Poemas sobre o Ser Humano
"O ser humano mente até sobre si mesmo, questiona, intenciona, nega, duvida e mente até sobre sua própria existência, por que se isso não acontecesse,não seria um ser humano."
Só a alegria proveniente de Deus, que pode satisfazer a alma completa do ser humano. Procurar preencher esta lacuna com outras coisas é jogar tempo e dinheiro fora.
"O ser humano é assim mesmo, se não existe nenhum problema na sua vida, ele faz questão de criar um."
A imprudência e a negligência tem gerado a conta mais amarga que o ser humano tem pago em sua história.
O poder lhe da condição de manipular pessoa, mas não o direito de destruir a vida de um ser humano. Chegara o dia em que terás que prestar contas e nesse dia o seu poder não terá nenhum valor.
O ser humano pode transformar qualquer situação em aprendizado e prazer. O diálogo consigo mesmo é a chave nesse processo.
"O animal acuado ataca para se defender."
Com o ser humano não é diferente, mostra-lhe seu erro e espere para ver o que vai acontecer...
Deus, quando você irá criar uma mulher que se sinta satisfeita com sua própria pessoa, um ser humano pleno, não o apêndice de alguém?
O ser humano passa mais tempo de sua vida interpretando uma personagem para ser aplaudido do que sendo ele mesmo por receio de ser vaiado e rejeitado.
“A alma do ser humano tem uma necessidade inesgotável de que a substância contida nos contos de fada flua em suas veias da mesma maneira que o corpo precisa de substâncias nutritivas fluindo dentro de si.”
"O Ser humano é um Ser em busca da verdade, onde os véus caem deixando surgir o que estava oculto.
E ele renasce. O renascer é o seu despertar para a realidade da vida, é a sua reconstrução no caminho do crescimento, da evolução, do bem... Deixando as limitações do passado para trás, dando lugar ao Novo Homem, indo de encontro cada vez mais com a essência Divina em sua alma."
O maior crime que um ser humano pode cometer consigo mesmo é o vitimismo. Assumir as responsabilidades e também reconhecer os próprios erros e fracassos é o início de uma grande revolução pessoal rumo ao sucesso.
O verdadeiro caráter é revelado nas escolhas que um ser humano faz sob pressão - quanto maior a pressão, mais profunda a revelação, mais verdadeira é a escolha da natureza essencial do personagem.
Com o Iluminismo resgatou-se a antiga ideia gnóstica de que através do conhecimento o ser humano pode atingir a perfectibilidade.
"Por mais que estude o ser humano nunca iremos conhecer de verdade o ser humano, pois são muito imprevisíveis". (Sérgio Furquim)