Poemas sobre o Ser Humano
Prezo por um raciocínio múltiplo sobre a questão da existência do homem. O ser humano não pode ser um 'produto' de algo simples e insignificante. É muito maior que 'qualquer coisa' a qual tentam rebaixá-lo. Sejamos honestos e não nos hostilizemos
O ser humano vive em uma cápsula que ecoa. Socializamos conosco o tempo todo. No final das contas tudo o que somos e fazemos retorna a nós mesmos, porque somos os únicos participantes de nossas próprias ações. Vivemos para nos agradar. São várias pessoas convivendo entre si, presas em sua própria caixa, preocupando-se com a própria estima, religião, consciência. Acho que de todos os seres vivos, somos os mais sozinhos. Nos preenchemos com o grande EU ao nosso redor.Somos os melhores, pena que as plantas com sua pequinesa, fazem melhor do que nós o seus trabalhos individuais, que muito para todos, tediosos. Elas ganham o sol, sentem o vento e cuida de cada parte da raiz, caule e células e resultam em algo que nós sem, não existiríamos. O oxigênio. Elas mais do que nós, sabe conviver consigo mesmo e se domar. Se dominar não é egocentrismo, é o mais puro altruísmo, pois uma vez equilibrados conseguimos conviver com outros. O Ecossistema (natureza,menos humana) não se elimina,porque são inteligentes o suficiente para viver em harmonia. Cada uma faz a sua parte SEMPRE. Nada nessa vida faz mais sentido do que sabermos conviver conosco,ou seja, nada nessa vida faz mais sentido do que saber e aprender todos os dias incansavelmente a real natureza de se conviver e respeitar. Tudo o que existe depois, é consequência de nosso controle, seja espiritual ou mental (dêem os nomes). Será mesmo que estamos indo para o caminho certo? Será mesmo que temos essa evolução toda, ou vivemos por aí sendo escravos de nossa própria necessidade narcísica?!
O ser humano é um ser muito complexo, mas apesar de toda sua complexidade consegue chegar aos níveis mais elevados da mais linda e pura simplicidade.
A essência do ser, a meu ver, é o meu interior assim, vestido de nudez, iluminado pelos holofotes dos amigos conquistados com a simplicidade do coração.
São todas as vezes que olho o ser humano e vejo o humano dentro dele.
A carência é responsável por uma fração muito significativa das estúpidas escolhas do Ser Humano. O preocupante é que essas escolhas são conscientes.
Parte da compreensão da nossa fragilidade diz respeito a, justamente, reconhecer que não somos de aço. Está tudo bem em abraçar o ursinho de pelúcia antes de dormir.
O mesmo Ser Humano que realiza coisas notáveis, é o mesmo capaz de cometer as mais abomináveis das atrocidades...
Andei com pessoas boas, outras singelas, outras encantadoras, outras sensacionais, outros aproveitadores, outros invejosos, outros recalcados, outros idiotas, outros vulgares, e fui aprendendo muito sobre juventude e adolescência. Vi pessoas acabar com amores por causa de amizade, e vi também, amizades sendo acabadas por paixões tolas (Que no final foi só tristeza). Vi gente achando ser o que não era, e vi pessoas agindo ser o que realmente são. Busquei entender tudo isso, sério! A única forma para ter um julgamento final de tudo isso, é você mesmo experimentando e observando por si mesmo. A análise final de tudo isso foi uma coisa tão simples e modesta que um idiota irá pensar ''afs, palavras clichê'', e que um digno irá pensar ''é assim, amigo. Já passei por essa fase''. E esta é a análise: NÃO HÁ INIMIGO E MELHOR AMIGO DE UM SER HUMANO DO QUE ELE MESMO. Se você acha que tem amigos, reveja seus conceitos. Se você pensa que alguém é seu inimigo, alie-se com ele. Exija mais de si, e esqueça absolutamente os outros.
Cada pessoa é exclusiva no mundo, pelo carinho, pelas brincadeiras, pelo companheirismo, pela individualidade e por todos os momentos.... tudo isso é para valorizarmos a pessoa que está ao nosso lado, porque o amor verdadeiro é insubstituível!
É fácil ver aquele preconceituoso julgar uma atitude, e depois de um tempo ser encontrado praticando tal ato que outrora foi acusado por ele mesmo. Quantos hipócritas fazem isto todos os dias, pagam pelas suas próprias bocas. Tudo que julgar ser certo ou errado não está a nossa alçada decidir. Cale-te, antes de falar aquilo que lhe julgará mais adiante.
Uma enorme estupidez de um ser humano: Se apaixonar por quem não merece, e não ser capaz de corresponder quem é apaixonado por você!
A ignorância, mãe de muitos males, é a única coisa que faz o homem ser escravo dele mesmo. Ela atrofia a mente humana.
Já me decepcionei com o ser humano, mas não deixo de acreditar. Assim como existiu o Hitler, existiu a Madre Teresa de Calcutá
Na maior parte do tempo o ser humano consegue complicar tudo aquilo que poderia ser extremamente simples de lidar.
"Nós, seres humanos adoramos bancar Deus. Julgamos uns aos outros o tempo todo, sem dó nem piedade. Somos egoístas, pensamos apenas na nossa dor. É difícil aceitarmos que muitas vezes o outro fez o que fez porque guardava uma dor em relação à algo. Já pensou nisso? Cada um age de acordo com a sua consciência e evolução em determinado momento. Quando percebemos isso e liberamos o perdão, quem se liberta do passado somos nós mesmos. Isso não significar aceitar e justificar o erro, mas sim, limparmos a nós mesmos, desatando as correntes invisíveis que estão nos impedindo de avançar "
"A irritação é algo ruim, pois quando não atinge alguém inocente, de fora, acaba implodindo algum órgão interno."