para filhos, parentes e amigos, o homem chega a maturidade, a velhice, momento em que aposentado, sem ter mais tanta importância no ato de servir, pelo contrário, agora surge o instante em que é chegada a hora de ser servido, vem, então, a dura realidade o da dura dependência de ser levado para um banho de sol, de não ser ali esquecido e até mesmo de uma pessoa que disponha de alguns minutos para uma conversa.
Quem observa o ser humano apenas como objeto ou complemento, jamais conseguirá analisar o mais importante: o sujeito.
Sei que não devo dizer o que não vivo... e como ser humano, sei que é muito difícil... mas busco a cada dia evoluir nesta transição... parar de dizer o que não vivo e viver sem ter que dizer...
Não confunda seus valores com os valores humanos, não que não o sejas, mas cada ser humano é um universo.
O ser humano busca estabilidade resistindo às mudanças, quando as mudanças são a única certeza que temos.